Logo Passei Direto
Buscar

AV1 navegação tópicos especiais

User badge image

Enviado por Janaina Villetti em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE NAVEGAÇÃO AÉREA TÓPICOS ESPECIAIS
Nome Completo: Janaína de Souza Villetti	
Matrícula: 01403526	
Curso: Ciências Aeronáuticas EAD	
Em uma navegação, é primordial para um aviador saber localizar-se. Desta forma, utilizamos a bússola como forma de orientação dos pontos cardeais e colaterais. Contudo, há um grande problema neste método, pois apesar de relativamente perto, o Norte Verdadeiro, conhecido por ser o eixo longitudinal de grau zero do Meridiano de Greenwich, não é o mesmo norte que o instrumento aponta. Sendo assim, como a aviação pode lidar com estas diferenças?
Dentre as diferenças entre os dois pontos, destaca-se o fato do Norte Verdadeiro localizar-se no eixo de rotação da Terra, ou seja, é um ponto fixo, enquanto a Norte bússola é mutável, podendo-se alterar ao longo do tempo devido ao campo magnético da Terra não ser estático. Esta diferença de graus entre os dois pontos se chama Declinação Magnética e é calculada para fins de localização em navegações. Desta forma, precisou-se criar métodos de correção para este desvio. No Brasil, usa-se mais o método chamado de “Calunga” ou “Pé-de-galinha”.
Para que este método de cálculo seja aplicado, é preciso ter conhecimento de algumas informações como, rumo verdadeiro e rumo magnético ou proa verdadeira e proa magnética. Além disso, também é necessário saber se a declinação é positiva ou negativa. Deste modo, caso o desvio esteja para o leste, a declinação será positiva, enquanto para o oeste será negativa. Desta forma é possível determinar o valor da DM, para fins de cálculo de navegação e cartas aeronáuticas.
Portanto, é essencial para que um aviador consiga realizar navegação ter ciência sobre os dois nortes e como efetuar o cálculo da declinação magnética. Sendo assim a utilização de métodos como o “Pé-de-galinha” entre outros, permite que, mesmo com a diferença entre os nortes, o navegador esteja apto a voar com segurança e confiança de onde seu avião está.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AEROCLUBE DE BRASILIA. Pé de Galinha. Disponível em: http://www.aeroclubedebrasilia.org.br/aulas/Nav_Aula_VI.pdf. Acesso em: 23/04/2023.
WIKIPEDIA. Declinação Magnética. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Declina%C3%A7%C3%A3o_magn%C3%A9tica. Publicado em: Março/2021. Acesso em: 23/04/2023.

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina