Buscar

Resumo Rodrigo Gomes de Melo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
Bacharel em Sistema de Informação
	
Aluno:
RODRIGO GOMES DE MELO
Resumo Gestão da inovação tecnológica
· Conceitos em ciência, tecnologia e inovação
Inovações tecnológicas incluem novos produtos, processos, serviços e também mudanças tecnológicas em produtos, processos e serviços existentes. Uma inovação é implementada se for introduzida no mercado ou for usada dentro de um processo de produção. Para se chegar ao sentido exato de inovação, é necessário diferenciar conceitualmente invenção e inovação, ao passo que a inovação, sendo um produto, serviço ou processo que pode ser comercializado, tenha um mercado potencial e é obtida com base em conhecimentos técnicos, em invenções recentes ou provém de trabalhos de p&d. Para que a ideia de um novo produto ou processo inventado passe a ser uma inovação, é necessário que seja colocado à disposição do mercado e principalmente usado por ele. As possibilidades técnicas abertas pela nova ideia devem ser associadas à criação de oportunidades de mercado.
A inovação não envolve só conhecimentos teóricos ou práticos, mas também conhecimentos nas áreas de marketing e da gestão das organizações, envolve mudanças no universo de conhecimentos tecnológicos prévios, no sentido em que diz respeito a alterações na base de conhecimentos tecnológicos da empresa.
Na primeira fase, chamada de experimentação, evidencia-se a entrada de um número crescente de organizações disputando o mercado, até que uma, ou um pequeno grupo delas, consegue sobressair-se por meio de uma inovação que proporciona o domínio do mercado. A primeira fase é o domínio da tecnologia no nível operacional e em seguida é a fase da formação para imitação, em que se copiam os procedimentos industriais e quando ocorrem as adaptações, os aperfeiçoamentos e as inovações tecnológicas, como ponto máximo do processo de formação.
Inovação incremental, ou menor, é aquela representada pelas mudanças técnicas menores surgidas da acumulação de experiências, assim como as melhorias de produto e/ou processo introduzidos posteriormente à inovação original, inovação radical ou maior, seria aquela atividade criativa associada à gestão de mudanças tecnológicas maiores. As inovações incrementais envolvem pequenas melhorias em acabamentos, qualidade, funcionalidade acrescida etc, já as inovações radicais envolvem as profundas alterações no conjunto de conhecimentos aplicados.
· Modelos de mudança tecnológica
Os modelos lineares são um fato reconhecido que o processo de inovação não é linear, a ideia de que a pesquisa fundamental da origem a pesquisa aplicada resulta por sua vez em um protótipo, que após uma fase de engenharia resulta em um produto comercial e é apenas uma aproximação grosseira.
Modelo Science-push: Pesquisa básica orientada pela curiosidade > Pesquisa aplicada > Desenvolvimento experimental > Inovação tecnológica.
Modelo Market-pull: Procura pelo mercado > Pesquisa aplicada > Desenvolvimento experimental > Inovação tecnológica.
A primeira categoria se mostrou muito atraente para os cientistas, pois justifica maiores investimentos em pesquisa básica, já a segunda categoria possui como ponto de partida ao processo de inovação tecnológica o fator da procura pelo mercado, mais do que a disponibilidade de conhecimentos científicos.
· Modelos Interativos
Ao menos dois desenvolvimentos intelectuais foram necessários para que emergissem os modelos interativos. Um deles dizia respeito ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no âmbito cultural e o outro tratava das relações entre conhecimento e tecnologia.
O segundo desenvolvimento necessário para que emergisse o modelo interativo era muito mais sutil. Enquanto se pensava que as teorias e as descobertas tinham tais implicações, a tecnologia podia ser vista como uma atividade rotineira sempre que as implicações fossem deduzidas e compreendidas. Qualquer inovação tecnológica poderia ser seguida no tempo e ser compreendida como uma consequência lógica da mais recente teoria científica ou uma descoberta feita nessa linha de desenvolvimento.
Entre os modelos de tipo interativo, existe o modelo de dois fluxos (two-stream) referido por Gibbons (apud Ruivo111). Esse modelo combina a ideia da interação entre as culturas científica e tecnológica com a abordagem demand-pull. O two-stream model favorece o apoio tecnológico e a pesquisa técnica, se o objetivo é promover a inovação tecnológica, mas também sugere que um importante aspecto da política pública deveria ser dirigido à necessidade de manter linhas de comunicação abertas entre ciência e tecnologia.