Buscar

Determinação de Concentração por Titulação

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
QUÍMICA GERAL E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
ANA CAROLINE
FRANSÉRGIO FACIROLLI
LEONARDO FERREIRA
MARIANA VITORIA LEALDINI
TITULAÇÃO
Determinação da concentração de uma amostra de ácido clorídrico
Jundiaí – SP
2019
Objetivo
O objetivo do experimento foi determinar a concentração de ácido ou de base através de um volume gasto de uma das soluções com molaridade (concentração) conhecida, utilizando a técnica de titulação. 
Introdução
A titulometria, ou titulação, é um método de análise quantitativa que determina a concentração de uma solução. Ou seja, quando os cientistas precisam determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base.
Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
Essa é uma operação feita em laboratório e pode ser realizada de várias maneiras. A titulação ácido-base é importante para análises em indústrias e é dividida em:
· Acidimetria: determinação da concentração de um ácido;
· Alcalimetria: determinação da concentração de uma base;
· Indicadores ácido-base: Substâncias que mudam de cor na presença de ácidos ou de bases.
A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados.
Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.
No entanto, embora o ponto de equivalência indique o térmico da titulação, nem sempre os volumes das soluções que são utilizadas resultam em uma solução final neutra, com pH igual a 7.
Os indicadores mais usados em laboratórios são:
	Indicador
	Meio Ácido
	Meio Básico
	Tornassol
	Róseo
	Azul
	Fenolftaleína
	Incolor
	Vermelho
	Alaranjado de metila
	Vermelho
	Amarelo
	Azul de bromotimol
	Amarelo
	Azul
· Papel tornassol vermelho: é o indicador que em contato com um ácido torna-se róseo, e com uma base torna-se azul;
· Indicador Fenolftaleína: solução que em meio ácido torna-se incolor e em meio básico torna-se vermelha;
· Alaranjado de metila: é uma solução que no ácido fica vermelha e na base fica amarela;
· Azul de bromotimol: é uma solução indicadora que em contato com ácido torna-se amarela, e com base torna-se azul.
Esquema da Titulação	
Os equipamentos usados habitualmente em uma titulação são uma bureta e um erlenmeyer, representados na figura a seguir:
Parte Experimental
A parte experimental foi composta em duas etapas, sendo:
· Etapa 1: A preparação do experimento, onde foi rotulado 3 elenmeyers com identificações numéricas. Através do auxílio de uma pipeta volumétrica de 10mL e de um béquer, o qual continha a concentração conhecida NaOH, foi feita a transferência de 20mL do béquer para cada elenmeyers. Desta forma, realizou-se a fixação da bureta, de 50mL, no suporte universal, tendo sido travada com garras próprias para tal, e após a fixação, a torneira da bureta foi fechada. Com a contribuição de um funil e béquer, colocou-se na bureta a concentração desconhecida de HCl, preenchendo um pouco acima do limite da bureta e escoou-se o excedente, respeitando o limite da bureta e garantindo a precisão do experimento.
· Etapa 2: Em cada um dos elenmeyers com a solução de NaOH, adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína, um indicador ácido-base, alterando a cor da solução para rosa. Sendo assim, cada elenmeyer foi utilizado somente uma única vez. Cada elenmeyer foi colocado embaixo da bureta e adicionado cuidadosamente a solução de ácido até a solução se tornar incolor. Para cada repetição do experimento, foi coletado o volume gasto de HCl, e a cada finalização era completado os 50mL da bureta.
Após a realização das etapas citadas acima, foi feito a média do volume gasto de HCl para assim determinar a concentração, em mol/L, do ácido, seguindo a proposta do experimento.
Através dos cálculos, foi obtido a seguinte concentração:
Materiais
· 3 erlenmeyrs;
· 1 béquer;
· 1 pipeta de 10mL; 
· 1 bureta de 50mL;
· 1 suporte universal para bureta;
· 1 garra de fixação para bureta;
· 1 funil;
· 1 indicador ácido-base fenolftaleína;
· Aproximadamente 150mL de HCl;
· Aproximadamente 60mL de NaOH.
Resultados 
Após a introdução teórica sobre titulação ácido-base, cujo foi apresentado os conceitos definidos por Brønsted–Lowry e Arrhenius. Através disso, foi proposto a realização de um experimento para determinação de uma amostra de ácido e observando o gasto volumétrico de HCl. 
O gasto volumétrico de HCl foi notado devido ao indicador ácido-base fenolftaleína, que quando o ácido foi submetido a 3 gotas do indicador, a sua coloração ficou avermelhada. Durante a inserção do titulante no titulado, a coloração foi se alterando e ao final dos experimentos, o titulado passou de vermelho para incolor. Desta forma, foi observado ao final de cada experimento a quantidade gasta de HCl, através da bureta, e assim feito uma média dos 3 experimentos, obtendo o volume do ácido clorídrico. 
Conclusão
Os objetivos do experimento realizado no laboratório foram cumpridos, sendo possível determinar a concentração do ácido clorídrico (HCl), realizando 3 vezes o experimento para melhor precisão do resultado.
Logo, é possível concluir que na medida em que ia adicionando-se o titulante ao titulado, o pH do titulado alterava-se, se tornando incolor.
Com base no cálculo M = n/V, foi determinado que a concentração do ácido clorídrico (HCl) foi de 0,02 mol/L.
Bibliografia
1. Brasil Escola, Titulação. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/titulacao.htm. Acesso em 11 de novembro de 2019.
1. Mundo Educação, Titulação ácido-base. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/titulacao-acido-base.htm. Acesso em 11 de novembro de 2019.
1. Manual da Química, Titulação. Disponível em: https://www.manualdaquimica.com/fisico-quimica/titulacao.htm. Acesso em 11 de novembro de 2019.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina