Buscar

economia - impactos da pandemia do covid 19 no comércio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPACTOS ECONÔMICOS DA COVID-19 NOS RESTAURANTES
 Nome: PAULO DAVI MACIEL SOBREIRA
Matrícula: 37019435
 Curso: Direito
Com o fechamento dos bares e restaurantes, as pessoas que tinham esse trabalho como única fonte de renda acabaram ficando desempregadas. No caso de Bruno existe muitas semelhanças com os outros, seu patrão não tinha como pagar os salários de seus empregados pois seu restaurante ficou impossibilitado de abrir devido ao aumento no número de casos de covid-19 na região.
Bruno, sem emprego não teria seu salário no final do mês para comprar comida, fora que suas contas básicas como água e luz não paravam de chegar. A falta de renda dos comércios não essenciais afetaram outros setores como o alimentício, que tiveram seus ganhos diminuídos por falta de compradores.
Um dos principais impactos que o restaurante sofreu foi graças ao isolamento social, diminuindo aglomerações, fechando setores considerados não essenciais. O setor de Bruno por receber bastante gente durante a semana inteira, mas tendo boa parte da clientela optando pelo sábado e o domingo foram prejudicados por não poderem abrir as portas. O desemprego aumentou. As dividas foram acumulando, ocasionou diversos problemas financeiros e perdas. Não só os pequenos comércios foram afetados, mas médios e também grandes empresas. De acordo com o site (seu dinheiro) no primeiro semestre de 2020, os pedidos de falência avançaram 34,2% em relação ao ano anterior.
O restaurante pode diminuir o número de mesas, se for possível concentrar em ambientes abertos e com no mínimo dois metros de distancia uma da outra. É necessário que o estabelecimento disponibilize álcool em gel para seus clientes na hora de entrar. higienizar as mesas e o ambiente, funcionários sempre utilizando máscaras, e cardápios virtuais para não ter contato. Como os dias que mais tem demanda são os finais de semana, os gestores podem concentrar a maior parte do atendimento via web e a entrega por delivery. Preparar uma estratégia de marketing utilizando promoções e brindes exclusivos para quem fizer o pedido de casa. Bruno pode evitar sair de casa ou sair em momentos realmente necessários, sempre utilizar máscara e álcool em gel, e alertar os clientes para que façam essas medidas em suas casas.
Referências: site seu dinheiro, matéria covid-19 bares e restaurantes do Rio voltam a abrir com novas regras ( tvbrasil),

Mais conteúdos dessa disciplina