Buscar

Prévia do material em texto

Resposta A
Ter saúde é um dos principais fatores quando se trata da questão boa qualidade de vida e vida saudável. A saúde tem mudado seu conceito de uns anos para cá, quando falamos em ter uma boa saúde, não estamos falando apenas de não está doente, e sim, de estar bem em todo um contexto; exemplo: no trabalho, em meio à sociedade, em sua moradia, em seu estado emocional, no seu psicológico, em fim, é um conjunto de fatores que se considera está saudável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1946 define saúde como um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. (Portrait; Lindeboom; Deeg, 2001). 
Para entendermos melhor o que é saúde devemos compreender os fatores e os determinantes permanentes ou biológicos têm, por exemplo, a idade, o sexo, os fatores genéticos; os determinantes económicos e sociais, onde temos exemplo à posição o estrato social, o emprego, a pobreza, a exclusão social; os ambientais, tais como a qualidade do ar e da água, ambiente social; e o estilo de vida de cada indivíduo.
Segundo o pesquisador da USP, o programa Saúde da Família tem se destacado tanto pelo tamanho de sua cobertura, quanto pela sua eficiência no controle da mortalidade infantil e da hospitalização de pessoas causada por doenças crônicas como (hipertensão e diabetes). Instalado em 1994, segundo o ministério da saúde, o programa atende 123 milhões de pessoas em quase todos os municípios. Contrariamente ao modelo de atendimento emergencial ao doente, essa estratégia valoriza as ações de acompanhamento da saúde. Conectada a uma Unidade Básica de Saúde, a equipe multifuncional incluindo, (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, auxiliar de saúde bucal, etc.). 
Resposta B
Para criar um projeto de intervenção em uma comunidade é preciso primeiro conhecer a realidade e o estilo de vida das pessoas que compõem o local. No caso das crianças de Florianópolis que brincam em Lages, local que oferece riscos a saúde. Independente da minha atuação, como profissional de saúde, estaria propondo uma ação coletiva de saúde e educação, junto com a equipe multidisciplinar e a escola dessa localidade. Promovendo palestras falando sobre os riscos que essas crianças correm ao brincar nesse local, para evitar que mais crianças se acidentassem. Junto a escola e a comunidade, levaria para o setor responsável pelo poder publico municipal a criação de um projeto, que contemplasse um local adequado para o lazer dessas crianças. 
Referencias:
https://www.scielosp.org/article/sausoc/2017.v26n3/676-689/
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/06/05/6-programas-de-saude-publica-do-brasil-considerados-referencia-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola-no-mundo.htm

Mais conteúdos dessa disciplina