Buscar

Prova discursiva farmacognosia e fitoterapia Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
No interior da planta, ocorrem diferentes processos bioquímicos de extraordinária complexidade. Esses processos constituem, em conjunto, o metabolismo vegetal, que inclui tanto reações simples quanto reações complexas, como a fabricação de alimento mediante a presença da luz (fotossíntese). É o metabolismo geral da planta que permite seu crescimento, desenvolvimento e reprodução, possibilitando, assim, a perpetuação das espécies. Assim, podemos considerar o metabolismo vegetal como sendo dividido em primário e secundário.
Disserte diferenciando esses dois tipos de metabolismo.
Resposta esperada
- No metabolismo primário ou basal, os processos comuns e pouco variáveis a grande parte dos vegetais visam primariamente ao atendimento das exigências fundamentais da célula. Sobre essas necessidades vitais, podemos citar a geração de energia (ATP), o poder redutor (NADPH) e a biossíntese das macromoléculas celulares (carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos).
- Os metabólitos secundários são definidos como moléculas orgânicas resultantes de várias reações anabólicas e catabólicas das estruturas celulares no processo do metabolismo basal e aparentemente não possuem relação com crescimento e desenvolvimento da planta. Assim, esses metabólitos secundários têm importantes funções ecológicas nas plantas: protegem as plantas contra herbívoros e patógenos; servem como atrativos (aroma, cor, sabor) para polinizadores; funcionam como agentes de competição entre plantas e de simbiose entre plantas e microrganismos.
Minha resposta
Caracteriza-se como metabolismo primário, os processos comuns e pouco variáveis à grande parte dos vegetais, visando primariamente ao atendimento das exigências fundamentais da célula.Como a geração de energia, o poder redutor e a biossíntese das macromoléculas celulares (carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos). Resumindo, o metabolismo primário é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do individuo(universal, uniforme, conservativo). Os metabólitos secundários são definidos como moléculas orgânicas resultantes de várias reações anabólicas e catabólicas das estruturas celulares no processo do metabolismo basal e aparentemente não possuem relação com crescimento e desenvolvimento da planta. São característicos de um determinado grupo vegetal, enquanto os metabólitos primários estão distribuídos por todo o reino vegetal. Metabolismo Secundário é responsável pelas relações entre individuo e o ambiente onde ele se encontra ( Singular, múltiplo, adaptativo).
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Observe que a resposta formulada por você contempla o esperado.
2
O conhecimento das plantas medicinais e sua utilização na forma de chás, muitas vezes, é uma das alternativas de tratamento (em alguns casos, a única) para grande parte da população, principalmente a de baixa renda, devido a fatores como custo elevado de medicamentos industrializados e restrição de acesso a um sistema de saúde de qualidade. Entretanto, é preciso notar que o conhecimento popular não é considerado uma ferramenta para legitimar determinada propriedade terapêutica, eficácia e segurança, forma correta de preparo e de uso.
Disserte sobre os principais problemas relacionados ao uso indiscriminado de chás preparados com plantas medicinais.
Resposta esperada
*É imprescindível se atentar a informações sobre cada planta, sua dose, contraindicações e, também, possíveis interações com medicamentos que o paciente já utiliza. *Entre os riscos existentes quanto à utilização das plantas no preparo de chás, pode ocorrer a transmissão de doenças infecciosas (parasitas, bactérias e fungos), *a contaminação por micotoxinas, metais pesados, pesticidas, a própria toxicidade intrínseca à planta, toxicidade ao uso de conservantes adicionados ou, até mesmo, associação de diferentes plantas ou de substâncias sintéticas desconhecidas com ação potencializadora; *por isso, o uso de plantas medicinais não deve ser considerado livre de riscos.
Minha resposta
Entre os riscos existentes quanto à utilização das plantas no preparo de chás, pode ocorrer a transmissão de doenças infecciosas (parasitas, bactérias e fungos), a contaminação por micotoxinas, metais pesados, pesticidas, a própria toxicidade intrínseca à planta, toxicidade ao uso de conservantes adicionados ou, até mesmo, associação de diferentes plantas ou de substâncias sintéticas desconhecidas com ação potencializadora; por isso, o uso de plantas medicinais não deve ser considerado livre de riscos. Alguns chás, quando consumidos em doses excessivas, podem afetar a saúde do coração, causar alterações hormonais, ter efeitos alérgicos ou irritantes e purgativos.

Mais conteúdos dessa disciplina