Buscar

Formação reticular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação reticular 
UNIT - Medicina P6- Bianca Lima de Souza
ANATOMIA
Introdução
· Denomina-se formação reticular (FR) a um conjunto de células e fibras nervosas, com características próprias, ocupantes de toda a região central do tronco encefálico, do bulbo ao mesencéfalo;
· A FR é bastante antiga do ponto de vista filogenético, e sua estrutura é intermediária entre as substâncias branca e cinzenta, pois os corpos de neurônios acham-se imersos em um emaranhado de fibras nervosas que formam uma rede.
· Seus neurônios são variáveis em forma e tamanho e têm uma árvore dendrítica ampla e ramificada. 
· Frequentemente, o axônio desses neurônios é bifurcado e cada um dos seus ramos se dirige para regiões diferentes. 
· Embora a formação reticular ocupe uma área muito extensa, reconhece-se, mediante exame mais detalhado, que ela não é homogênea.
· Em geral, divide-se a FR em duas zonas: 
· Medial: na qual podem ser encontradas células grandes, particularmente no bulbo e na ponte, caracterizando uma região gigantocelular; Têm longos axônios ascendentes e descendentes, constituindo-se, assim, em uma região eferente da FR, 
· Lateral: com células menores, ocupando o terço lateral. A porção lateral contém células que recebem as fibras aferentes e se projetam, principalmente, para a porção medial, para a qual são repassadas as informações recebidas. 
CONEXÕES 
Como a formação reticular não é uma estrutura homogê- nea, verifica-se que seus diferentes “núcleos” têm diferentes conexões e funções. No entanto, em uma abordagem didática, é possível considerar as conexões da FR de maneira global.

Mais conteúdos dessa disciplina