Buscar

fichamento PRAKKEN On the problem of making autonomous vehicles conform to traffic law pdf

Prévia do material em texto

PRAKKEN, Henry. On the problem of making autonomous vehicles conform to traffic law, Artificial Intelligence and Law, volume 25, p 341–363, 2017. DOI 10.1007/s10506-017-9210-0.
Dentre os problemas a serem resolvidos para veículos autônomos possam participar plenamente no trânsito, um é programá-los de forma que respeitem as leis de trânsito. Tal tarefa pode tornar-se complexa, pois alguns países, como a Holanda , possuem leis com características desafiadoras para IA, como exceções, conflito de regras, regras vagas e necessidade de senso comum.
A solução para tal problema poderia vir em parte de programas de raciocínio legal, mas até então a área de IA & Lei pouco tratou desse problema.
É necessário que leis de trânsito sejam incluídas na programação de VA, mesmo que esse não raciocine diretamente sobre elas, pois seu comportamento não é totalmente especificado pelo programador, mas sim resultado de habilidades amplas, tanto cognitivas quanto físicas.
No tocante à aplicabilidade de "representação de conhecimento" (knowledge representation) e técnicas de raciocínio desenvolvidas em IA & Lei, técnicas baseadas em lógica para raciocínio baseado em regras são amplamente aplicáveis para representar a lógica e hierarquia das leis de trânsito, mas é incapaz de resolver problemas derivados de textos vagos e exceções. Já técnicas argumentativas, para resolver problemas relativos a textos vagos e exceções se mostrou amplamente inaplicável.
Uma abordagem promissora foca no desenvolvimento de padrões e diretrizes para a implementação de comportamento adequado à lei com colaboração entre governo, indústria e possivelmente seguradoras. Tal abordagem, entretanto, não dispensa a representação de leis de trânsito.
Conclusão
É necessário dar maior atenção à situações mundanas envolvendo veículos autônomos, como a inclusão de leis de trânsito em sua programação. O método mais promissor para alcançar tal objetivo é o desenvolvimento de padrões e diretrizes com colaboração entre governo, indústria e possivelmente seguradoras, sendo ainda assim necessário a aplicação da "representação de conhecimento" (knowledge representation) .

Mais conteúdos dessa disciplina