Buscar

Estudo para prova de História

Prévia do material em texto

Wundt foi o fundador da Psicologia Experimental (1832 – 1920)
Novo domínio da ciência 
Exame científico da experiência consciente humana, por meio de métodos tomados de empréstimo à fisiologia experimental e suplementados por novas estratégias – Referência ao fato de que muitos dos métodos de sua nova psicologia (o tempo de reação, por exemplo) haviam sido desenvolvidos em laboratórios de fisiologia. 
Exame da experiência constante “imediata”, por meio dos métodos experimentais de laboratório e o estudo de processos mentais superiores, por meio de métodos não laboratoriais.
· Wilhelm Wundt foi o fundador da Psicologia como disciplina acadêmica formal. Ele instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu início à Psicologia Experimental como ciência. 
Fase das bases das Teorias e Sistemas Psicológicos: Sensação, percepção, atenção, sentimentos, reação e associação não foram temas das pesquisas de Wundt.
· (V) Como pesquisador Wundt se interessou em sua grande maioria por estudos de sensação e percepção. 
· (F) Fundar a ciência Psicológica foi fruto do acaso, não intencional.
· (V) Ele se interessou pela Psicofísica, entendendo a Psicologia como uma ciência entre a física e as ciências sociais.
· (F) Wundt foi o único psicólogo a utilizar o método de introspecção.
· - Titchener foi aluno de Wundt e levou o pensamento estruturalista para os E.U.A.. Embora tenha tido nele um grande defensor, o estruturalismo nunca se estabeleceu como um grande sistema dentro da psicologia.
· A palavra-chave para os estruturalistas é a introspecção, método utilizado para estudar a mente. Por outro lado, a palavra chave para os funcionalistas é a adaptação, principal objetivo da mente.
· Um dos principais conceitos do funcionalismo é o estudo de como a pessoa se adapta ao seu meio ambiente. Os funcionalistas acreditam que o comportamento e os processos mentais conscientes buscam adaptar o sujeito ao seu meio ambiente. Embora a consciência seja seu objeto de estudo, os funcionalistas aceitam as limitações da introspecção. O comportamento começa a ser utilizado como método alternativo para inferir os eventos que ocorrem na consciência humana.
· 
· O estruturalismo é considerado uma escola de pensamento em psicologia, baseando-se na noção de que a tarefa da psicologia era analisar a consciência nos seus elementos básicos e investigar como esses elementos estavam relacionados.
· C.Wilhelm Wundt lançou o primeiro periódico destinado a publicações de pesquisa em psicologia, sendo amplamente aceito como o fundador da psicologia.
· D.O funcionalismo é considerado uma escola de pensamento em psicologia, baseando-se na crença de que a psicologia devia investigar a função ou o propósito da consciência, em vez de sua estrutura.
· O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço. Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada.
· B.Watson é considerado o pai do behaviorismo, mas é necessário que se diga que antes dele, dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem: primeiro o americano Edward Lee Thorndike (1874-1949) e depois o russo Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936).
· C.As principais vertentes do pensamento behaviorista são a corrente Metodológica (Watson) e a Radical (Skinner).
· Gestalt - Quando se fala neste conceito, estamos de fato perguntando se a experiência de uma percepção passada de um objeto ou forma influencia ou não na visão de um objeto que está vendo no momento.
· A Gestalt utilizou vários fenômenos relacionados com ilusões com o objetivo de demonstrar que o mesmo estímulo pode gerar diferentes percepções.
· A Gestalt, ao contrário do estruturalismo, acreditava que a percepção de um estímulo é a menor unidade de estudo da consciência. A partir do estudo da percepção, os gestaltistas formularam princípios gerais relacionados com a organização da percepção humana.
· Para os estruturalistas, a percepção de um estímulo é igual ao somatório de todas as sensações que compõem esse estímulo. Por outro lado, para os gestaltistas a percepção de um estímulo é maior do que a soma de todas as sensações desse estímulo.
Nicolau Copérnico (1473 – 1543) – Postulou a visão heliocêntrica do universo.
O método científico pode ser resumido numa única
palavra: “observação”. A única maneira de trabalhar
em ciência é observando os fenômenos que compõem o
objeto de estudo da ciência. E a observação envolve duas coisas:
a atenção aos fenômenos e o seu registro; ou seja,
a experiência clara e vívida e um relato da experiência em
palavras ou fórmulas. Assim, o método da psicologia
é a observação. Para distingui-la da observação da ciência
física, que é a inspeção, um olhar para fora, a observação
psicológica foi denominada introspecção, um olhar para
dentro. Mas essa diferença de nome não nos deve deixar
cegos para a semelhança essencial dos métodos.
O texto mostra que a ciência se caracteriza pela observação do objeto de estudo. A observação em psicologia se dá através da introspecção.
· Para Titchener, o objeto de estudo da psicologia é a consciência. A consciência humana pode ser estudada de forma científica através da introspecção.
· Em 1830, August Comte afirmou que: “A mente pode observar todos os fenômenos exceto os seus próprios”. - está totalmente em desacordo com as ideias expressas no texto acima - Comte afirma que a introspecção não pode ser utilizada como metodologia científica, uma vez que a mente não é capaz de auto-observação. Por outro lado, o texto afirma que a introspecção é um método científico essencialmente igual à inspeção utilizada pela física. Dessa forma, a afirmativa de Comte está totalmente em desacordo com as ideias expressas no texto.

Mais conteúdos dessa disciplina