Buscar

Prévia do material em texto

Resíduos sólidos
Resíduos de alimentos (refeitórios) - Compostagem, para obtenção de composto orgânico para aplicação no solo
Papelão/papel - Empresas de reciclagem ou comerciantes de aparas de papel, após a formação de fardos.
Madeira - Utilização como combustível nas fornalhas das caldeiras a lenha.
Óleos lubrificantes- Empresas de reciclagem de óleo (rerrefino)
Resíduos da caixa de gordura e peneira- Compostagem, para obtenção de composto orgânico para aplicação no solo
Lodo biológico da ETE- Após desidratação do lodo biológico em leitos de secagem, bags ou centrífuga tipo “decanter”, esses resíduos devem passar por um processo de desinfecção, com adição de cal, para serem destinados à aplicação no solo mediante autorização do órgão ambiental.
Cinzas e fuligem das caldeiras- a lenha Aplicação em áreas agrícolas, como fonte de potássio, mediante receituário agronômico.
Equipamentos de proteção individual - Empresas de tratamento térmico (coprocessamento ou incineração) ou ser encaminhados a um aterro industrial licenciado para a classe do resíduo em questão.
Lâmpadas fluorescentes -Empresas de reciclagem de lâmpadas fluorescentes.
RESIDUOS LIQUIDOS 
Os efluentes líquidos industriais nada mais são do que despejos líquidos originários de diversas atividades desenvolvidas na indústria, contendo leite e produtos do leite, detergentes, desinfetantes, areia, lubrificantes, açúcar, pedaços de frutas, essências e condimentos diversos, diluídos nas águas de lavagem de equipamentos, tubulações, pisos e demais instalações da indústria
O sistema de tratamento é composto por 4 caixas de gordura, que funcionam também como tanques de equalização, interligadas e ligadas ao Reator Anaeróbio Compartimentado de fluxo ascendente, constituído de 3 câmaras em série, e 2 leitos de fluxo subsuperficial horizontal, também em série, cultivados com Typha sp., para o tratamento dos resíduos líquidos do laticínio.
No processo de tratamento são utilizados produtos químicos, tais como: agentes de coagulação, floculação, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento; através de reações químicas promovem a remoção dos poluentes ou condicionem a mistura de efluentes a ser tratada aos processos subsequentes.
As caixas de gordura, usadas também como tanques de equalização e para correção de acidez são caixas de água em polietileno.
A utilização de flotador em vez de caixas de gordura no sistema pode aumentar a sua eficiência, uma vez que o resíduo líquido de laticínios é rico em gordura que pode afetar o funcionamento de todo o sistema, principalmente do reator anaeróbio.
deve-se avaliar a possibilidade de reaproveitamento da água residuária tratada, na própria indústria, principalmente no abastecimento da caldeira, após tratamento adequado para remoção de dureza desta água, visando economia e proteção ao meio ambiente por não fazer o lançamento do resíduo tratado em corpos receptores.