Buscar

CONTABILIDADE GERENCIAL - Unidade 1 - Aula 3

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE GERENCIAL
Unidade 1 – Aula 3
O Surgimento da Contabilidade Gerencial
O surgimento da contabilidade como instrumento de gestão, a chamada Contabilidade Gerencial, deu-se em empresas industriais, mas atualmente sua utilização é ampla, estende-se a empresas comerciais e até mesmo prestadoras de serviços.
Isso ocorre porque toda entidade (industrial, comercial ou prestadora de serviço) tem objetivos a serem alcançados no desenvolvimento de suas atividades. Dentre esses objetivos podemos destacar: o lucro, a satisfação dos clientes e sócios, sua manutenção no mercado consumidor e, se possível, o crescimento de suas atividades, entre outros. Para que a organização tenha um bom acompanhamento dos resultados deve ter um sistema de informação capaz de planejar, controlar e medir seu desempenho.
Aplicação Planejamento
O planejamento diz respeito à definição das metas da empresa e do melhor aproveitamento de seus recursos para o alcance de tais objetivos. Para que isso ocorra, é preciso que haja a identificação, a avaliação e a seleção das alternativas possíveis para que os resultados sejam obtidos de acordo com o que foi estabelecido no planejamento.
As informações contábeis gerenciais são importantes para o planejamento empresarial, pois, por meio da análise de tais informações, a gerência poderá decidir pela melhor alternativa para o alcance das metas estabelecidas na empresa. Nesse sentido o fator tempo é imprescindível para que a decisão de ação seja bem tomada. Por esta razão a tempestividade é uma das qualidades mais relevantes da informação contábil gerencial.
Aplicação Controle
Como foi dito, o planejamento estabelecerá as metas e os objetivos da empresa que produzirá resultados em função das ações que serão tomadas para o alcance das metas. O controle irá verificar se tais resultados estão de acordo com o previsto.
A informação contábil, quando usada no processo de controle, reveste-se de grande importância, pois, além de servir como padrão, pode ser usada como medida de desempenho das pessoas envolvidas no processo empresarial, ou seja, como feedback.
Um bom sistema de controle deverá encontrar com rapidez problemas que impedem que a meta estabelecida seja alcançada, além de dar maior credibilidade às informações contábeis geradas.
Relevância para a Tomada de Decisão
Como ferramenta auxiliar no processo decisório, a Contabilidade tem grande importância para as empresas que querem permanecer no mercado e controlar seus recursos de forma mais adequada.
A Contabilidade Gerencial fornece aos administradores das entidades informações essenciais para que estes possam gerir os recursos e manter a organização competitiva no mercado.
De acordo com Crepaldi (2014):
“Uma vez que os recursos são escassos, temos de escolher entre as melhores alternativas, e para identificá-las são necessários os dados contábeis.”

Mais conteúdos dessa disciplina