Buscar

ESTUDO DE CASO HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base nas leituras estudos defina o que é interdisciplinaridade, indicando sua relevância nas práticas do ensino de História e Geografia conforme os documentos oficiais.
Com base em uma busca feita pelo dicionário encontramos o seguinte conceito: 
Interdisciplinaridade: Comum a duas ou várias disciplinas; Capaz de estabelecer relações entre duas ou mais disciplinas, ou áreas do conhecimento, com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem.
Ou seja, o conceito diz da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico.
www.dicionárioonline.com.br 
Alguns autores apresentam estudos e análises a respeito da interdisciplinaridade e desafiam-nos e instigam-nos a ampliar a compreensão de como a Interdisciplinaridade se apresenta na Educação Brasileira.
No contexto Educacional Brasileiro temos o seguinte objetivo: estabelecer a interdisciplinaridade em documentos educacionais brasileiros, procurando ampliar a compreensão das concepções de interdisciplinaridade presentes no Brasil. Um dos documentos legais, como fonte de pesquisa, têm os Parâmetros Curriculares Nacionais – os PCNs.
Os PCNs compõem em referencial para a Educação no Ensino Fundamental e Médio. Sua natureza é aberta e flexível e têm como função orientar e favorecer a coerência e a organização do Sistema Educacional Brasileiro, socializando incentivos, discussões, pesquisas e recomendações. 
A interdisciplinaridade é considerada capaz de promover relações entre áreas de conhecimento, disciplinas e entre os conteúdos de uma mesma disciplina. Ela permite, também, estabelecimento de diálogos entre os conteúdos das disciplinas, alunos, professores e realidade social. A Interdisciplinaridade pode concretizar-se nos ambientes educacionais com base em projetos interdisciplinares e na organização dos conteúdos.
Dessa maneira fica entendido que o conteúdo programado para o ensino empregará as interdisciplinaridades entre métodos similares permitindo ao estudante, entender a ligação entre os fatores que transformam este mundo desde seus primórdios até os tempos de hoje. Podemos destacar a interdisciplinaridade nos estudos de Geografia e História.
Para Barros (2010) “A História, considerada como campo de produção de conhecimento, já perfaz mais de um século de fortes relações interdisciplinares com a Geografia. À parte o fato de se ter o “homem” e as sociedades humanas como objeto de estudo em comum – por ser este o universo obrigatório de estudo partilhado entre a História e a Geografia Humana – pode-se dizer que o Espaço é o grande mediador das relações entre estas duas disciplinas irmãs. Em que pese que esta ‘consciência da espacialidade’ seja hoje bem compreendida pela maioria dos historiadores como fator fundamental para a definição da própria História, pode-se dizer, todavia, que esta consciência, já plenamente desenvolvida, foi uma conquista da historiografia do último século”.
Para ser interdisciplinar o educador deverá achar pontos abordados nas aulas de Geografia que podem incrementar as aulas de História e vice-versa. Esses pontos inclui levar os alunos a olhar o que ocorre na sociedade e no ambiente, num encontro entre História e Geografia, e ensiná-los a perguntar, pesquisar e comparar.
O trabalho interdisciplinar entre geografia e história propicia muitas formas de ação, pedagogicamente falando, é extremamente propício para o desenvolvimento das disciplinas citadas, pois trata da contextualização sociocultural, relevância científica, tecnológica, social ou cultural associado à comunicação entre os dois conteúdos. 
Além disso, busca a troca de informações e relevâncias entre as duas disciplinas que permitem a reelaboração temática dos dois conteúdos levando em consideração uma fórmula comum resultando em uma aprendizagem mais fácil para o educando em sala de aula. O aluno será o grande favorecido neste caso.