Logo Passei Direto
Buscar

atv-4 - Programacao Orientada a Objetos

User badge image

Enviado por Thiago em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1) “A própria linguagem de programação Java fornece uma implementação muita limpa da maioria dos conceitos orientados a objetos importantes e serve bem como uma linguagem de ensino introdutória. Sua popularidade assegura um grupo imenso de recursos de suporte. Em qualquer área de assunto, ter várias fontes de informações disponíveis é muito útil. Para Java, em particular, incontáveis livros tutoriais, exercícios, compiladores, ambientes e questionários já existem.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 18).
Podemos compreender a importância da linguagem Java para o desenvolvimento de códigos robustos e eficientes. Neste sentido, o Java executa um tratamento específico para exceções, entre eles as exceções explícitas. O que caracteriza o tratamento de exceções explícitas?
2) “Um objeto exceção sempre é uma instância de uma classe em uma hierarquia de herança especial. Podemos criar novos tipo de exceção para criar subclasses nessa hierarquia. Estritamente falando, as classes de exceção sempre são subclasses da classe Throwable que é definida no pacote java.lang. devemos seguir a convenção de definição e utilizar classes de exceção que são subclasses da classe Exception”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 290).
Exceções (Exception) são objetos que informam sobre a ocorrência de algum problema em tempo de execução de um programa. Entre as opções abaixo, quais seriam as exceções que podem ocorrer?
I.         Dividir um número por zero.
II.        Acessar um membro de classe de classe sem atributos.
III.      Acessar um membro de classe que possui uma referência nula.
IV.      Subtrair um número negativo de outro número negativo.
É correto o que se afirma em:
3) “Utilitário (ou pacote de utilitário) é um grupo de procedimentos e funções encapsulados em uma única unidade com um conjunto de dados privados. Ele difere da classe pelo fato de que os objetos individuais nunca são gerados a partir dele; utilitário se assemelha muito mais a um grupo de funções e procedimentos convencionais (como uma biblioteca dinamicamente concatenada).”. (PAGE-JONES M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. p. 98). 
A linguagem Java oferece uma variedade de bibliotecas que podem ser utilizadas para a interação do usuário. Neste sentido, analise os conceitos relacionados às bibliotecas de interface com o usuário a seguir e associe-os com suas respectivas definições. 
(1)   Abstract Window Toolkit. 
(2)   Swing. 
(3)   Java Foundation Classes. 
(4)   Look-and-feel. 
( ) Indica que, independente da plataforma que estiver executando o programa, ele será apresentado com a mesma interface. 
( ) Lançamento da primeira API disponibilizada pelo Java que implementava as interfaces gráficas. 
( ) Esta biblioteca foi lançada após AWT e não a substitui, mas complementa as funcionalidades principais. 
( ) Funcionalidades que dão suporte na implementação de botões, menus, com funcionalidades drag-and-drop. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
4) “A interface de um método consiste na assinatura e em um comentário. A assinatura de um método inclui um modificador de acesso, o tipo de retorno, o nome do método e uma lista de parâmetros. A interface fornece tudo que precisamos conhecer para utilizar o método. [...] Como a documentação da classe Sring informa que ela tem um método chamado trim para remover espaços no início e no final as string”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 110). 
Portanto, podemos compreender que a implementação de uma interface requer normas de código. Para informar que uma classe implementará uma interface, qual a palavra-chave reservada deverá ser utilizada?
5) “Examinamos a estrutura interna de uma classe com alguns detalhes. Vimos que a classe tem uma pequena camada externa que dá nome à classe um corpo interno mais substancial contendo campos, um construtor e vários métodos. Os campos são utilizados para armazenar dados que permitem aos objetos manter aos objetos manter um estado. Os construtores são utilizados para configurar o estado inicial quando um objeto é criado.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 32). 
  
O conceito de camadas está inserido em vários aspectos na orientação a objeto. Quando são desenvolvidas as interfaces com o usuário são utilizadas interfaces que são divididas em camadas. Neste sentido, o que é a camada de apresentação?
6) “A interface com o usuário (frequentemente uma interface gráfica como usuário) é ocasionalmente referida apenas como interface, mas o Java também tem uma construção de linguagem chamada interface que é relacionada mas distinta. É importante distinguir entre os diferentes significados da palavra interface em um contexto particular, pois a palavra interface tomará diversos significados em cenários diferentes na programação orientada a objeto ”. (BARNES, D.J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 113).
Pela citação foi possível compreender as diversas definições de interface em orientação a objeto e na linguagem Java. A interface gráfica no Java é realizada pela biblioteca Swing. Neste sentido, quais as afirmativas abaixo são falsas ou verdadeiras sobre os componentes da interface gráfica da biblioteca Swing?
I. (  ) JComboBox exibe texto não editável ou ícones.
II. (  ) JTextField fornece uma lista de itens para selecionar um item .
III. (  ) JCheckBox - especifica uma opção que pode ser, ou não, selecionada.
IV. (  ) JList exibe relação para se selecionar vários itens.
Agora, assinale a alternativa correta.
7) “Como os usuários podem criar e interagir com objetos diretamente, conceitos como classes, objetos, métodos e parâmetros podem facilmente ser discutidos de maneira concreta antes de olhar para a primeira linha de sintaxe Java. [...] Todos os problemas em programação são desenvolvidos como problemas abertos. Embora uma ou mais versões de cada problema sejam discutidos em detalhes, haverá uma versão final do código ”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 20).
A linguagem Java é, portanto, uma linguagem largamente utilizada devido às suas facilidades, inclusive no tratamento de erros e exceções. Neste sentido, Java trata as exceções implícitas, pois não precisam de tratamento e demonstram serem contornáveis. Qual a classe que origina o tratamento das exceções implícitas?
8) “Uma classe abstrata não gera objetos, porque geralmente        ela tem, no mínimo, uma operação abstrata nela definida. Se ela na verdade criasse um objeto, uma mensagem invocando a operação abstrata do objeto provocaria um erro de run-time. Em face disso, uma operação abstrata, e a classe na qual ela está definida, podem parecer inúteis. Assim, por que as temos em uma linguagem orientada a objetos? A resposta tem relação com a herança.”. (PAGE-JONES, M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. p. 98).
Portanto, podemos compreender a importância de seguir as regras de programação orientada a objeto para que não ocorram erros quando o sistema estiver instalado. Neste sentido, qual o tipo de problema acarreta erro em tempo de execução?
9) “O paradigma da orientação a objetos é um processo conceitual independente da linguagem de programação. O desenvolvimento baseado em objetos é fundamentalmente uma forma de pensar e não uma técnica de programação. Muitos sistemas organizacionais modernos têm sido construídos através do paradigma da orientação a objetos (OO). A organização e a representação dos dados são feitas através da linguagem UML (Unified Modeling Language), que é uma linguagem visual utilizada para modelar softwares no paradigma da OO.”.(CASTRO, F. R.; CRUZ, F. M.; ODDONE, N. E. O paradigma da orientação a objetos, a linguagem unificada de modelagem (UML) e a organização: um estudo de caso de um sistema para bibliotecas. Inf. Inf., Londrina, v. 18, n. 1, p. 82-105, 2013. p. 84).
Pelo enunciado, podemos compreender uma definição abrangente da orientação a objeto. No sentido da relação das classes e dos acessos aos métodos, qual afirmativa abaixo é verdadeira?
10) “O NetBeans IDE oferece suporte abrangente e de primeira classe para as tecnologias e melhorias de especificação Java mais recentes, antes de outros IDEs. É o primeiro IDE gratuito a oferecer suporte a JDK 8, JDK 7, Java EE 7, inclusive a seus aprimoramentos de HTML5 relacionados, e a JavaFX2”. (NetBeans IDE Features. Disponível em: https://netbeans.org/features/web/web-app_pt_BR.html. Acesso em: 13 set. 2019.)
As bibliotecas Java oferecem uma série de facilidades de interface com o usuário. Neste sentido, qual o componente relacionado ao Swing do Java que permite agrupar os componentes que fazem parte da tela?

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina