Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UM SONHO DE LIBERDADE
 As pessoas tem na mente que o milagre é um acontecimento extraordinário, incomum ou formidável que não pode ser explicado pelas leis naturais. O maior feito de Milagre na Cela 7 filme turco, com direção de Mehmet Ada Öztekin é um remake de uma produção coreana, que se tornou um sucesso assim que chegou no catálogo da Netflix.
 De extrema sensibilidade, seja com o enredo ou com a belíssima fotografia e trilha sonora dramática sempre presente, o filme está fazendo muita gente se debulhar em lágrimas abordando temas como a relação entre pai e filha, bullying, injustiça, críticas sociais, abuso de poder, falha no sistema carcerário, intolerância, discriminação, como podemos observar são temas não só relacionadas na ficção, em várias situações na sociedade podemos observar essas mesmos acontecimentos. O filme tem feito muito sucesso porque nos faz pensar sobre várias questões sociais importantes, e em alguns momentos nos convida á olhar o próximo de maneira diferente.
 A trama conta a história de Memo um pai solteiro, que mora com a avó em um pequeno vilarejo sem muitas condições financeiras e ainda tem uma deficiência intelectual. Muito amável o rapaz é conhecido e querido por todos do vilarejo, mais é sua filha Ova que sofre com a situação sofrendo bullying no colégio. Até que acontece um fato inesperado por todos, a filha do tenente é morta e Memo parece culpado. Em tanto, julgado pela morte da menina , ele é condenado á prisão injustamente, deixando sua mãe e sua filha inconformadas e sem acreditar no que estava acontecendo.
 Ao chegar na prisão Memo é levado para a cela 07, onde não é aceitado pelos companheiros devido ao crime que todos diziam que ele tinha cometido á uma criança, sendo assim Memo é atacado agressivamente por todos membros da cela. Não há maldade em Memo, e assim como nós que estamos acompanhando a história do outro lado da tela, nos apegamos a ele, todos companheiros da cela também se apegarem e esforça em entendê-lo e transformar sua vida ali o melhor possível.
 Porém o tenente não conformado com a morte da sua filha tenta amenizar sua dor, decidindo sacrificar Memo pela culpa do assassinato, causando comoção sentimental no seus companheiros da cela e em todos telespectadores que acompanham a trama por saber que Memo é inocente. Do lado de fora da prisão, temos a luta de Ova para provar que o pai é inocente, principalmente ela que mesmo encontrando uma testemunha que viu todo o acidente, não consegue fazer sozinha, assim como Ova está empenhada em salvar seu pai da morte, todos dentro da prisão também estão. A forma com que a filha do nosso protagonista se relaciona com o mesmo e com o mundo, conquista a todos, de como os dois os enxergam com o olhar de serem humanos e não pelo que eles fizeram. Vemos nessa parte do filme ladrões, assassinos, criminosos se tornarem companheiros de verdade de uma criança e de seu pai, tão criança quanto ela.
 O final do filme aponta reviravoltas absurdas, deixou muita gente confusa e curiosa sobre quem é Yusuf, um personagem central para a grande reviravolta do filme. Ao longo do filme, descobrimos que Yusuf na verdade é o avô da Ova e no passado, ele matou a mãe da garota e para se redimir se sacrifica por Memo.
 O filme deveria ser assistido por todos, ele traz vários pensamentos e nós instiga a pensar sobre a vida, se você é do tipo que “ entra no filme “ com certeza irá se emocionar muito ao longo das cenas. A maior conquista de Milagre na Cela 7 é captar a bondade e amor que prevalecem durante um acontecimento terrível, sem perder sensibilidade nos momentos dramáticos, é de uma sensibilidade ímpar e sua forma poética com que é desenvolvido vai quebrando todas as barreiras que o público possa ter, o que nos aproxima daquele universo e acaba gerando uma empatia muito grande por seu protagonista.
 Além de uma sensibilidade demostrada pelo diretor, há também pelo ator principal nos detalhes, na simplicidade em alguns momentos e maestria ao interpretar, o autor consegue interpretar o drama de uma pessoa com deficiência mental e sobretudo a nobreza de coração e o lado extremamente humano. Leva-nos a uma reflexão, á respeito de como em muitos processos é deixado de lado a investigação apurada e atenta aos detalhes, mostra-nos a realidade nua e crua onde o poder da patente se sobrepõe a verdade dos fatos. Recomendo a assistirem a este filme com olhar atento e coração aberto, já que, em tempos difíceis, nunca é demais dar destaque à sensibilidade e o lado bom do ser humano.