Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SAVE
FICHA 02/GGP/B2/2019: Exercicios sore Herança Mendeliana/autossomica 
I – parte 
1. A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual è a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC
2. Um homem de pele com pigmentação normal e olhos castanhos casa-se com uma mulher de fenótipo igual ao seu. Sabendo-se que o casal já tem um filho albino de olhos azuis, qual a probabilidade de num próximo nascimento este casal vir a ter uma filha de olhos azuis e com a pigmentação da pele normal?
3. Certo tipo de miopia é um carácter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com adontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes, tendo o casal um filho míope e com dentes. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?
4. A polidactilia (presença de mais de 5 dedos em cada membro) é condicionada por um gene dominante P. Se um homem com polidactilia, filho de mãe normal, casa-se com uma mulher normal, qual a probabilidade que têm de que em sucessivas gestações venham a ter 6 filhos com polidactilia?
5. Na espécie humana, um determinado carácter é causado por um gene autossómico recessivo. A probabilidade de um homem híbrido produzir espermatozóides contendo o gene recessivo 
6. Os tomateiros altos são produzidos pela acção do alelo dominante A e as plantas anãs por seu alelo recessivo a. Os caules peludos são produzidos pelo gene dominante P, e os caules sem pêlo, por seu alelo recessivo p. Uma planta dihibrida alta, peluda, é submetida ao cruzamento ‘teste. Da análise da F1 118 plantas eram altas e peludas, 121 anãs sem pêlo, 112 altas sem pêlo e 109 anãs peludas, Faça o diagrama do cruzamento, a) Qual é a proporção de alta para anã, de peludas para sem pêlo. b) Estão estes dois loci segregando se independentemente um do outro? 
7. Qual a probabilidade de um casal de olhos castanhos em que ambos os cônjuges são heterozigotos ter 3 filhas de olhos castanhos e 2 filhos de olhos azuis?
8. Se consideramos que, no problema anterior, o casal deseja que as 3 filhas de olhos castanhos nasçam em primeiro lugar e seguidamente e, só depois, nasçam os filhos de olhos azuis, como ficaria, então, a probabilidade?
9. Um homem destro, heterozigoto para este caráter, que não possui a capacidade de enrolar a língua, casa-se com uma mulher canhota, com a capacidade de enrolar a língua, heterozigota para o último caráter. Qual a probabilidade de o casal mencionado vir a ter uma filha homozigota para ambos os caracteres?
10. Um casal de olhos castanhos (dominante) tem 4 filhos de olhos azuis (recessivo). Pergunta-se:
a) Qual é a probabilidade de o 5º ter também olhos azuis?
b) Qual é a probabilidade de que ele tenha olhos castanhos?
11. Numa família com 9 filhas, qual é a probabilidade de o décima criança ser homem?
12. O gene AA é dominante para determinado carácter e a é seu alelo recessivo. Em quatro cruzamentos entre um indivíduo Aa e um indivíduo aa, os descendentes foram Aa. A probabilidade de, no quinto cruzamento, o descendente ser aa.
13. A árvore genealogia abaixo descreve a sequência de transmissão da característica recessiva numa família. Qual é probabilidade de nascer uma menina afectada do cruzamento de 3 com 1.
14. Pelos dados fornecidos, quais os indivíduos que não se podem determinar ou ter a certeza dos seus dos genótipos.
15. A queratose (anomalia da pele) é devido a um gene dominante Q. Uma mulher com queratose, cujo pai era normal, casa-se com um homem com queratose, cuja mãe era normal. 
16. Se esse casal tiver quatro filhos, qual é a probabilidade de todos eles apresentarem queratose. Elabore a árvore genealógica.
17. Se no cruzamento-teste, uma cobaia fêmea de cor preta produz pelo menos um descendente branco, determine: (a) o genótipo e o fenótipo do genitor macho que produziu o descendente branco, (b) o genótipo desta fêmea. 
18. Elabore um quadro que ilustra as diferenças e as semelhanças entre a dominância completa, a dominância incompleta e a co-dominância. 
19. Sabe-se que um locus génico com alelos codominantes governa a cor das penas de galinhas de modo que o genótipo FPFP determina o preto, FBFB determina salpicada de branco e FBFP determina o azul. Um outro locus com alelos codominantes governa a morfologia das penas tais que MNMN determina formato normal de penas, MNMF determina penas ligeiramente anormais chamadas arrepiadas e MFMF determina penas grosseiramente anormais chamadas extremamente arrepiadas. Se aves azuis, arrepiadas são cruzadas entre si, que proporções fenotípicas poderemos prever entre seus descendentes?
20. No rabanete as flores podem ser vermelhas, rosas ou brancas. A porção comestível do rabanete pode ser alongado ou oval. Quando é estudada apenas a cor da flor nenhuma dominância é evidente, e do cruzamento entre rabanetes com flor vermelha e com flor branca todas as plantas da F1 são de flores rosas. A forma alongada da porção comestível do rabanete é dominante em relação a oval no padrão mendeliano. Que proporções genotípicas e fenotípicas são esperadas do cruzamento entre rabanetes de flores vermelhas e forma alongada com rabanetes de flor branca e forma oval? 
21. Quando cruzamos galinhas com penas salpicadas de branco, com galos de penas pretas, os seus descendentes são todos azulados (azul de Andaluzia ). Quando as aves azuis andaluzas são cruzadas entre si, produzem descendentes com penas salpicadas de branco, azuis e pretas na razão de 1:2:1, respectivamente. 
a) Como são herdadas estas características das penas? 
b) Indique os genótipos para cada fenótipo. 
II Parte
22. Numa cultura, uma variedade alta foi cruzada com uma variedade curta. Toda a F1 era alta. Quando se realizou o cruzamento de plantas da F2, 9/16 da F2 eram altas e 7/16 eram curtas. 
a) Explique o padrão de herança da altura indicando o número de genes envolvidos. 
b) Qual é o genótipo dos progenitores 
c) Represente o cruzamento da F2 e indica as proporções genotípicas e fenotípicas.
23. Na abóbora (Cucurbita pepo) existem 3 tipos de frutos: em forma de disco, alongada e esférica. Uma variedade pura de forma de disco foi cruzada com uma variedade alongada pura. A F1 foi inteiramente à forma de disco. Dentre os 80 frutos da progênie F1, 30 tinham formato esférico, 5 alongadas e 45 discóides.
a) Reduza os números da F2 às suas proporções mais baixas.
b) Qual o tipo de interação actuante?
c) Se as plantas F2 do formato esférico forem cruzadas aleatoriamentae, que proporções fenotípicas poderemos prever para os descendentes?
24. Em galinhas Leghorn brancas, existe um gene I que inibe a manifestação da cor, que é condicionada por um gene C. As galinhas Wiandotte não tem inibidor da cor I, mas não manifestam a cor por não possuirem o gene C. Do cruzamento de Leghorn brancas (IICC) com Wiandotte brancas (iicc) aparecem em F2 aves coloridas em cujo genótipo ocorre o gene C para a cor mas não o gene I.
a. Que nome se dá ao fenómeno que foi exemplificado?
b. Que proporções fenotípicas são esperadas em F2?
25. Na cebola existe um gene I, que impede a manifestação da cor e é dominante sobre o locus R. Assim, indivíduos iiR_ produzem bulbos vermelhos e iirr produzem bulbos amarelos. Quando certa linhagem branca pura é cruzada com linhagem vermelha pura são produzidos F1 inteiramente brancos.
a. Quais são as proporções fenotípicas esperadas do cruzamento entre indivíduos da F1?
b. De que fenómeno se trata?
26. Em galinhas, a cor da plumagem é determinada por 2 pares de genes. O gene C condiciona plumagem colorida enquanto seu alelo c determina plumagem branca. O gene I impede a expressão do gene C, enquanto seu alelo i não interfere nessa expressão. Calcule a proporção esperada. Que tipo de herança se observa.
27. Em camundongos, a coloração da pelagem é determinada por dois pares de genes, Aa eCc, com segregação independente. O gene A determina coloração aguti e é dominante sobre seu alelo a que condiciona coloração preta. O gene C determina a produção de pigmentos e é dominante sobre seu alelo c que inibe a formação de pigmentos dando origem a indivíduos albinos. Qual é o genótipo desse casal? Do cruzamento de um camundongo preto com um albino, qual proporção de descendentes agutis. 
28. Em cebola, dois pares de genes que apresentam segregação independente participam na determinação da cor do bulbo: o alelo dominante I impede a manifestação de cor e o recessivo i permite a expressão; o alelo dominante A determina cor vermelha e o recessivo a, cor amarela. Obteve-se a seguinte proporção de 2 incolores: 1 vermelho: 1 amarelo é esperada entre os descendentes de qual cruzamento? 
29. A cor da pelagem em cavalos depende, dentre outros fatores, da ação de dois pares de genes Bb e Ww. O gene B determina pêlos pretos e o seu alelo b determina pêlos marrons. O gene dominante W "inibe" a manifestação da cor, fazendo com que o pêlo fique branco, enquanto que o alelo recessivo w permite a manifestação da cor. Cruzando-se indivíduos heterozigotos para os dois pares de genes, qual é a proporção esperada.
30. Sabe-se que, de uma maneira geral, cada par de genes alelos determina uma única característica, porém há casos onde um mesmo par de genes, sob determinadas condições ambientais, determina dois ou mais caracteres. Como explica este fenómeno.
31. Supondo-se que a cor da pele humana seja condicionada por apenas dois pares de genes autossômicos (A e B) dominantes, qual a probabilidade de um casal de mulatos médios, ambos com genótipo AaBb, ter um filho branco?
32. Admita que em certos animais de laboratório o gene A condicione cor preta de pelagem e seja dominante sobre o seu alelo a, que condiciona a cor marrom. O gene E não alelo de A, e localizado em diferente autossomo, condiciona cor branca de pelagem, em homozigotico ou heterozigotico, tendo, pois efeito epistático sobre os genes A e a. Um animal preto, filho de pais brancos, é retrocruzado com sua mãe e têm 20 descendentes com as três cores de pelagem citadas. Quantos devem ser brancos?
33. Qual é o significado das expressões “herança quantitativa” e “poligenia aditiva”.

Mais conteúdos dessa disciplina