Buscar

Prévia do material em texto

COLÉGIO OTÁVIO NOGUEIRA COSTA
TRABALHO
 DE 
HISTÓRIA
Segunda Guerra Mundial
ALUNOS:
 Alice Dantas
José Allyson
Matheus Costa
Raul Oliveira
Yohana Laysa
PROFESSORA: 
Raquel Nunes
01 Período Entreguerras
CONDIÇÃO PÓS PRIMEIRA GUERRA
Após o fim da Primeira Guerra, foi assinado entre as potências europeias o Tratado de Versalhes, em 1919.Tratado sanções à Alemanha, dentre elas o alto da indenização outros custos econômicos que deixaram a Alemanha em uma profunda crise econômica. 
Mas só a Alemanha saiu destruída da Grande Guerra. Também o restante dos países europeus envolvidos precisou encarar a reconstrução, e o dinheiro para isso veio sobretudo dos Estados Unidos da América, considerado o grande vencedor da Guerra.
Porém, a desigualdade social era gritante: metade da população estava abaixo da linha da pobreza. A modernização resultou em uma superprodução, diminuindo o preço dos alimentos aumentando os estoques.
CRISE 1929 ALIADA AOS PARTIDOS TOTALITÁRIOS
Em 1929, o mercado não aguentou a especulação de ações na Bolsa de Valores e essas passaram a perder valor, culminando no Crash (queda) Bolsa de Nova York, em 29 de outubro de 1929.
E no início de uma grave crise econômica que atingiria todos os países de economia capitalista.
A Alemanha, enfrentou recuo econômico com Crise de 1929, fortalecendo o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista), fundado em 1920.
Liderado por Adolf Hitler, o Partido culpabilizava judeus pela situação econômica do país e defendia a superioridade alemã. Em 1933, Hitler chegou ao poder, apoiado por grande parte econômica e moral em que encontrava desde a derrota de 1918.
Também a Itália viveu no período a ascensão de um regime totalitário, o fascista, cujo líder era Benito Mussolini. 
02 Causas/Motivos
Alemanha não aceitando suas punições do tratado de Versalhes e com sua política expansionista nazista se militarizou desrespeitando o tratado de Versalhes, mas não foi impedida pelas as potências vencedoras da primeira guerra.
A Alemanha foi considerada culpada da primeira guerra e com o tratado de Versalhes país perdeu territórios dentro e fora da Europa recebeu uma grande multa e foi obrigado a se desmilitarizar, entretanto a Alemanha não aceitou e desrespeitou o tratado de Versalhes se militarizando, porém não foi impedida pelos países vencedores da primeira guerra mundial, já que eles tinham lembranças vividas e buscavam evitar uma nova guerra a todo custo. Com isso, ouve o expansionismo nazista vinculado a uma superioridade racial e que os povos germânicos precisavam de mais espaços. Assim, a Alemanha expandiu suas fronteiras e eliminou os povos de outras etnias. Alguns dias antes do início da segunda guerra, a Alemanha fez um tratado com a União Soviética para a Alemanha atacar a Polônia e a União Soviética não ser atacada pela Alemanha.
Os nazistas, por fim, assumiram o poder na Alemanha, em 1933, e iniciaram a construção de um governo totalitário. Progressivamente, eles procuraram recuperar a economia alemã e reorganizar o exército alemão (desestruturado desde a Primeira Guerra). Uma vez que as forças militares alemãs eram fortes o bastante, deu-se início à expansão territorial.
A expansão territorial defendida pelos alemães fazia parte de um elemento da ideologia nazista que defendia a formação de um “espaço vital” que abrigaria os arianos. A prosperidade dos alemães seria garantida por meio da exploração de povos enxergados como “inferiores”, como os eslavos.
No final da década de 1930, os alemães voltaram-se, a princípio, contra a Áustria, nação historicamente de idioma e cultura alemãs. Planos de unificação da Alemanha e Áustria tinham sido ventilados após a Primeira Guerra, mas foram barrados durante as negociações que levaram à assinatura do Tratado de Versalhes.
03 Consequências
O FIM DO EXTREMISMO DITATORIAL E DAS IDEOLOGIAS FASCISTAS E CONSERVADORAS
O fim da guerra possibilitou a inserção do governo social-democrata e resultou no Estado de bem-estar social na Europa, em que todos os indivíduos tinham direito a bens e serviços, que deveriam ser garantidos pelo Estado. Sobre as ideologias fascistas pode-se dizer que elas não estão em evidência como antigamente, mas, infelizmente, vive-se um período em que o regime autocrático e o fascismo voltam a surgir com novas características. 
NÚMERO DE MORTES
Entre as Consequências da Segunda Guerra Mundial a mais sentida é a quantidade de mortes, civis e militares. Estima-se que morreram entre 70 a 85 milhões de pessoas, o maior número de toda a história. 
CRIAÇÃO DA ONU
A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) também é considerada uma das Consequências da Segunda Guerra Mundial. Quando a Segunda Guerra acabou, muitos líderes mundiais estavam preocupados com a possibilidade desses episódios se repetirem. Para evitar que isso ocorresse, 50 países se reunião durante a Conferência de São Francisco nos Estados Unidos, no ano de 1945, para a criação da ONU.
O principal objetivo da ONU é o de atuar na defesa dos Direitos humanos, mediar conflitos internacionais e promover a paz entre os países.
Além disso, a Segunda Guerra produziu um dos crimes mais atrozes contra a humanidade: o assassinato de 6 milhões de judeus em escala industrial.
A eliminação física deste povo fazia parte de um projeto de Adolf Hitler (1889-1945), conhecido como Solução Final. Para realizá-lo, os nazistas elaboraram um complexo sistema de extermínio em campos de concentração e de morte.
CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS DA SEGUNDA GUERRA
Além das perdas humanas, o conflito custou 1 trilhão e 385 bilhões de dólares em perdas monetárias. Do montante, 21% coube aos Estados Unidos, 13% à União Soviética e 4% ao Japão.
Todos os 72 países envolvidos acumularam perdas em diferentes proporções. Houve intensa queda na produção industrial e os investimentos dos governos foram direcionados para a guerra, em detrimento de outras áreas, gerando intensos problemas sociais.
Se para a maioria dos países houve perda, para os Estados Unidos, a guerra resultou em fortalecimento de sua posição imperialista e econômica. Afinal, este país não foi atacado e, portanto, não foi preciso destinar recursos para sua reconstrução.
CONSEQUÊNCIAS GEOPOLÍTICAS DA SEGUNDA GUERRA
Após a Segunda Guerra Mundial novos países surgiram e alguns tiveram suas fronteiras redesenhadas.
Enfraquecimento da Alemanha e divisão do território
Depois da derrota, a Alemanha se fragmentou, primeiro era só uma diferença ideológica, mas depois se transformou em territorial. Com a construção do Muro de Berlim, em 1961, o país se dividiu em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental e ficou assim por quase 30 anos, até a Queda do muro de Berlim, em 1989.
No Brasil, a Segunda Guerra Mundial influenciou diretamente no fim do governo Vargas. Intelectuais, políticos de várias tendências, e parte da população questionam a contradição de mandar soldados para defender a democracia enquanto se vivia uma ditadura no Brasil.
Getúlio Vargas é deposto em 1945 através de um golpe articulado entre as Forças Armadas e conservadores. As eleições presidenciais acontecem no ano seguinte e dão vitória a Eurico Gaspar Dutra.
Por sua vez, a Força Expedicionária Brasileira é desmobilizada ainda na Europa, pois Vargas temia que este contingente se voltasse contra ele.
Igualmente, o Brasil continua alinhado política e culturalmente com os Estados Unidos, cuja aproximação se deveu através da política da Boa Vizinhança.
No entanto, pela sua participação no conflito, o Brasil é convidado a entrar na Organização das Nações Unidas (ONU).
04 Fim da Guerra
8 DE MAIO DE 1945
· DIA D
· Séries de operações desencadeadas a partir do “Dia D”, isto é, 6 de junho de 1944. Foi nesse dia que soldados aliados desembarcaram na Normandia.
· ALEMANHA FRAGILIZADA
· Os aliados já haviam bombardeado pontos, estratégicos alemães, e a resistência francesa já havia feito o trabalho de sabotagem para impedir a reação dos alemães.
· HITLER SE SUICIDOU 
· Após a chegada dos aliados em Berlim, Hitler se abrigou em seubunker. Então, no dia 30 de abril de 1925, quando os soviéticos se encontravam a três quarteirões de seu abrigo subterrâneo, Hitler se suicidou juntamente com sua esposa e seu ministro da propaganda.
· RENDIÇÃO OFICIAL DA ALEMANHA
2 DE SETEMBRO DE 1945
· A GUERRA PROSSEGUIA NO ORIENTE 
· ESTADOS UNIDOS BOMBARDEIA O JAPÃO
· Com incessantes bombardeios americanos as cidades japonesas, os japoneses continuaram a lutar.
· LANÇAMENTO DE DUAS BOMBAS ATÔMICAS
· Para pôr um ponto final na guerra, e ao mesmo tempo, a rendição do Japão, os Estados Unidos decidiu lançar 2 bombas atômicas sobre a cidade de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, e Nagasaki, em 9 de agosto de 1945.
· O evento traumatizante causou um impacto devastador, forçando o imperador a se render, pondo fim à guerra.
PACAJUS-CE, 25/04/2022
PACAJUS-CE, 25/04/2022

Mais conteúdos dessa disciplina