Buscar

Contrato Social e Estado de Natureza

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Thomas Hobbes “Em sua opinião, o direito é imposto pelo Estado. Antes da criação do Estado, existem os direitos naturais das pessoas: cada um pode fazer aquilo que corresponde aos seus desejos e interesses. Isso gera, porém, conflitos e guerras, miséria e destruição mútua. No “estado de natureza”, os indivíduos vivem em uma situação anárquica, em que predominam o desrespeito e a luta pela satisfação dos interesses egoístas. Temos, segundo uma famosa frase de Hobbes, uma guerra de todos contra todos (“every man is enemy to every man”; “a war with every other man”). Por essa razão, os homens reúnem-se criando sociedades organizadas. Abdicam de seus direitos naturais, entregando todo o poder a uma autoridade central, ao Estado. Cria-se, assim, um contrato social, cujo objeto é a submissão de todos ao Estado (pacto de sujeição). Em virtude desse pacto, o Estado deve distribuir direitos e obrigações, garantindo seu respeito mediante a ameaça de punições. Somente a instauração do direito positivo estatal permite que o homem viva decentemente, podendo, pelo menos, andar na rua sem medo de ser morto em cada esquina.” (DIMOULIS, 2011, p. 26-27).
 
Considerando a História do Direito, seus princípios e classificações, julgue os itens a seguir em V para as sentenças Verdadeiras e F para as sentenças Falsas.
 
(  ) Embora contivesse a Lei de Talião, que instituía a vingança como forma de justiça, o Código de Hammurabi trazia algumas noções elementares do que atualmente se consideram direitos humanos, mais especificamente a vedação aos castigos físicos.
(  ) A Administração Pública, em sentido subjetivo, compreende o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que executam as funções administrativas estatais.
(  ) Na resolução de desavenças e lides surgidas na comunidade, o legislador deve basear-se, primeiramente, na lei penal.
(  ) A jurisprudência caracteriza-se pelo nacionalismo, isto é, enquanto a doutrina tende a universalizar-se, a jurisprudência tende a nacionalizar-se, pela contínua adaptação da lei e dos princípios teóricos ao caso concreto.
 
A sequência que preenche corretamente os espaços entre os parênteses, de cima para baixo, é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
F, V, F e V.
	Respostas:
	a. 
V, V, V e V.
	
	b. 
F, F, F e F.
	
	c. 
F, V, F e V.
	
	d. 
V, F, V e F.
	
	e. 
V, V, F e F.
	Comentário da resposta:
	Resposta: C.
	
	
	
image1.gif
image2.gif