Logo Passei Direto
Buscar

Introdução à Teologia: Conceitos e Papéis

User badge image

Enviado por Marcelo Tavares em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Introdução à Teologia
Leia o fragmento de texto:
“A atribuição de aprender teologia diz respeito a uma apropriação do conteúdo teológico que já foi elaborado e pensado, considerando, para tal função, a teologia como algo acabado [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 7.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa que explica como alcançar a aprendizagem na teologia:
	
	A
	A aprendizagem na teologia é alcançada através do estudo, não sendo necessária a prática na vida diária.
	
	B
	Aprender a fazer teologia se refere somente a praticá-la na vida diária, sem que seja necessário o estudo e a compreensão.
	
	C
	É impossível alcançar aprendizagem teológica, pois é muito complexa.
	
	D
	Aprender a fazer teologia diz respeito a entender a complexidade dos detalhes que envolvem todos os aspectos desta.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Aprender a fazer teologia é excluir todos os conhecimentos prévios, desconsiderando todos os estudos já realizados.
Questão 2/10 - Introdução à Teologia
Atente para a citação:
“[…] há uma cultura pragmatista que versa sobre o desamor ao estudo da teologia e pode ser traduzida em três fatores […]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 11, 12.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa que descreve esses fatores citados acima:
	
	A
	Objetivismo, Sensacionalismo e Pesquisa.
	
	B
	Anti-intelectualismo, Fideísmo e Razão.
	
	C
	Razão, Fé e Reflexão Pessoal.
	
	D
	Cultura de Massa, Ativismo e Materialismo.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Fideísmo, Sensacionalismo e Falta de Comprometimento.
Questão 3/10 - Introdução à Teologia
Leia a passagem de texto:
“Boff (1998 [1944], p. 530) trata do anti-intelectualismo, que é basicamente uma preguiça mental ou aversão ao estudo. Na teologia, é chamado também de fideísmo e se divide em dois tipos: o fideísmo vulgar ou forte e o fideísmo erudito ou brando […]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 12.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa que explica os dois tipos de fideísmo:
	
	A
	O fideísmo vulgar consiste em acreditar nas discussões sobre religião, já o fideísmo erudito confia na razão para esclarecimentos sobre a fé.
	
	B
	O fideísmo vulgar consiste em crer de modo induzido, já o fideísmo erudito diz respeito a insensatez sobre a fé.
	
	C
	Os dois tipos de fideísmo se resumem em verdades alcançáveis através da razão, sem necessitar do intermédio da fé.
	
	D
	O fideísmo é um ensinamento religioso que defende que as verdades religiosas são alcançáveis por intermédio da razão.
	
	E
	O fideísmo vulgar consiste em acreditar que não há discussão em assuntos como religião, já o fideísmo erudito propõe reflexões sobre a fé, mas não confia na razão.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 4/10 - Introdução à Teologia
Leia o extrato de texto:
“Com o passar do tempo, o perfil do teólogo mudou muito. Antigamente, no início do Cristianismo, sua principal função era sistematizar a doutrina e traduzi-la para que os homens da época pudessem compreender”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 14.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa que explica o papel do teólogo nos dias atuais:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	Cabe ao teólogo conseguir construir pontes entre passado, presente e futuro.
	
	B
	O teólogo deverá repetir as doutrinas.
	
	C
	Cabe ao teólogo se basear em discursos sem fundamento racional.
	
	D
	O papel do teólogo é se distanciar dos conteúdos da fé.
	
	E
	O teólogo nos dias atuais deve trazer uma ideia de aversão à tradição.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 5/10 - Introdução à Teologia
Leia o extrato de texto:
“[…] A palavra teologia, de modo geral, consiste no campo de estudo que busca dar razão à fé cristã coletiva [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 6.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa correta sobre a etimologia da palavra teologia:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	A palavra teologia surgiu a partir da junção dos vocábulos gregos: theos, que significa Deus; e logos, que significa ciência.
	
	B
	A palavra teologia tem sua origem no mundo cristão.
	
	C
	A palavra teologia, ao longo dos anos, não sofreu mudanças em seu significado.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	A palavra teologia surgiu do latim, theologia.
	
	E
	O termo teologia apareceu pela primeira vez nos escritos do filósofo Hegel.
Questão 6/10 - Introdução à Teologia
Leia o fragmento de texto:
“A fé também precede a teologia de forma temporal, pois a teologia como prática é recente na história humana. Na teologia cristã, a fé é o primum, a archée estrutural e estruturante (Boff, 1998) [1944], p 32).”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 9.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa que corresponde a relação da fé com a teologia:
	
	A
	Sem fé e sem crença na Divindade, não há estrutura suficiente para a tarefa teológica.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	A fé é apenas um conhecimento histórico, sendo assim, não é necessária ao estudo da teologia.
	
	C
	Tendo em vista que a fé é um sentimento, a relação com a teologia é opcional.
	
	D
	A existência de Deus não pode ser provada pela razão, sendo assim, não é necessária para a tarefa teológica.
	
	E
	A fé é contrária a razão e por isso, contrária à teologia.
Questão 7/10 - Introdução à Teologia
Leia a passagem de texto:
“O estudo da teologia deve ser um ato amoroso, no sentido de que deve haver paixão por seus assuntos principais: Deus e seu plano. Tal paixão vem com o aprofundamento da própria fé, uma vez que quem crê quer e ama saber as razões pelas quais faz isso (Boff, 1998 [1944], p. 525). […]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 11.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa que explica o estudo da teologia como um ato amoroso:
	
	A
	O estudo da teologia não pode ser considerado amoroso, uma vez que se trata de uma ciência.
	
	B
	O estudo da teologia torna o teólogo um filólogo e contraria o ato amoroso.
	
	C
	O estudo da teologia exige reflexão sobre uma fé a serviço do povo, ou seja, um compromisso de transformação da existência.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	O amor à inteligência da fé não leva o teólogo a aplicação de atos amorosos.
	
	E
	O senso do mistério e o compromisso com o povo não são atos de amor, sendo assim, o estudo da teologia não poderia ser considerado um ato amoroso.
Questão 8/10 - Introdução à Teologia
Leia o fragmento de texto:
“A respeito das boas práticas de estudo, vale pontuar os erros da falta de senso de mistério, que diz respeito à perda dos limites da razão, os quais se dividem em arrogância intelectual,objetivismo e tagarelice”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 12.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução a teologia, relacione corretamente os erros da falta de senso de mistério às suas respectivas características:
1. Arrogância Intelectual
2. Objetivismo
3. Tagarelice
(  ) Prevê reificar os conceitos referentes a Deus.
(  ) Significa a pretensão de entender Deus de maneira perfeita, quando, na verdade, o entendimento deve ser de que Ele é incompreensível.
(  ) É a expressão que alerta sobre não falar o nome de Deus em vão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 3
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	3 – 1 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 9/10 - Introdução à Teologia
Atente para a citação:
“[…] teologia e fé são coisas diferentes, mas, ao mesmo tempo, coincidentes. Enquanto a teologia é passível de constante mudança, a fé tem caráter concreto, absoluto, não muda o seu conteúdo […]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 9.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa correta sobre a teologia:
	
	A
	A teologia se refere a forma como Deus se revela à humanidade, não sendo necessária a fé para alcançar tal revelação.
	
	B
	A teologia é composta de fé, que é imutável e a representa segundos seus próprios métodos teológicos.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	A teologia não tem um caráter teocêntrico.
	
	D
	A teologia faz especulações sobre Deus e para isso se utiliza da Bíblia.
	
	E
	A teologia não necessita de métodos teológicos para ser compreendida.
Questão 10/10 - Introdução à Teologia
Leia o trecho de texto:
“Faz-se necessário que o pesquisador, principalmente se em processo de formação acadêmica, recuse o que lhe passar no pensamento no primeiro momento. Isso porque toda subjetividade provinda da intuição deve ser colocada em prova a partir de questões racionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Eliane Hubner da Silva. Introdução à Teologia. Curitiba: Editora Contentus, 2020, p. 10.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Teologia, assinale a alternativa que corresponde ao método trazido na citação:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	Método biológico.
	
	B
	Método científico.
	
	C
	Método de Abstração.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Método Subjetivo.
	
	E
	Método Pessoal.
·

Respostas disponíveis nesse material