Buscar

Tipos de Reprodução

Prévia do material em texto

Fisiologia comparada (reprodução) 
1ª SÉRIE
Aula 08 – 4º Bimestre
Biologia
Etapa Ensino Médio
Tipos de reprodução.
Analisar e comparar os tipos de reprodução;
Comparar o desenvolvimento dos ovos dos vertebrados.
Conteúdo
Objetivos
(EM13CNT202) − Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO 
A reprodução tem como função a continuidade da espécie. Porém, para que esse objetivo seja atingido, é preciso garantir as condições favoráveis ao desenvolvimento do embrião.
 
Só as aves botam ovos? 
2 minutos
Virem e conversem!
Fonte: Pixabay
Para começar
https://pixabay.com/pt/illustrations/embri%C3%A3o-garota-ovo-evolu%C3%A7%C3%A3o-544192/ 
Ovo é o zigoto resultante da fecundação de um óvulo. Esse zigoto é formado após a fertilização, que consiste na união entre duas células haploides cada uma contendo metade do DNA, uma proveniente de um gameta feminino e outra de um gameta masculino, formando assim uma única célula diploide com um conjunto completo de DNA. Nos animais ovíparos e ovovivíparos, o ovo formado contém o embrião, que se desenvolve externa ou internamente, respectivamente. 
Mas todos os seres se reproduzem da mesma forma? Não!
Foco no conteúdo
Tipos de reprodução
Assexuada: é um tipo de reprodução em que um único organismo produz descendentes idênticos a ele. 
A reprodução assexuada pode ocorrer de várias maneiras, incluindo:
Divisão binária: um tipo de reprodução em que uma célula se divide ao meio para formar duas células filhas idênticas.
Fragmentação: um tipo de reprodução em que um organismo se quebra em pedaços, e cada pedaço se regenera em um novo organismo.
 
Foco no conteúdo
Brotamento: um tipo de reprodução em que um broto se desenvolve em um novo organismo.
Esporulação: um tipo de reprodução em que um organismo produz esporos, que são células minúsculas que podem dar origem a novos organismos.
Partenogênese: processo por meio do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação. (Ex.: abelha, formiga, alguns peixes, alguns répteis e alguns anfíbios).
 
Foco no conteúdo
A reprodução sexuada é um tipo de reprodução em que dois organismos se unem para produzir descendentes. Ocorre quando dois gametas ou células reprodutoras se fundem para formar uma célula chamada zigoto, desenvolvendo, então, um novo organismo que apresenta características (genes) dos seus genitores.
A reprodução sexuada é mais complexa do que a reprodução assexuada, mas também é mais eficiente em termos de geração de diversidade genética. Isso ocorre porque há a combinação de genes de dois organismos diferentes, o que origina novos indivíduos com características diferentes de seus pais. 
Foco no conteúdo
E como se dá essa diversidade genética? 
Durante o processo de divisão celular que formará os organismos, podem ocorrer dois eventos: a recombinação entre os cromossomos homólogos, conforme mostrado ao lado, e a distribuição independente dos cromossomos.
Fonte: Me Salva
Foco no conteúdo
https://resumos.mesalva.com/reproducao/ 
1) Em seu caderno, produza um glossário trazendo os conceitos dos seguintes termos: 
Zigoto;
Gametas;
Células haploides;
Células diploides;
Embrião;
Recombinação genética.
Todo mundo escreve!
10 minutos
Na prática
1) Em seu caderno, produza um glossário trazendo os conceitos dos seguintes termos: 
Zigoto: célula eucariótica formada após a união de dois gametas (masculino e feminino).
Gametas: células responsáveis pela reprodução sexuada, também denominadas de células sexuais, que se fundem no processo de fecundação para produzir o zigoto.
Células haploides: apresentam um conjunto cromossômico (n).
Células diploides: apresentam dois conjuntos cromossômicos (2n).
 
correção
Na prática
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-gameta.htm 
1) Em seu caderno, produza um glossário trazendo os conceitos dos seguintes termos: 
Embrião: estágio inicial do processo de desenvolvimento de um ser vivo. 
Recombinação genética: ocorre quando o material genético é trocado entre dois cromossomos diferentes ou entre regiões distintas dentro do mesmo cromossomo.
 
correção
Na prática
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-gameta.htm 
Retomando o questionamento inicial: “Só as aves botam ovos?”, compreendemos que os seres vivos apresentam características distintas em relação ao desenvolvimento embrionário. 
Peixes: em sua grande maioria, as fêmeas liberam os óvulos no ambiente, que são fecundados pelos espermatozoides liberados pelos machos, formando a célula ovo ou zigoto. Como a fecundação acontece no ambiente, fora do corpo, chamamos esse fenômeno de fecundação externa.
Foco no conteúdo
Anfíbios: geralmente, liberam óvulos na água, que são fertilizados externamente. Os filhotes de anfíbios, chamados girinos, vivem na água e respiram através de brânquias. Quando os girinos crescem, eles passam por uma metamorfose e desenvolvem pulmões, o que lhes permite viver na terra.
Répteis: geralmente, põem ovos com casca dura, que foram fertilizados internamente, ou seja, o espermatozoide do macho entra em contato com o óvulo da fêmea dentro do corpo do réptil. Os ovos são colocados em lugares seguros, como ninhos ou buracos na terra, sendo aquecidos pelo calor do ambiente.
Foco no conteúdo
Aves: geralmente, põem ovos com casca calcária que são fertilizados internamente. Os ovos das aves podem ser incubados pelo macho ou pela fêmea, a depender da espécie. Esses ovos, ao contrário dos répteis, que são aquecidos pelo calor do ambiente, são chocados, ou seja, aquecidos pelo corpo dos pais até a eclosão. São, portanto, ovíparos.
Mamíferos: os monotremados são os únicos mamíferos que botam ovos. Os representantes desse grupo de animais são o ornitorrinco e a equidna. Os outros filhotes de mamíferos se desenvolvem dentro do corpo da mãe e nascem no parto. São, portanto, vivíparos.
Foco no conteúdo
2) Ao comparar os tipos de desenvolvimento embrionário, pensando especificamente nas características dos ovos, você consegue relacioná-las às condições ambientais dos locais que esses seres vivos normalmente habitam? 
Observe as imagens para auxiliar na construção da resposta.
Na prática
ovos peixe https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lake_trout_eggs_(15407965726).jpg 
ovos anfíbios https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frog_with_eggs_in_a_vernal_pool_(6893890349).jpg 
ovos repteis https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leopard_tortoise_laying_eggs.jpg 
ovos aves https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spotted_Dove_and_its_egg.jpg 
2) Ao analisar os tipos de desenvolvimento embrionário, relacionados especificamente a característica dos ovos, existe alguma condição para manutenção da vida? 
Os vertebrados têm diferentes modos de desenvolvimento dos ovos, e isso está relacionado ao ambiente em que o animal vive e ao tipo de alimentação que ele tem. É possível verificar que a presença de água é fundamental para os peixes e os anfíbios. 
 
correção
Na prática
Os ovos presentes em ambientes aquáticos, como os dos peixes e dos anfíbios, são gelatinosos e não possuem casca. Nesse meio, um grande número de ovos é colocado de uma só vez.
Já os ovos presentes em ambientes terrestres, como os dos répteis, das aves e dos monotremados, são protegidos por uma casca que funciona como um escudo protetor contra possíveis predadores (gambás, raposas, gaivotas, corvos etc.). Esses ovos ainda possuem minúsculos poros que permitem que o embrião respire.
Foco no conteúdo
O estudo das estratégias reprodutivas adotadas pelos vertebrados é de grande importância para a compreensão da evolução desse grupo. Foi a partir do surgimento do ovo amniótico (série de membranasque protegem o embrião) que esses animais puderam, de forma definitiva, conquistar a terra firme. Com o ovo amniótico, os vertebrados não precisaram mais passar por um estágio larval seguido de metamorfose – o que ocorre em anfíbios de modo geral.
Saiu na mídia!
Foco no conteúdo
https://cienciahoje.org.br/coluna/embrioes-de-278-milhoes-de-anos/#:~:text=Com%20o%20ovo%20amni%C3%B3tico%2C%20os,em%20anf%C3%ADbios%20de%20modo%20geral.&text=O%20grupo%20de%20vertebrados%20dotados,(incluindo%20dinossauros%20e%20aves) 
O grupo de vertebrados dotados de ovo amniótico – chamados de amniotas – reúne os mamíferos e os répteis (incluindo dinossauros e aves). Esse ovo pode ter uma casca dura, como ocorre em grande parte dos répteis, ou ser composto apenas pelas membranas, como no caso dos mamíferos.
Entre os amniotas, há animais que fazem a postura de seus ovos (denominados ovíparos) e outros cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe (chamados vivíparos). Existem, ainda, aqueles cujo ovo é retido por um tempo prolongado dentro do corpo das fêmeas e a postura é realizada quando o embrião já se encontra em um estágio de desenvolvimento bastante avançado – chamados ovovivíparos.
Saiu na mídia!
Foco no conteúdo
https://cienciahoje.org.br/coluna/embrioes-de-278-milhoes-de-anos/#:~:text=Com%20o%20ovo%20amni%C3%B3tico%2C%20os,em%20anf%C3%ADbios%20de%20modo%20geral.&text=O%20grupo%20de%20vertebrados%20dotados,(incluindo%20dinossauros%20e%20aves) 
A agropecuária, principalmente no segmento granjeiro, tem importante representatividade no PIB do Brasil, apresentando um significativo crescimento nos últimos anos. Diante desse cenário econômico, o setor vem investindo cada vez mais no aumento da produção. Para isso, diversas técnicas e equipamentos são utilizados. 
Vamos focar em um equipamento em especial: a chocadeira. A seguir, veremos o esquema simplificado de uma chocadeira. Você deverá registrar em seu caderno pessoal a função e a importância de cada parte do equipamento.
Aplicando
Fonte: produzida para o material
Aplicando
Analisamos e comparamos os tipos de reprodução;
Comparamos o desenvolvimento dos ovos dos vertebrados. 
O que aprendemos hoje?
Localizador: 102275
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br;
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”;
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”;
Copie o localizador acima e cole-o no campo de busca;
Clique em “Procurar”. 
Tutorial em vídeo: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
Tarefa SP
SÃO PAULO (ESTADO). Currículo em Ação: Caderno do Professor – Biologia – Ensino Médio – 1ª série – Volume 2. São Paulo: Seduc-SP, 2023. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/1serie-2sem-Prof-CNT.pdf . Acesso em: 14 ago. 2023.
LEMOV, D. Aula nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.
Slide 10 – O que é gameta? Disponível em: 
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-gameta.htm . Acesso em: 21 ago. 2023.
Slides 17 e 18 – Embriões de 278 milhões de anos. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/coluna/embrioes-de-278-milhoes-de-anos/#:~:text=Com%20o%20ovo%20amni%C3%B3tico%2C%20os,em%20anf%C3%ADbios%20de%20modo%20geral.&text=O%20grupo%20de%20vertebrados%20dotados,(incluindo%20dinossauros%20e%20aves) Acesso em: 04 out. 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos:
Slide 3 –
https://pixabay.com/pt/illustrations/embri%C3%A3o-garota-ovo-evolu%C3%A7%C3%A3o-544192/ 
Slide 8 – https://resumos.mesalva.com/reproducao/ 
Slide 14 – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lake_trout_eggs_(15407965726).jpg 
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frog_with_eggs_in_a_vernal_pool_(6893890349).jpg 
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leopard_tortoise_laying_eggs.jpg 
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spotted_Dove_and_its_egg.jpg 
Referências
Material 
Digital
image1.png
image8.png
image9.png
image10.png
image2.png
image11.jpg
image12.png
image13.png
image3.png
image14.png
image4.png
image15.jpg
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image5.png
image21.png
image6.png
image22.png
image7.png
image23.png

Mais conteúdos dessa disciplina