Buscar

Imunologia e Patologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Imunologia e Patologia Geral
(
Elcio M. Pinheiro de Abreu
04141273
Nutrição
A paciente apresenta um carcinoma pulmonar, que é um tipo de neoplasia maligna que se origina nas células epiteliais dos pulmões. O fato de ela ser uma ex-tabagista sugere uma associação com o tabagismo, que é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do carcinoma pulmonar.
A presença de uma massa no pulmão esquerdo, com áreas enegrecidas, ulcerações e hemorragia, indica um carcinoma de células escamosas. Esse tipo de carcinoma é caracterizado por células escamosas anormais que se formam nas vias aéreas do pulmão. A exposição ao tabaco é um fator de risco importante para o desenvolvimento desse tipo de carcinoma.
Após a pneumonectomia, a observação de uma massa celular no tecido ósseo indica metástase do carcinoma pulmonar para os ossos. A disseminação do câncer para os ossos é um evento comum em estágios avançados da doença. As células cancerígenas podem se desprender do tumor primário nos pulmões e se espalhar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea ou do sistema linfático. No caso da paciente, as células cancerígenas se alojaram no tecido ósseo, formando uma nova massa celular.
A metástase óssea ocorre porque as células cancerígenas têm a capacidade de invadir e destruir o tecido ósseo normal. Além disso, o ambiente ósseo fornece um ambiente favorável para o crescimento e proliferação das células cancerígenas. A presença de uma massa celular no tecido ósseo indica um estágio avançado da doença e pode estar associada a sintomas como dor óssea, fraqueza e fraturas patológicas.
Em resumo, a paciente apresenta um carcinoma pulmonar de células escamosas, provavelmente relacionado ao tabagismo. A presença de uma massa no pulmão esquerdo indica o tumor primário, enquanto a massa celular observada no tecido ósseo indica metástase do carcinoma pulmonar. A disseminação do câncer para os ossos é comum em estágios avançados da doença e ocorre devido à capacidade das células cancerígenas de invadir e destruir o tecido ósseo normal.

Mais conteúdos dessa disciplina