Buscar

Cultura e Interação Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O conjunto de conhecimentos, crenças, leis e hábitos, formados e adquiridos ao longo do tempo formam a cultura de cada sociedade. A cultura como produto social e como formadora da própria sociedade, está sempre em movimento, em mudanças. Isto porque um mesmo grupo social absorve elementos culturais exteriores passando a transformar aspectos de sua própria cultura.
Neste sentido, devemos entender o ser humano na sua interação cultural, herdada de um longo processo histórico cumulativo, que manifesta o conhecimento e a experiência de gerações que o antecederam. A habilidade de lidar com esse patrimônio cultural é o que permite a humanidade criar e inovar. Este processo não acontece apenas verticalmente, de geração em geração, mas, também, horizontalmente, quando interagimos com outros grupos sociais. Viver em sociedade respeitando, compreendendo e apreendendo com cada grupo faz parte de um complexo processo de aprendizado cultural.
Considerando a afirmação acima, elabore um texto definindo Etnocentrismo, Intolerância, Estereótipo e Preconceito e apontando em quais situações eles se aplicam.
Resposta:
Etnocentrismo consiste, basicamente, em ver o mundo a partir de padrões culturais próprios, ou seja, uma pessoa irá avaliar todo o restante do mundo a partir de sua cultura, segregando entre feio e bonito, normal ou anormal, tudo isso mediante a proximidade ou a semelhança com os seus padrões culturais. Quanto maior for a diferença mais feio, mais estranho, mais anormal será. Assim, o etnocentrismo consiste em afirmar e considerar um grupo de pessoas superior a outras;
A falta de habilidade ou vontade de reconhecer e respeitar a diversidade resulta na intolerância. Há inúmeras formas de intolerância no nosso cotidiano, como a discriminação sexual, socioeconômica, religiosa, de gênero, entre outros. É a atitude caracterizada pelo não reconhecimento em respeitar as diferenças, depreciando o outro por sua sexualidade, opiniões, convicções políticas ou religiosas;
O conceito de estereótipo consiste na atribuição de um valor, quase sempre negativo, a determinado grupo. Por sua vez, é a partir do estereótipo que se molda o preconceito. À medida que você hierarquiza o que é bonito ou feio, o que é normal ou não, você cria o excesso, cria o que ficará à margem, o que é inferior. O que nos é diferente nos causa repulsa. Precisamos tirar as lentes do etnocentrismo para olharmos a pluralidade que há mundo.

Continue navegando