Buscar

Biomas, Domínios e Ecossistemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Biomas, Domínios e Ecossistemas Aula de geo – 1º ano
Bioma, domínio e ecossistema são termos ligados e utilizados ao mesmo tempo nas áreas da biologia, geografia e ecologia, mas, não significando em absoluto que sejam palavras referentes a um mesmo conceito. São todos empregados quando se pretende dividir um território de acordo com suas paisagens naturais.
Biomas são grandes áreas ou ecorregiões geográficas, de até mais de um milhão de quilômetros quadrados (uma dimensão que equivale a pouco menos que o estado do Pará ou a África do Sul), com condições ambientais específicas, onde ocorre interação entre os fatores no conjunto natural (relevo, clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo). Apesar da diversidade de vegetação, a paisagem apresenta-se com certa uniformidade, havendo porém, dificuldade de definição de seus limites naturais.
Como exemplo de biomas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos:
· Mata Atlântica; Cerrado; Amazônia; Caatinga; Pantanal; Pampa
Domínio é o conjunto natural em que há interação entre o clima e os elementos relevo ou vegetação determinantes. Possui o domínio certa ordem de grandeza, geralmente apresentando-se como uma área menor que o bioma. Neste conjunto há certa coerência nos aspectos de relevo, tipos de solo, vegetação, clima e hidrografia. Modernamente, substitui o termo zona (como por exemplo, zonas tropicais, zonas temperadas, subtropical, etc.). Definimos os domínios morfoclimaticos brasileiros a partir de características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas, havendo seis importantes destes espaços em território brasileiro:
· Domínio Amazônico
· Domínio dos Cerrados
· Domínio dos Mares de Morros
· Domínio das Caatingas
· Domínio das Araucárias
· Domínio das Pradarias
Finalmente, o ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Exemplos de meio ambiente são lagos, floresta, savana, tundra, etc. É complexo que compõe o ecossistema onde ocorre a interação entre seres vivos e os elementos não-vivos (bióticos e abióticos), havendo a transferência de energia e matéria entre eles. Um domínio pode conter mais de um bioma e de um ecossistema.
Os principais ecossistemas brasileiros são:
· Floresta Amazônica
· Mata Atlântica
· Cerrado
· Caatinga
· Campos
· Pantanal
· Restingas e Manguezais
É importante notar os diferentes biomas, domínios e ecossistemas presentes no território nacional, atestando a diversidade climática, vegetal, animal e de relevo que estão contidas entre as fronteiras terrestres. Tal variedade cultural e paisagística, além da falta de praticamente qualquer conflito étnico e fronteiriço deixa o Brasil em posição privilegiada, ressaltando seu potencial turístico, sobretudo o turismo ecológico.
Tipos de biomas e ecossistemas: terrestres e aquáticos
O Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas que atuam de maneira estável. Formados por seres vivos eles desempenham um papel importante para o homem e a vida na terra. Os ecossistemas são conjuntos formados por todas as comunidades que vivem e interagem em uma determinada região. Veja abaixo os tipos de bioma e ecossistemas.
Tipos de Bioma
Epinociclo: É o biociclo terrestre, um conjunto de seres vivos que vivem sobre a terra firme a apresenta quatro biócoros diferentes, que são as savanas, as florestas, os desertos e os campos.
A floresta surge em vários biomas diferentes, como por exemplo, o Bioma da Floresta Amazônica, Bioma da Mata Atlântica, e o Bioma da Taiga. Já a Savana se apresenta em Cerrado, Caatinga, Pantanal e Serengueti.
No campo podemos observar as Pampas, as Pradarias e os Estepes. No deserto temos o Deserto do Saara, da Líbia, da Arábia e de Calaári.
Talassociclo: É o biociclo marinho. É o conjunto dos seres vivos que vivem em água salgada que podem ser apresentados pelo nécton, plâncton e os bentos.
Limnociclo: É o biociclo dulcícola, isto é, o conjunto dos seres vivos que vivem em água doce.
Tipos de ecossistemas
Ecossistemas terrestres
Em nosso país temos vários ecossistemas terrestres, como por exemplo, a Amazônia, a Caatinga, os Campos, os Campos do Sul do Brasil, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias do Brasil, a Mata de cocais e o Pantanal.
Ecossistemas aquáticos
Nos Ecossistemas aquáticos encontramos os Costeiros, Manguezais, Restingas, Sapais e os Oceânicos.
Podemos dividir o ecossistema aquático em Marinho e de Água Doce. O Marinho inclui o oceano e o mar. É interessante citar que a vida surgiu e evoluiu neste ecossistema.
Já o Ecossistema de água doce é fundamental para os animais, as plantas e as pessoas que vivem em todo o seu redor. Vale ressaltar que a fauna dos rios compreende anfíbios, peixes, além de uma enorme variedade de animais invertebrados aquáticos. Os rios e as suas planícies de inundação, as margens, sustentam ecossistemas valiosos e variados, não apenas pela qualidade da água doce para o devido suporte da vida, mas para os muitos insetos e plantas que sustentam e ainda que formam a base da cadeia alimentar.

Mais conteúdos dessa disciplina