Buscar

Avaliação 8 ano A B C word 13 a 15 06 22 Teresa

Prévia do material em texto

Avaliação 8º ano A B C
Orientações:
Somente inicie a avaliação no momento em que receber a autorização do professor (a); Leia com muita atenção cada questão; A interpretação das questões faz parte da avaliação; evite rasuras nas questões dissertativas. Nas questões objetivas (teste), as respostas rasuradas serão anuladas.
Lembretes: 
Proibido falar com outros estudantes durante a avaliação; 
Proibido fazer comentários sobre questões. Em havendo qualquer dúvida chamar o professor;
	Nome completo e série:
HABILIDADES TRABALHADAS EM SALA DE AULA:
EFAPE 2º Bimestre: EF89LP29A Identifica mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas, catáforas, uso de organizadores textuais, de coesivos etc.
CAED- Habilidade em recuperação: H 11 (EF67LP38) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de figuras de linguagem. (24% é o percentual de acerto nesta habilidade).
FIGURAS DE LINGUAGEM
Metáfora: A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo conectivo de comparação (como, tal qual) fica subentendido na frase. Exemplos: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)
Comparação: Chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos de comparação (como, assim, tal qual). Exemplos: Seus olhos são como jabuticabas.
Metonímia: A metonímia é a transposição de significados considerando parte pelo todo, autor pela obra. Exemplos: Costumava ler Shakespeare. (Costumava ler as obras de Shakespeare.)
Catacrese: A catacrese representa o emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica. Exemplo: Embarcou há pouco no avião. (Embarcar é colocar-se a bordo de um barco, mas como não há um termo específico para o avião, embarcar é o utilizado.)
Sinestesia: A sinestesia acontece pela associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes. Exemplos: Com aqueles olhos frios, disse que não gostava mais da namorada. (A frieza está associada ao tato e não à visão.)
Hipérbole: A hipérbole corresponde ao exagero de uma ideia feito de maneira intencional. Exemplos: Quase morri de estudar.
Eufemismo: O eufemismo é utilizado para suavizar o discurso. Exemplos: Entregou a alma a Deus. (Nesta frase está sendo informada a morte de alguém.)
Ironia: A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma. Exemplos: É tão inteligente que não acerta nada.
Personificação: A personificação ou prosopopeia é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos a objetos ou aos seres irracionais. Exemplos: O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
Antítese: A antítese é o uso de termos que têm sentidos opostos. Exemplos: Toda guerra finaliza por onde devia ter começado: a paz.
Pleonasmo: Pleonasmo é a repetição da palavra ou da ideia contida nela para intensificar o significado. Exemplos: A mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.). A neve neva bastante.
Aliteração: A aliteração é a repetição de sons consonantais. Exemplos: "Chove chuva. Chove sem parar". (Jorge Ben Jor) (Repetição do CH).
Onomatopeia: Onomatopeia é a inserção de palavras no discurso que imitam sons. Exemplos: Não aguento o tic-tac desse relógio.
Questões:
1.Qual a figura de linguagem presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”, de Mário Quintana?
a) comparação
d) eufemismo
b) metáfora
c) metonímia
2. Qual figura de linguagem está presente nas seguintes frases: Toda minha vida morei no país do futebol. Nunca visitei a cidade maravilhosa.
a) anáfora
b) paronomásia
c) perífrase
d) catacrese
3. Qual é a afirmação incorreta?
a) O Velho Chico ocupa cerca de 8% do território brasileiro. Perífrase
b) Aquele tum-tum do seu coração aumentava cada vez que se aproximava da pretendente. Onomatopeia
c) “Chove chuva, chove sem parar.” (Jorge Ben Jor). Pleonasmo
d) A mim me enganou só uma vez. Antítese
4. Qual das orações abaixo apresenta uma perífrase, também chamada de antonomásia?
a) Saia já para fora!
b) Foi salvo pelo melhor amigo do homem. 
c) “É o pau, é a pedra, é o fim do caminho” (Tom Jobim)
d) Não aguentava mais aquele buá-buá nos meus ouvidos
5. Qual oração é uma comparação?
a) Você parece um burro de carga, só serve os outros e se mata de trabalhar
b) Você é um santo por aturar esta mulher
c) Ele é simplesmente um deus grego.
d) NDA
6. Qual oração é uma catacrese?
a) A nuvem chora, a noite celebra, vida cruel.
b) O cavaleiro, muito cavalheiro, ajudou a moça a descer do cavalo.
c) Olhos frios, tristeza de cheiro, brisa doce.
d) Cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto.

Mais conteúdos dessa disciplina