Buscar

Metodologia da Arte na Educação

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva
Pergunta 1
3,5 Pontos
Tratar da metodologia da arte, requer um pensamento criativo, principalmente quando estamos inseridos na escola. Nossa proposta avaliativa tem como meta a reflexão sobre as ações pedagógicas tanto na Educação Infantil, quanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como base o currículo, buscamos sempre o trabalho interdisciplinar. Leia o texto que servirá de subsídio para sua resposta.
Como destacado no material da disciplina, precisamos compreender para essas etapas de ensino a relação da arte com a ludicidade, os jogos e brincadeiras, questões que o professor precisa considerar, ou seja; que pressupõem para a infância a complexidade mesmo no ato de brincar e imaginar, nos quais as linguagens artísticas podem contribuir significativamente, conforme destaca Pillotto (FAEL, 2011, p.43), O professor precisa pensar nos processos de aprendizagem das crianças, motivando-as a vivenciarem situações diversas. Segundo a mesma autora, as atividades de imitação (bichos, pessoas, situações, imagens, histórias, etc.) e a provocação de situações-problema podem ativar o pensamento, a imaginação, a criação infantil e é importante que se tenha vivências das crianças com suportes e materiais, que possibilitam o contato com oficinas expressivas, nas quais o ato do fazer artístico (visual, sonoro e corporal) seja priorizado, bem como o manuseio de materiais e suportes contribui para o desenvolvimento da sensibilidade estética. (FAEL, 2021, p. 43-51)
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte . STAMM, Eliana. Fundamentos e metodologia do ensino de artes. Curitiba. Editora Fael, 2011.
Tendo o texto acima como um norteador, que aponta para questões que o professor não pode deixar de considerar na organização de suas aulas, apresentamos algumas das obras do artista Ivan Cruz e a partir dessas ou outras que você possa conhecer, elabore sua resposta:
Ivan Cruz e suas obras retratando a infância “Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986 passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio.” (https://www.culturagenial.com/ivan-cruz-obras-sobre-a-infancia/)
 
Agora elabore sua resposta considerando os pontos:
1. Como você trabalharia as obras do autor na Educação Infantil ou em etapa dos anos iniciais – no seu texto diga para qual está relacionando a aula.
2. Quais estratégias utilizaria: ludicidade, elemento motivador, objetivos e outros.
3. Como estaria trabalhando de maneira interdisciplinar 
4. Como autoavalia sua organização para esse trabalho
5. Seja criativo, autoral, original. (Nosso sistema identifica cópias)
Nas sua(s) proposta(s) não faça uso de pesquisas sem citar fonte completa e nem que superem 20% de autores externos, não faça uso de sites ou chats, pois buscamos a originalidade. Acreditamos no seu potencial. Vá inserindo números se achar melhor para que não deixe de responder nenhum item.
Trabalhar com as obras do autor para o professor tanto da educação infantil quanto do fundamental menor tem que ser baseado no seu planejamento, visto que poderia ser trabalhada de várias formas, como irei descrever abaixo.
1. Em se tratando de trabalhar as obras do autor nas aulas de Educação Infantil, as obras poderiam ser apresentadas de forma lúdica e acessível às crianças, utilizando uma abordagem sensorial, mostrando imagens das obras em grande formato para que as crianças pudessem explorar as cores, as formas e até mesmo as texturas através do toque e da observação. Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as obras poderiam ser introduzidas de maneira a estimular a imaginação e a criatividade das crianças, ou adaptando para a idade dos alunos, poderia ser apresentado textos curtos sobre o artista e suas obras, destacando elementos que possam despertar o interesse dos estudantes, como cores vibrantes, temas relacionados à infância e à natureza.
2. Para tornar a experiência mais motivadora, poderíamos iniciar a aula contando a história do próprio Ivan Cruz, destacando sua infância lúdica e seu amor pelas artes, visto que pesquisando sua história, seus primeiros quadros tem como base a sua infância. Em seguida, poderia ser propostas atividades práticas, como pintura livre inspirada nas obras do artista, utilizando materiais variados como tinta, giz de cera e até massinha de modelar. Como para o ensino fundamental os alunos já tem um pouco mais de experiencia, poderia ser proposto atividades de leitura e interpretação dos textos, seguidas de discussões em grupo sobre os temas abordados nas obras de Ivan Cruz. Além disso, poderíamos incentivar os alunos a expressarem suas próprias ideias e sentimentos através da escrita criativa, estimulando a produção de pequenos textos inspirados nas obras do artista.
3. Para trabalhar a interdisciplinaridade, poderia estar integrando a arte com outras áreas do conhecimento. Por exemplo, poderíamos explorar os conceitos de cores e formas geométricas durante as atividades de pintura, além de promover a linguagem oral e a expressão corporal através de rodas de conversa e brincadeiras relacionadas às obras de Ivan Cruz, e ainda incluir disciplinas como Ciências, Matemática e Geografia. Por exemplo, poderíamos explorar temas como o ciclo da água, a diversidade cultural e a preservação do meio ambiente, relacionando-os com as obras do artista e promovendo discussões e atividades práticas que envolvam esses conceitos.
4. Para organizar este trabalho, seria importante elaborar um plano de aula detalhado, levando em consideração os objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada disciplina. Além disso, seria fundamental avaliar constantemente o progresso dos alunos, utilizando diferentes estratégias de avaliação, como observação, registros escritos e produções artísticas.
Uma ideia original seria criar um projeto interativo onde as crianças pudessem colaborar na criação de uma obra de arte coletiva inspirada no estilo de Ivan Cruz. Por exemplo, cada criança poderia contribuir com uma parte da pintura, incentivando a colaboração, a criatividade e o trabalho em equipe. Essa abordagem não só promoveria a apreciação da arte, mas também desenvolveria habilidades sociais e emocionais importantes para o desenvolvimento infantil. No ensino fundamental poderia criar um projeto de escrita colaborativa, onde os alunos trabalhariam em grupos para escreverem uma história coletiva inspirada nas obras de Ivan Cruz. Cada grupo seria responsável por criar uma parte da história, utilizando elementos das obras do artista como inspiração. Ao final do projeto, os alunos poderiam compartilhar suas histórias com a turma e até mesmo realizar uma exposição dos trabalhos produzidos. Essa atividade não só promoveria a apreciação da arte e o desenvolvimento da escrita, mas também incentivaria a colaboração e o trabalho em equipe. 
O trabalho do autor nos dá varias possibilidades de interdisciplinaridade, só requer do professor atenção de onde poderá incluir suas obras e em quais disciplinas poderá incluir as mesmas. Visto que é um material lindo para se trabalhar a ludicidade em sala de aula.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina