Buscar

Copia de BANNER MOSTRA CIENTIFICA DE MAD

Prévia do material em texto

Título do Trabalho 
Pneumonia em Lactante: Relato de Caso
Autores e Instituições
MACIEL1, M. L; MENDE2 , I. C. T; LACERDA3 , L. S; ABREL4 , K. B
1,2,3 Acadêmicas de medicina; FAMEAC; 4 Médica clínica do Hospital Municipal de Açailândia 
INTRODUÇÃO
A pneumonia é um distúrbio infeccioso/inflamatório com grande impacto mundial e também cursa com um elevado nível de mortalidade infantil, sendo a pneumonia adquirida na comunidade (PAC) a mais prevalente. Trata-se de uma infecção respiratória aguda, com acometimento de vias aéreas superiores e parênquima pulmonar. A gravidade da doença está diretamente ligada aos seus agentes causais, tempo para diagnóstico e terapêutica adequada. A pneumonia cursa com sinais clínicos inespecíficos, principalmente em lactentes. Fatores como baixo peso ao nascer, permanência em creche, episódios prévios de sibilos e de pneumonia, ausência de aleitamento materno, vacinação incompleta, variáveis socioeconómicas e ambientais contribuem para aumentar a morbidade e a mortalidade da criança pela PAC. O diagnóstico da PAC envolve principalmente as manifestações clínicas e a radiografia do tórax. 
OBJETIVO
Relatar caso de pneumonia em lactante; comparar condutas que devem ser tomadas com leituras de artigos; ressaltar que o diagnóstico da doença deve ser clinico; ressaltar o papel da radiografia como exame complementar para fins de diagnóstico.
MÉTODO
Trata-se de estudo de relato de caso clinico com analise de prontuário médico. Paciente D. A. C. gênero feminino, 7 meses de idade, deu entrada no Hospital Municipal de Açailândia - MA no dia 11 de outubro de 2022, com quadro gripal, febre, tosse seca e evoluindo a um desconforto respiratório (dispneia), a mesma foi avaliada na emergência onde realizaram uma radiografia de tórax, ao exame verificaram a pneumonia não realizaram a internação da criança, deram alta hospitalar e fazer uso da medicação (paracetamol). Passaram-se 02 dias, a febre e o cansaço aumentaram, a mãe retornou ao hospital com criança onde a mesma foi reavaliada por outro profissional. A mãe já sabendo da existência da pneumonia perguntou ao profissional médico se poderia solicitar nova radiografia. Na ocasião foi realizada uma nova radiografia de tórax onde foi detectado uma pneumonia grave em ápice pulmonar (imagem 1). 
Foi realizada a internação da paciente e nas primeiras 24 horas foi feita inalação com antibiótico (ceftriaxona 1g EV diluido em 100 ml SF 0,9%, dar 4 ml de 12 em 12 hs), analgésico/antipiretico (dipirona 0,4 ml + AD, EV 06 06 horas se necessário) e mucolítico (não tem indicação para o uso em criança, mas devido a tosse intensa usaram ambroxol 1,5 ml 8/8h), utilizaram com sulfato de salbutamol (broncodilatador) e foi solicitado que a mãe comprasse Clenil (glicocorticoide) e foi feito inalação com Adrenalina, foram feitas 3 inalações a cada 20 minutos, 2 ampolas a cada 20 minutos com oxigênio inalador. A paciente foi evoluindo bem passou 6 dias internada, recebeu alta com prescrição médica e orientação com retorno médico após 10 dias para ser novamente avaliada.
RESULTADOS
A radiografia de tórax demostrou ser uma grande aliada como exame complementar para o diagnóstico da pneumonia adquirida na comunidade (PAC), juntamente com exame clinico do paciente.
CONCLUSÃO
A PAC é a principal causa de mortes entre as doenças infecciosas. Sua rápida identificação e de suma importância para evitar maiores complicações ou até mesmo óbito. Portanto a suspeita clínica da pneumonia não deve ser descartada pois pode se assemelhar com outras doenças como: bronquite aguda, bronquiolite entre outras afecções respiratórias. A realização da radiografia de tórax e imprescindível, assim como realização de coleta de exames específicos para diagnosticar o agente etiológico.
REFERÊNCIAS
 CAMARGO,Paulo Augusto Moreira; RIEDI, Carlos Antonio. Pneumonia adquirida na comunidade na infância.3.ed. artigo. SBP. julho de 2018
MARK S. Freed, M.D; BURDKE A. cunha, M.D. Principios gerais sobre pneumonia.artigo.
 mendesisraely@gmail.com, luciene.lacerdamedicina@gmail.com, maylannefreitas@hotmail.com
I MOSTRA ACADÊMICA DO EIXO DE AGRESSÃO E DEFESA
 
Imagem 1
Fonte: arquivo dos autores

Mais conteúdos dessa disciplina