Buscar

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Curvelo
	Curso: Pós Graduação Ciências Humanas e Linguagens
	Disciplina: Metodologia Científica
	Professora: Cleide M. Oliveira Lovon Canchumani
	Aluna: Edilsa de Fátima Silva da Fonseca
A partir da análise feita do filme "Contato", foi observado que a Ciência e a Religião estão em busca do mesmo objetivo, que é a verdade dos fatos. Nenhuma, pode afirmar sem somas de dúvidas que é a correta. 
A ciência  baseada no empirismo, que nos diz que todo conhecimento deve ser adquirido com base nas experiências, nos mostra que muitas vezes ficamos sem respostas para determinadas perguntas e situações. Isso nos revela que precisamos ir além, em busca de mais e mais conhecimentos, capazes de satisfazerem os nossos questionamentos , quando possível.
 O filme "Contato" nos apresenta esses momentos de reflexão," será que realmente existe outras civilizações, em outros planetas" , ou tudo é fruto do nosso inconsciente? 
Em umas das cenas do filme acontece o seguinte, a personagem principal Ellie, depois de anos de estudo e pesquisas, passa pela experiência de fazer contato com um mundo desconhecido para nós, no qual encontra com seu pai que já havia falecido. Entretanto, não consegue provar o ocorrido, ficando apenas hipóteses e questionamentos a respeito da sua experiência, gerando dúvidas e perguntas como por exemplo, será que houve mesmo o contato ou foi apenas  fruto de sua imaginação, dos desejos mais profundos da sua mente?
Uma outra questão, a ciência é única forma de termos a verdade absoluta dos fatos? Podemos aceitar que apenas com método científicos chegaremos à verdade? Para a atriz, ficou evidente que o contato aconteceu, mas como ela não conseguiu provar  com métodos científicos, sua teoria ficou apenas no papel.
Problematizando a ciência,  temos citação de (MORIN, 2014.pag 335),  " Uma teoria não é conhecimento; ela permite o conhecimento. Uma teoria não é uma chegada; é uma possibilidade de uma partida. Uma teoria não é uma solução; é uma possibilidade de tratar um problema. Em outras palavras, uma teoria só realiza seu papel cognitivo, só ganha vida com o pleno emprego da atividade mental do sujeito. É essa intervenção do sujeito que dá ao termo método seu papel indispensável."
Por exemplo, quando falamos que amamos alguém, não tem como provar o que sentimos, apenas demonstrar o nosso sentimento com ações que fazem o outro acreditar nesse amor que de fato não conseguimos explicar de onde vem. 
Segundo o autor Augusto Cury, em um dos seus livros,  " Como pesquisei não apenas o processo de construção de pensamentos, mas também a natureza dos pensamentos e os limites da interpretação, me convenci de que a verdade é um fim inatingível. Toda teoria deve ser avaliada, analisada, testada, refletida". 
Diante desta afirmação, sejamos seres humanos capazes de tirar nossas próprias conclusões e entendermos que por mais que julgamos certas as nossas convicções, podemos nos enganar, porque a ciência pode ser refutada em qualquer momento e as nossas certezas  virem ao chão.