Buscar

Prévia do material em texto

Materiais Naturais
Bambu
Obtenção/Produção: O bambu é uma planta da família das gramíneas. Do total de florestas do planeta, a planta corresponde a 3%.
Aplicação/Uso: Dessa maneira, o bambu pode substituir materiais como plástico, papel e madeira. De acordo com uma pesquisa, é possível obter um material mais resistente do que a madeira a partir do processo de deslignificação e secagem das fibras de bambu. Estudos afirmam que a energia consumida para se produzir um metro cúbico de bambu é cinquenta vezes menor que a energia gasta para produzir o mesmo volume de aço, e oito vezes menor para produzir o mesmo volume de concreto. O bambu tem o crescimento rápido e não precisa ser replantado, em apenas 24 horas, essa planta pode crescer aproximadamente 30 centímetros.
Granito 
Obtenção/Produção: O processo de extração do granito e mármore tem início nas jazidas. As jazidas são reservas naturais em grandes montanhas rochosas, local onde as pedras estão em seu estado natural. Para o sucesso da extração, são necessários equipamentos apropriados e equipe profissional bem preparada, pois a atividade é delicada e requer segurança de pessoal e preservação das pedras no momento da extração. Para se “fatiar” a rocha em um tamanho menor, diversas são as ferramentas utilizadas dentre elas: máquinas de fio diamantado, hidrobags, marteletes, brocas diamantadas, dentre outros.
Aplicação/Uso: As chapas podem ser produzidas nos seguintes acabamentos: Polido (com brilho), levigado (sem brilho) e escovado (sem brilho). Após passado pelo processo de extração e industrialização o granito e mármore estarão prontos para ser comercializado por marmorarias que irão executar os projetos de pias, escadas, balcões, colunas, lareiras e até onde a criatividade permitir.
Argila
Obtenção/Produção: A argila origina-se da desagregação de rochas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas. Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial, ou seja, as partículas menores (e, portanto, mais leves), partículas inferiores a 2 micrômetros, são levadas pela corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão. Esses locais são os chamados depósitos argilíticos. As argilas assim geradas são chamadas de secundárias, já que a argila primária permanece no local onde se originou, sendo este o caso da formação das jazidas de caulino.
Aplicação/Uso: As argilas possuem inúmeros usos, inclusive medicinais. Por sua plasticidade enquanto úmida e extrema dureza depois de cozida a mais de 800 °C, são largamente empregadas na cerâmica para produzir vários artefatos, que vão desde tijolos até semicondutores utilizados em computadores.
Materiais Artificiais
Aço
Obtenção/Produção: O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Ferro, 0,5 a 1,7% de Carbono e traços de Silício, Enxofre e Fósforo. Atualmente, a obtenção do ferro é pequena em relação à produção de aço. Em 2008, por exemplo, a produção anual de aço passou de um bilhão de toneladas em todo o mundo. O aço possui maior preferência em razão de suas ótimas propriedades, como poder ser trabalhado pela forja, laminação e extrusão, o que é difícil de ser feito com o ferro metálico; possui também maior tenacidade (resistência mecânica) e maior dureza (capacidade de riscar outros materiais – propriedade levada em consideração ao se usar aço em objetos de corte). Outro ponto a seu favor é seu baixo custo em relação a outros metais e ligas metálicas que também possuem boa resistência mecânica.
Aplicação/Uso: Uma de suas principais aplicações tem sido na construção civil, como no concreto armado, que é um concreto em estruturas de aço. Essa estrutura, além de diminuir o tempo da construção e o custo da obra com mais materiais que seriam gastos, também permite que sejam construídos vários andares, pois é o aço que fornece a resistência à tração ou à força perpendicular ao edifício, como a força dos ventos.
Vidro
Obtenção/Produção: A obtenção do vidro é resultado da fusão de matérias primas, seguida de um controlado resfriamento. A formação do vidro é toda pautada na etapa de resfriamento, em que a taxa de tal fase é imprescindível no processo, já que a velocidade varia de acordo com a composição de cada vidro. Um utilizado em janelas, por exemplo, não necessita que seu resfriamento seja feito de forma rápida, já um vidro metálico, necessita que seu resfriamento seja feito de forma veloz.
Aplicação/Uso: O vidro é um material amplamente utilizado na construção civil nos mais diferentes projetos. Seu uso esta relacionado desde vedação (janelas, box, entre outros) até mesmo decoração (vasos, mesas, etc.), eles trazem mais beleza, sofisticação, funcionalidade e segurança aos ambientes.
Plástico PVC
Obtenção/Produção: PVC é a sigla usada para identificar o polímero de adição policloreto de vinila. Ele é obtido pela reação de polimerização de cloretos de vinila (cloroeteno). Assim como ocorre com os outros polímeros de adição, a ligação dupla entre os carbonos é rompida, permitindo então a formação de ligações simples entre as moléculas do cloreto de vinila. O PVC, o polietileno e o PET são os polímeros mais utilizados no mundo. A sua principal aplicação é em tubos para encanamento de água e esgoto. Esse é o PVC rígido.
Aplicação/Uso: O seu maior uso é na construção civil, segmento que necessita de produtos competitivos, econômicos energeticamente e de longa vida útil. O ciclo de vida útil dos produtos de PVC varia de 15 a 100 anos, sendo a média superior a 60 anos. Versátil e de baixa manutenção, pode ser utilizado em coberturas, conexões, redes de água e esgoto.
Materiais Combinados
Tijolo Adobe
Obtenção/Produção: O tijolo de adobe é resultado de uma mistura de barro cru, areia, palha, estrume e fibra vegetal, moldado artesanalmente, cozido ao sol e seco ao ar. Ademais, é válido citar a possibilidade do adobe ser estabilizado, que apresenta alguns aditivos para melhorar suas características físicas e/ou mecânicas. Por fim, os tijolos de adobe têm, normalmente, dimensões de 10 x 10 x 20cm e 20 x 20 x 40cm, entretanto, para alguns tipos de amarrações, é possível encontrar com ¾ desse tamanho.
Aplicação/Uso: A busca por novas técnicas construtivas que minimizem o impacto ambiental gerado durante a obra tem feito com que muitas pessoas retornassem seus olhos aos métodos que abrangem a bioconstrução, incluindo casa de adobe. São muitas, aliás, as energias economizadas numa construção como essa. Feitos de barro e um pouco de palha para dar liga – às vezes com pitadas de cal ou cimento, usados como estabilizante –, os tijolos de adobe, diferentemente dos cerâmicos, não passam pela etapa de queima nos fornos de alta temperatura. Secam a sombra ou ao sol, evitando, com isso, desmatamento.
Gesso
Obtenção/Produção: O gesso é um material branco fino que em contato com a água se hidrata, formando um produto não hidráulico e rijo. A produção do gesso se dá pela mineração e calcinação da gipsita, mineral natural produzido pela evaporação de mares. Os depósitos de GIPSITA são formados a partir de sedimentos de salmoura provenientes de antigos oceanos, formados de 100 a 200 milhões de anos atrás. As diferentes condições geológicas de cada local transformaram esses sedimentos em gipsita de diferentes tipos.
Aplicação/Uso: Atualmente o gesso para revestimento interno tem sido bastante utilizado como material para acabamento interno de diversas edificações em construção. A utilização do gesso como material aglomerante para o preparo de pasta ou argamassa para revestimento interno, seja ele teto ou parede, em substituição ao cimento nos mostra ser de fundamental e grande importância, uma vez que o gesso apresenta características tão satisfatórias quanto às do cimento.
Porcelanato
 
Obtenção/Produção: O porcelanato é um tipo de revestimentocerâmico com características específicas, principalmente quanto ao processo de produção. De acordo com a ABNT NBR 15463:2013, são “placas cerâmicas compostas por argila, feldspato e outras matérias-primas inorgânicas, conformadas por extrusão, prensagem ou outros processos”. A diferença entre porcelanato e outros revestimentos cerâmicos é o uso de matérias-primas nobres e alta temperatura (queima superior a 1.200ºC) para compor a massa. Como resultado, temos uma cerâmica que é homogênea, compacta e vitrificada, além de bastante resistente e com baixa absorção de água.
Aplicação/Uso: O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico com opções que podem ser usadas em áreas externas, internas, fachadas, pisos, paredes e muito mais, onde suas estampas são cada vez mais modernas e ousadas.
Fontes Consultadas
· https://brasilescola.uol.com.br/quimica/aco.htm - acesso em 10/08/2022;
· https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185441 - acesso em 10/08/2022;
· https://materioteca.paginas.ufsc.br/marmore-e-granito/ - acesso em 10/08/2022;
· https://materioteca.paginas.ufsc.br/gesso/ - acesso em 10/08/2022;
· http://www.sindicatodaindustria.com.br/publicacoes/2014/05/72,38326/a-producao-do-gesso.html -acesso em 10/08/2022;
· chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://engenhariacivilunip.weebly.com/uploads/1/3/9/9/13991958/trabalho_revestimento.pdf - acesso em 17/08/2022;
· https://pt.slideshare.net/juniorgestao/materiais-de-construo-volume-2-bauer-5-edio?qid=7c9a6310-35d4-48bc-a886-ae3bdb230245&v=&b=&from_search=7 - acesso em 17/08/2022;
· https://www.vivadecora.com.br/pro/casa-de-adobe/ - acesso em 17/08/2022;
· https://oazulejista.blogspot.com/2014/11/como-e-fabricado-o-porcelanato.html#axzz7cESfQ0cb - acesso em 17/08/2022;
· https://archtrends.com/blog/porcelanato/ - acesso em 17/08/2022;
· https://materiaisjr.com.br/vidro-propriedades-e-aplicacoes/?gclid=EAIaIQobChMI25XpkJHO-QIVQ8ORCh3uowYJEAAYASAAEgI02fD_BwE – acesso em 17/08/2022;
· https://pvc.org.br/o-que-e-pvc/ - acesso em 17/08/2022;
· https://www.aecweb.com.br/revista/materias/utilizacao-de-pvc-cresce-na-construcao-civil/780 - acesso em 17/08/2022.

Mais conteúdos dessa disciplina