Buscar

Desenho da Pesquisa Monike

Prévia do material em texto

1 APRESENTAÇÃO
Eu sou Monike Miranda, atuo como Perita Social no Poder Judiciário de Santa Catarina. Estou cursando duas especializações no momento, sendo uma em Saúde Pública (UNIAMÉRICA) e a outra em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar (UFPR), possuo alguns cursos de qualificação e aprimoramento no âmbito da saúde, visto que desde meu processo de formação tenho a pretensão de atuar na área. O tema proposto para a referida pesquisa emerge logo após compreender sobre a atuação do (a) Assistente Social na Saúde, (objetivo específico da minha monografia) e correlacionar às leituras e pesquisas que viabilizam um melhor entendimento sobre o assunto. 
2 CONTEXTUALIZAÇÃO
Segundo o Ministério da Saúde (2021), no Brasil “340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou 06 prematuros a cada 10 minutos” e as possíveis causas desse fenômeno são variadas. A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 05 anos de idade no mundo. No Brasil essa realidade é agravante, deixando nosso país em 10º lugar em números absolutos de partos prematuros. Na cidade de Matinhos no ano de 2019, conforme o Projeto “Primeira Infância Primeiro”, foram registrados 41 nascimentos com Baixo Peso (pesando até 2.500 gramas). Sabendo que a ação prática do (a) profissional de Serviço Social requer uma visão crítica da realidade vivenciada e habilidade no reconhecimento das situações materiais vividas no âmbito da saúde pública e que o (a) Assistente Social opera nas mais variadas expressões da questão social, levando em consideração, principalmente, os condicionantes e determinantes sociais que incidem sob a saúde da população, compreende-se que é de suma importância levar a percepção e identificação do contexto e das condições sociais que interferem nesse processo de saúde materna e infantil.
3 TEMA
O tema abordado tratará dos impactos das expressões da questão social e sua influencia em nascimentos prematuros. A modalidade a priori será uma monografia, com a possibilidade de se tornar um relato de experiência.
4 OBJETO DE ESTUDO
As principais influências sociais que causaram partos prematuros no período de 2019 a 2021 na cidade de Matinhos.
5 PROBLEMATIZAÇÃO
Para compreender as possibilidades e limites profissionais, frente as expressões da questão social na saúde é necessário entender a ação profissional que deve estar baseada no conhecimento da real situação e dos indivíduos a que são atribuídas. Ensinam Mioto e Nogueira (2006) referidas pelo CFESS (2010), que as intervenções se sustentam no conhecimento da realidade e dos sujeitos para os quais são destinadas, na definição dos objetivos, na escolha de abordagens e dos instrumentos apropriados às abordagens definidas. Desse modo, vale salientar a importância do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para dar suporte emocional, técnico e social para o prematuro e sua família. 
Existem inúmeras causas para um nascimento prematuro, dentre elas a falta de acesso a políticas públicas básicas, pois a prevenção da prematuridade tem seu início antes mesmo da gestação. Ter um planejamento familiar adequado pode evitar tal fenômeno, já que o diagnóstico tardio da gravidez ou até mesmo de doenças que tragam prejuízos na saúde do feto ou da mãe, é considerado um risco para o nascimento antecipado. Outro modo que busca assegurar o desenvolvimento saudável da gestação é o acompanhamento pré-natal, que permite um parto benéfico para o recém-nascido e para a mãe.
De acordo com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o nascimento prematuro é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como aquele que ocorre antes de 37 semanas completas de gestação e pode ser subdividido em: prematuros extremos (<28 semanas), muito prematuros (28-31 semanas) e moderados (32-36 semanas de gestação). Um dos momentos mais importantes do ano, onde são abordadas as questões envolvidas no nascimento prematuro de maneira mais expressiva e assim, sensibilizar e conscientizar mais a sociedade civil sobre o tema é durante o mês de novembro, denominado “Novembro Roxo”.
O Novembro Roxo é o mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade. Especialmente o dia 17, que é o “Dia Mundial da Prematuridade”, data convencionada globalmente. No estado do Paraná, com a PL 41/2015 foi instituído o Dia de Conscientização sobre a saúde do Prematuro, anualmente também na data de 17 de novembro, onde em seu parágrafo único consta: ”Nesta data a Secretaria Estadual de Saúde deverá desencadear campanhas periódicas anuais de conscientização sobre a saúde do prematuro”. Ainda assim, o novembro roxo é pouco conhecido pela população em massa, o que dificulta o entendimento sobre suas causas e consequências.
 
6 QUESTÃO DE PESQUISA
Quais as principais causas de partos prematuros na cidade de Matinhos nos anos de 2019 a 2021?
7 JUSTIFICATIVA
Para proporcionar a prevenção de doenças e promoção de saúde, faz-se necessário pensar além do campo biológico e no fenômeno da prematuridade não pode ser diferente. É imprescindível ter a atenção do Estado e da população para a importância do tema, frisando sempre a relevância de políticas públicas para prevenção e trazer uma análise sobre a qualidade do atendimento oferecido aos prematuros e aos seus familiares, priorizando sempre a humanização no cuidado e tratamentos adequados e de alcance igualitário.
8 OBJETIVO GERAL
Compreender quais são as principais causas de partos prematuros na cidade de Matinhos nos anos de 2019 a 2021.
9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os principais fenômenos da Questão Social durante a gestação de crianças que nasceram prematuras, na cidade de Matinhos entre 2019 a 2021.
- Identificar quais Políticas Públicas é de mais difícil acesso para as parturientes na cidade de Matinhos.
- Compreender quais as potencialidades e dificuldades da Intervenção Profissional, com as gestantes na cidade de Matinhos.
10 METODOLOGIA	
Esta é uma pesquisa de natureza quali - quantitativa. Para coleta de dados, faremos uma pesquisa de campo, onde será realizada uma entrevista com a equipe epidemiológica da cidade de Matinhos. Após a coleta será feita uma análise quantitativa dos dados obtidos. Para alcançar os resultados propostos, faremos nosso próprio banco de dados utilizando a entrevista como base.
11 REFERENCIAL TEÓRICO
17/11 – Dia Mundial da Prematuridade: “Separação Zero: Aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos” https://bvsms.saude.gov.br/17-11-dia-mundial-da-prematuridade-separacao-zero-aja-agora-mantenha-pais-e-bebes-prematuros-juntos/#. Acesso em: 13 set. 2022
Primeira Infância Primeiro – Matinhos.  Organizado por Datapedia.info. https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/municipios/matinhos-pr/ Acesso em: 09 set. 2022
CFESS. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Politica de Saúde. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Politicas Sociais, nº 2, Brasília: CFESS, 2010.
17/11 - Dia Mundial da Prematuridade - Brasil é o 10º no ranking mundial de partos prematuros. https://sp.unifesp.br/epm/ultimas-noticias/prematuridade-novembro-roxo Acesso em: 14 set. 2022.
PL 41/2015 Institui o Dia de Conscientização sobre Saúde do Prematuro, a ser comemorado anualmente em 17 de novembro. file:///C:/Users/teste/Downloads/PL_41_2015_DiaPrematuridadePR.pdf 
12 PRIMEIRA VERSÃO DO SUMÁRIO
CAPÍTULO 01 – POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL
1.1 REFORMA SANITÁRIA
1.2 IMPLEMENTAÇÃO DO SUS
CAPÍTULO 02 – ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE
2.1 SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE 
2.2 A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE
2.3 SERVIÇO SOCIAL E A POLÍTICA DE SAÚDE
CAPÍTULO 03 – PREMATURIDADE NA CIDADE DE MATINHOS
3.1 O QUE É PREMATURIDADE
3.2 QUEM SÃO AS PARTURIENTES DE NEONATOS
3.3 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL QUE ATINGEM AS GESTANTES NA CIDADE DE MATINHOS.
CAPÍTULO 04- OS NEONATOS MATINHENSES
RESULTADO DA PESQUISA.

Mais conteúdos dessa disciplina