Buscar

Prévia do material em texto

FACULDADE SUCESSO - FAS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LIBRAS
ALUNO (A): DANIELA MONYZ DE SOUSA
TRABALHO 1
ÁGUA BRANCA- PI
2022
 Elabore um resumo e elenque como funciona o processo de inclusão do surdo no sistema educacional.
O preconceito,a dor e abandono social foram fatores latentes na educação dos surdos que não tinham acesso ao ensino, muito menos " vez e voz". Por muito tempo não foi apresentado um modelo de educação que envolvesse o aprendizado concomitante ao uso da Língua de Sinais/Libras, pois por muito tempo foram deixados a mazelas da população, sendo visto como pessoas incapazes, sem poder de comunicação.
Antunes(2014) esclarece que em 1990 aconteceu na Tailândia a Conferência Mundial de Educação para todos, que fortaleceu o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no cenário educacional. Após esse evento ocorreu outro, a Conferência Mundial sobre necessidades Educacionais e Especiais, ocorrida em Salamanca em 1994, que mudou os rumos dessa discussão e estabeleceu para diferentes países, como o Brasil.
A luta por igualdade de direitos, em sua totalidade muitas vezes parece um quebra-cabeça, pois perpassa inúmeras instâncias e muitos momentos complexos para sua efetivação, como condições econômicas, culturais, educacionais entre outras.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 fortaleceu as discussões em torno da problemática estabelecida na Declaração de Salamanca e determinou, já no seu art. 1°, que os seres humanos nascem livres e são iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Uma conquista que temos que conhecer foi a Lei n°13.146, de 6 de Julho de 2015, que estabelece a Lei Brasileira de inclusão da Pessoa com deficiência. Essa lei assegura a partir do que foi estabelecido na Convenção sobre os Direitos das Pessoas.
Em seu art.3° preconiza que se deve possibilitar a comunicação como forma de interação com as pessoas e com o mundo. Por isso estabelece que essa comunicação deve ser possibilitada por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). No artigo 28 ressalta a incumbência do poder público para a oferta de educação bilíngue, em LIBRAS como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
O deficiente auditivo e/ou surdo deve lutar contra os preconceitos sociais e buscar seus direitos educacionais. Para isso, a política de inclusão não pode permanecer somente nos registros e no mundo das idéias, ela deve ser efetivada em todos os setores da sociedade.
A legislação brasileira garante o acesso de pessoas com deficiência às escolas regulares e regulamenta o processo de inclusão de maneira a atender às necessidades educacionais especiais de cada estudante, sendo deficientes auditivos, surdos ou ouvintes. Ao negar esse direito a escola estará infringindo as normativas legais e deve ser acionada pelo Ministério Público.

Mais conteúdos dessa disciplina