Buscar

Diferença entre agachamento livre e sumô

Prévia do material em texto

FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS – FACEMG
Filipe Fernandes – 02430008316
Henrique Corrêa– 01780002164
Mozart Sena – 01780002161
Rodrigo Ferreira- 02430008260
Camila Rocha - 02430008364
Diferenças entre o agachamento livre e o agachamento sumô 
BELO HORIZONTE – MG
2023
Filipe Fernandes – 02430008316
Henrique Corrêa– 01780002164
Mozart Sena – 01780002161
Rodrigo Ferreira- 02430008260
Diferenças entre o agachamento livre e o agachamento sumô 
Este trabalho apresentado pelo orientador Adriano Araújo que ministra a Disciplina Treinamento Personalizado e musculação, na Faculdade de Ensino De Minas Gerais (FACEMG). E serve como nota parcial para a conclusão da Disciplina presente no Curso de Bacharelado de Educação Física.
Orientador: Adriano Araújo
BELO HORIZONTE – MG
 2023
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é falar sobre a importância da capacidade de velocidade na luta taekwondo, para que o atleta possa chegar no seu melhor desempenho no momento de competição. Com isso, iremos fazer uma periodização dessa capacidade para maximizar a performance do atleta até os dias do campeonato.
. 
DEFINIÇÃO 
A velocidade é a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação. Também a capacidade executar movimentos cíclicos na mais alta velocidade individual possível.
Ela pode apresentar de três tipos: Velocidade de reação, Velocidade de deslocamento e Velocidade dos Membros.
A velocidade de reação é Rapidez com a qual uma pessoa é capaz de responder a um estímulo (visual, auditivo ou tátil). Tempo requerido para ser iniciada a resposta a um estímulo recebido. 
A velocidade de deslocamento é a capacidade máxima de uma pessoa deslocar-se de um ponto a outro.
A velocidade dos Membros é a capacidade de mover membros superiores e ou inferiores tão rápido quanto possível.
TAEKWONDO
A luta taekwondo é uma arte marcial milenar que foi criada na coreia do sul. A ideia inicial da modalidade era auxiliar na preparação de guerreiros, com técnicas que utilizavam amplamente os pés e as mãos. 
O taekwondo teve sua história iniciada pós-segunda guerra mundial. Entre os anos 1909 e 1945, quando houve a invasão japonesa na Coreia do Sul, não foi mais permitida a prática de artes marciais pelos cidadãos coreanos. 
A nomenclatura da arte passou a ser utilizada a partir da década de 1950, quando Choi Hong-hi, general militar da Coreia, repassou seus conhecimentos da arte marcial à população sul-coreana. A partir daí foram reunidos vários estilos de arte marcial numa única luta, batizada de Taekwondo.
O primeiro campeonato de Taekwondo disputado na Coria do Sul foi em 1964. Poucos anos depois, a modalidade chegou ao Brasil.
VELOCIDADE APLICADA NO TAEKWONDO
A velocidade é de suma importância para o taekwondo para melhorar a performance do atleta, pois quanto mais alta for a velocidade de ataque do atleta mais força ele produzira em seu alvo. E também de muita importância para sua movimentação durante a luta para não sofrer golpes do seu adversário.
ATLETA TRABALHADO 
 Antony Sena (Atleta Fictício) nascido em 23 de novembro de 1993 tem 1,93 de altura e pesa 89 Kg, ele começou a praticar o Taekwondo em 2007, atualmente ele compete profissionalmente. Apesar de ter uma boa envergadura, boa força e técnicas apuradas apresenta dificuldade na capacidade física de velocidade. 
 
PERIODIZAÇÃO
A periodização desportiva vem sendo entendida cada vez mais como fator primordial na preparação de atletas no período que antecede as competições e também durante elas. Juntamente com a importância da periodização, vem se descobrindo a necessidade e eficácia da utilização desse método de preparação em atletas de alto rendimento. A periodização é feita com a intenção de preparar o atleta para que ele chegue em época de competição no seu melhor nível de desempenho, com as suas capacidades bem treinadas e trabalhando também de forma preventiva contra lesões em treinos e competições.
A periodização no Taekwondo deve levar em consideração três aspectos: Físico, Técnico e Psicológico. 
O sistema de periodização, pode ser estabelecido de 3 formas diferentes: Macrociclos, mesociclos e microciclos;
 Macrociclos (períodos maiores, normalmente 6 meses);
 Mesociclos (períodos médios, normalmente de 3 a 6 semanas);
 Microciclos (períodos pequenos, normalmente 1 a 4 semanas).
A velocidade de reação é caracterizada pela rapidez que um indivíduo é capaz de responder a um estímulo. Sendo assim, visamos trabalhar inicialmente essa capacidade com nosso atleta, a fim de treiná-lo para se defender e desviar de ataques adversários, conciliando esse movimento com o uso de contragolpes.
Após essa capacidade treinada, iremos começar os trabalhos com a velocidade de deslocamento do atleta. Nesse tipo de velocidade, vamos adaptar nosso aluno para que ele consiga se deslocar em direção ao adversário com rapidez, conseguindo assim, deferir golpes mais precisos e com mais eficiência.
No mesociclo 3, trabalharemos com uma fase de adaptação geral. Fase essa, utilizada para que o atleta se adapte aos novos estímulos que foram trabalhados anteriormente. 
Na fase de mesociclo 4, uma vez que adaptado à estímulos novos, aprimoraremos a velocidade de deslocamento do nosso atleta, no mesmo intuito do mesociclo 2. Porém, com mais intensidade, por estar mais próximo do período de competição. 
Entre a 17ª semana e a 20ª semana, faremos os trabalhos voltados para velocidade de membros, na intenção de desferir golpes mais rápidos e mais fortes contra os adversários. 
E por fim, nas quatro últimas semanas, fecharemos com trabalhos técnicos, aprimorando movimentos para que nosso atleta chegue no seu mais alto nível de competição, tanto na parte física, quanto na parte técnica.
CONCLUSÃO 	
O desenvolvimento geral desse trabalho teve como objetivo analisar a capacidade física da velocidade no Taekwondo e como ocorre a periodização sendo o foco principal a velocidade. Essa capacidade tem um papel importante para os atletas do Taekwondo, pois quanto mais for treinado o profissional, irá obter um melhor resultado. 
A ideia de periodizar o treino desse atleta é aprimorar a capacidade física Velocidade, uma vez que esse atleta já possui uma boa força e técnica bem apurada. A periodização foi feita no modelo de macrociclo de 6 meses, dando foco inicialmente na velocidade de reação, seguido da velocidade de deslocamento e após esses aprimoramentos, foi realizada uma fase de adaptação. Quando adaptado, realizaremos estímulos mais agressivos nas mesmas variações de velocidade, no intuito de acelerar ainda mais essa melhora de capacidade. 
REFERÊNCIAS:
https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/330/1/Aryel_Viana_0004763.pdf
https://www.efdeportes.com/efd96/tkd.htm
https://www.efdeportes.com/efd96/tkd.htm
https://wp.ufpel.edu.br/ppgef/files/2016/03/Bruno-Antunez.pdf
https://www.esportelandia.com.br/artes-marciais/tudo-sobre-taekwondo/
http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/DATA/defesas/20150714170115.pdf
https://www.efdeportes.com/efd148/modelos-de-periodizacao.htm
6
image2.emf
FASEMESOCICLO 1MESOCICLO 2MESOCICLO 3MESOCICLO 4MESOCICLO 5MESOCICLO 6
PERÍODOJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunho
MANIFESTAÇÃO 
Velocidade 
de Reação 
Velocidade 
Deslocamento 1
Adaptação 
Geral
Velocidade 
Deslocamento 2
Velocidade dos 
Membros 
Preparação 
Técnica
DURAÇÃO4 Semanas4 Semanas4 Semanas4 Semanas4 Semanas4 Semanas
PLANEJAMENTO 6 MESES
MACROCICLO 1
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina