Buscar

Prévia do material em texto

Ref.: 201801327538
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Mercados de Comércio Eletrônico: Os recentes sistemas para transação em comércio eletrônico são dimensionados e personalizados para permitir a compradores e vendedores se encontrarem em uma variedade de plataformas de comércio em alta velocidade: leilões, catálogos e trocas. Empresas de todos os tamanhos podem agora comprar qualquer coisa, de químicos a produtos eletrônicos, sobras de energia elétrica, materiais de construção ou produtos de papel em mercados de comércio eletrônico empresa-empresa. Atualmente podemos destacar os cinco principais tipos de mercados de comércio eletrônico utilizados pelas empresas. Contudo, muitos portais de comércio eletrônico B2B atendem a vários tipos de mercados.
Coloque dentro dos parênteses o número correspondente aos tipos de mercados de comércio eletrônico.
1. Um para muitos 2. Muitos para um 3. Alguns para muitos 4. Muitos para alguns 5. Muitos para muitos
( ) Mercados de distribuição. Unem fornecedores principais que combinam seus catálogos de produtos para atrair um grande número de compradores.
( ) Mercados do lado da compra. Atraem muitos fornecedores que se aglomeram para dar lance em concorrências de importantes compradores.
( ) Mercados do lado da venda. Hospedam um fornecedor principal, que dita as ofertas e os preços do catálogo de produtos.
( ) Mercados de leilões utilizados por muitos compradores e vendedores que podem criar uma variedade de leilões de compradores ou vendedores para otimizar dinamicamente os preços.
( ) Mercado da área de compra das empresas. Une principais compradores que combinam seus catálogos de aquisição para atrair mais fornecedores e, assim, aumentar a competição e baixar preços.
		
	
	4 - 5 - 2 - 1 - 3
	
	1 - 2 - 3 - 4 - 5
	 
	3 - 2 - 1 - 5 - 4
	
	2 - 1 - 4 - 3 - 5
	
	4 - 2 - 5 - 1 - 3
	
Explicação:
Nessa questão é importante que o aluno conheça o conceito da classificação de cada categoria de comércio eletrônico mostrados na aula 06, e os tipos básicos de transação informados na aula 07 e no Livro Proprietário.
UM VENDEDOR PARA MUITOS COMPRADORES
· Similar ao B2C
· Canal de venda empresarial, através de uma extranet por exemplo, onde um FABRICANTE pode vender a atacadistas ou varejistas.
· Modelos: Catálogo e Leilão
UM COMPRADOR E VÁRIOS VENDEDORES
· Um comprador para convidar fornecedores para uma cotação / apresentação de propostas
· Modelos: licitação ou concorrência.
COMÉRCIO COLABORATIVO OU C-COMMERCE
· Um ou mais parceiros da cadeia de suprimento
E-MARKETPLACE OU BOLSAS
· Muitos Compradores e muitos vendedores
	· 
	 
	Ref.: 201801691259
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa errada sobre comércio eletrônico.
		
	
	Os mercados distribuidores são da categoria alguns para muitos e unem grandes fornecedores, que combinam catálogos, para atraírem um grande público comprador.
	
	As empresas devem repensar a forma de operar os seus negócios, pois o comércio eletrônico não significa apenas mais uma forma de vender e comprar. Comércio eletrônico é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos do negócio.
	 
	Na relação B2C é importante o local físico para desenvolve com os clientes a satisfação, a lealdade e as relações.
	
	No processo B2B atende-se o aspecto de abastecimento do processo comercial. As empresas compram, vendem e negociam umas com as outras.
	
Explicação:
Está errada porque o e-commerce ou simplesmente comércio eletrônico é parte integrante do e-business, constituindo ¿a atividade comercial, alavancada pela internet, que faz a conexão eletrônica entre a empresa e o cliente, ou seja, qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente, sem o contato físico direto¿. Sendo assim, o B2C, transações entre a organização e o cliente final ¿ pessoa física, não necessita de local físico. Existem empresas que são 100% virtuais.
	
	 
	Ref.: 201801362897
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O comércio eletrônico é dividido em algumas categorias.
 I- Na categoria Business-to-Business, o Comércio Eletrônico facilita as aplicações de negócios, beneficiando o gerenciamento de fornecedores, estoque, distribuição, canal e pagamento.
II- Na categoria Business-to-Consumer, o foco é cortar custos, e pode interagir diretamente com diversos vendedores do mundo.
III- Na categoria Consumer-to-Consumer, aplica-se às transações entre as Companhias, podendo ser de produtos ou serviços.
Analisando as sentenças apresentadas acima, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas o item II esta correto;
	
	Apenas os itens II e III estão corretos;
	
	Apenas o item III esta correto;
	 
	Apenas os itens I e II estão corretos;
	
	Apenas o item I esta correto;
	
Explicação:
O item III está errado, porque C2C é a transações entre consumidores, normalmente intermediado por uma empresa.
	
	 
	Ref.: 201801331550
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O uso de tecnologias de internet para interconectar e possibilitar processos de negócios, e-commerce, comunicação e colaboração dentro de uma empresa e com seus clientes, fornecedores entre outros.
Tendo como base o texto acima, podemos afirmar que ele se refere à:
		
	 
	e-business
	
	Internet protocol
	
	Banco virtual
	
	Páginas web
	
	Loja virtual
	
Explicação:
O valor da internet está no binômio alto alcance e custo baixo, ou seja, permite que as pessoas se conectem de modo fácil, barato e rápido a outras pessoas ou empresas em todo o mundo, fazendo com que se comuniquem com as demais em todo o mundo, colaborem umas com as outras em grupos de conversas (Groupware), e acessem informações das mais diversas possíveis.
	
	 
	Ref.: 201801337753
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	OS SISTEMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM SUAS TRANSAÇÕES. CATEGORIZADA COMO B2C (BUSINESS-TO-CONSUMER) AS TRANSAÇÕES ENTRE A ORGANIZAÇÃO E O CLIENTE FINAL, TEM COMO FOCO CORTAR CUSTOS. QUAL DAS OPÇÕES NÃO CARACTERIZA ESSE TIPO DE TRANSAÇÃO?
		
	
	AMERICANAS.COM
	
	SARAIVA.COM
	 
	MERCADOLIVRE.COM
	
	AMAZON.COM
	
	GOL LINHAS AÉREAS
	
Explicação:
O Mercadolivre.com foi categorizado como C2C (Consumer  to Consumer) que nada mais é como sendo uma referência ao comércio eletrônico que se desenvolve entre usuários particulares da Internet. Esse tipo de transação entre consumidores está associada à transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa.  
	
	 
	Ref.: 201801800546
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna do texto a seguir: No tipo de comércio eletrônico ________________, as empresas devem ter como prática o desenvolvimento de praças de mercado eletrônico que sejam marcadas por algum diferencial capaz de seduzir e vender produtos e serviços aos consumidores, clientes pessoas físicas. Uma das opções é a empresa criar um site multimídia com fachadas de lojas virtuais e centros comerciais virtuais, com processamento interativo de pedidos, disponibilização das características dos produtos e serviços, tira dúvidas online e sistemas seguros para pagamento eletrônico.
		
	
	C2C
	 
	B2C
	
	E2P
	
	C2B
	 
	B2B
	
Explicação:
Na classificação do comércio eletrônico, temos algumas categorias como B2B, B2C e C2C. Essa definição se refere a B2C.
	
	 
	Ref.: 201801110674
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma pessoa resolve abrir uma loja virtual em um dos sites de comércio eletrônico espalhados pelo mundo. Os seus produtos, então, são oferecidos para a compra imediata ou em forma de leilão.  Esse tipo de comércio é denominado: 
		
	 
	Comércio eletrônico consumidor-consumidor (C2C)
	
	Comércio eletrônico fornecedor-consumidor (F2C)
	
	Comércio eletrônico consumidor-fornecedor (C2F)
	 
	Comércio eletrônico empresa-consumidor (B2C)
	
	Comércio eletrônico empresa-empresa (B2B)Ref.: 201801691270
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quando os vendedores são organizações e os compradores são pessoas físicas, temos:
		
	
	Comércio Móvel (m-commerce).
	
	Business-to-business (B2B).
	
	Comércio colaborativo (c-commerce).
	
	Consumer-to-consumer (C2C).
	 
	Business-to-consumers (B2C).
	
Explicação:
Business-to-consumers (B2C). Transações entre organizações (Produtos ou Serviços).
Uma empresa vendendo para outra empresa é B2B.
Exemplo: fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra.

Mais conteúdos dessa disciplina