Buscar

acidentes na academia

Prévia do material em texto

Foram desenvolvidos alguns levantamentos sobre acidentes nas academias e profissionais diferentes onde contam um pouco das suas experiências e ações diante dos fatos relatados.
Professor Roberta da Academia Xpro, relatou o seguinte caso em sua aula de Cross onde a aluna veio a se corta com o pneu utilizado na aula, foi realizado o curativo e devido ainda esta sangrando muito foi solicitado para encaminha a aluna para o hospital onde fizeram a sutura da primeira falange do indicador direito (dois pontos) assim foi tomada a decisão de não utilizar mais pneus nas aulas ou objetos parecidos.
Professor Emanuel da Academia ProGyM, relatou o seguinte caso, no aparelho stiff, que é um trabalho para os músculos posteriores de coxa. O aluno pega a barra e flexiona o corpo, descendo em direção ao solo, porém a execução do movimento não teve uma técnica condizente com o exercício e o aluno deitou-se ao chão reclamando de muita dores na lombar e dizendo que não conseguia levantar, foi solicitado ao recepcionista da academia fazer contato com a enfermeira que por ventura estava realizando exames no térreo e junto com o seguranças colocaram ele na prancha rígida e levaram ate o hospital.
Professor Ary da Academia ProGyM, relatou o seguinte caso. Durante uma aula de dança onde envolvia diversas manobras de pulo, corrida e cordas a aluna na qual não citou o nome veio a ter uma torção no tornozelo provocando inchaço, dor e limitação dos movimentos, segundo o mesmo como já tinha noções de primeiros socorros pegou o gelo e uma gaze, fez compressa de gelo por um período e após realizou a imobilização do tornozelo com a gaze, ate a chegada de sua amiga para levar a mesma para o hospital.
Professor Leandro da Academia Redfit Vila formosa, durante a entrevista foi observada apenas uma ocorrência, na manhã da sexta-feira, na qual um aluno machucou o dedo (corte leve, utilizado apenas band-aid e soro fisiológico) ao colocar uma anilha de 5 kg no suporte após completar o exercício. Para prevenir esse tipo de acidente, os cilindros devem ser revestidos completamente com borracha e as anilhas devem ser manuseadas sempre com as duas mãos, pelas laterais. (orientados)
Professor Claudio da Academia Redfit Vila Formosa, relatou um dos muitos acidentes que houve em sua carreira de 12 anos como profissional de Ed. Física. Durante o exercício de supino declinado o aluno colocou um pouco mais de carga do que costumava a colocar em seus treinos, ele não conseguiu subir totalmente a barra ate a trava então ela entrou em uma posição de estrangulamento, vindo assim a deixar hematomas, foi realizado o atendimento de primeiro socorro com gelo e após o irmão chegar a academia foi orientado a ir para o hospital mais próximo.
De maneira geral, alguns usuários tropeçaram no carpete emborrachado da academia, onde havia sobreposição de uma peça de carpete sobre outra. As peças de carpete devem ser colocadas de forma que uma não fique sobre a outra e que não haja espaço entre estas. Dois usuários tropeçaram na esteira, ao terminar o exercício. Isso pode ser evitado, descendo da esteira somente após a parada completa. Um usuário tropeçou em uma garrafa d'água. Esse tipo de evento pode ser evitado com a utilização dos suportes para garrafa térmica que existem nos aparelhos.
Na academia é importante que treinadores e orientadores auxiliem seus alunos na escolha dos equipamentos esportivos mais adequados para evitar lesões e machucados. "Os produtos vão desde o tênis mais indicado para cada pisada e tipo físico, até a roupa mais confortável".

Mais conteúdos dessa disciplina