Logo Passei Direto
Buscar
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

FACITE – FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA
DISCENTE: Ariany Nátali Português de Souza 
CURSO: Enfermagem
PERÍODO: 2 Semestre
DOCENTE: Paula Rayanne Aninger
DISCIPLINA: Bioquímica
 
RESUMO SOBRE O FILME O ÓLEO DE LORENZO 
Baseado em uma história real o filme o “Óleo de Lorenzo” conta a história de um menino de 5 anos, que começa a apresentar uma mudança comportamental estranha, preocupando assim a família Odone. Ao levar Lorenzo ao médico, a família é pega de surpresa pois o menino é diagnosticado com uma doença degenerativa rara e sem cura chamada adrenoleucodistrofia (ALD), que de acordo com o médico após o diagnostico o tempo estimado de vida é de dois anos. 
A adrenoleucodistrofia (ADL) é uma enfermidade de origem genética, rara englobada dentro do grupo das leucodistrofias, responsável por afetar o cromossomo X, sendo está uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo, transmitida pelas mulheres portadoras e que acomete os homens. Esta doença caracteriza- se por uma alteração do metabolismo dos peroxissomos, resultando em um acúmulo de ácidos graxos de cadeia altamente longa (AGCML) formada por 24 a 26 átomos de carbono no organismo, especialmente no cérebro e nas glândulas suprarrenais. Este acúmulo está relacionado ao processo de desmielinização dos axônios acometendo as transmissões dos impulsos nervosos e a insuficiência adrenal. A ADL é uma doença que afeta o sistema nervoso e provoca a perda de mielina, sem esta substância, o doente para de se mover, ouvir, falar e respirar. 
Lorenzo começa a ser estudado pelos médicos, os pais vendo que não houve sucesso com os médicos nem nas medicações nem nos métodos criados por eles, decidiram buscar sozinhos através de pesquisas algo que pudessem deter o avanço da doença. Eles partem numa busca obsessiva por um milagre. Assim, vão estudar e pesquisar por conta própria, na esperança de descobrir algo que pudesse deter o avanço da doença, de caráter hereditário, transmitida geneticamente pela mãe. Eles descobrem mais sobre a doença e com base nessas descobertas, desenvolvem por sua conta e risco um óleo que “enganava” a lógica da doença. Esse óleo não era a cura, mas tornava mais lenta a evolução da doença. O uso do óleo não fez Lorenzo voltar ao seu estado normal, mas impediu a evolução da doença e, através de tratamentos, a criança conseguiu uma grande melhoria na sua qualidade de vida.
O óleo de Lorenzo é composto pela junção de ácido oleico com ácido erúcico. Este óleo age especialmente no cérebro e nas glândulas adrenais e contribui para que não ocorra o acumulo de ácidos graxos de cadeia muito longa. O consumo sobrecarrega as enzimas as que sintetizam os ácidos graxos, impedindo a síntese de ácidos graxos saturados, que derivam da alimentação e da síntese endógena. 
No final do filme é visto que houve uma melhora do garoto, tendo como base de seu tratamento o fruto de pesquisa de seus pais. Lorenzo conseguiu sobreviver até os trinta anos, veio a falecer no ano de 2008 e a conquista dos seus pais recebeu o nome de “Óleo de Lorenzo” e segue sendo o tratamento mais eficaz e aceito pela medicina moderna, resultando em uma grande conquista para o que era uma doença incurável.

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina