Buscar

A Arte como Promotora da Inclusão

Prévia do material em texto

3
8
	
	
	
	
	
	
	
	
	Centro Universitário Leonardo da Vinci
	
	
	
	
	
	
	
CAMILA DE LIMA PEREIRA
CURSO DE PEDAGOGIA (3655)	Comment by Jessiel: Escreva aqui o nome do seu curso e entre parênteses a sua turma. Na sequência o nome do Estágio que você realizou.Exemplo:Curso de Licenciatura em Educação Especial (FLX9999) – Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil e Ensino Médio
TUTOR EXTERNO: Eliane 
PROJETO DE ESTÁGIO: A ARTE COMO PROMOTORA DA INCLUSÃO
SÃO MATEUS DOS SUL
2021/6
SUMÁRIO	Comment by Jessiel: Atualizar o número das páginas de acordo com a estrutura do trabalho finalizado.
PARTE I: PESQUISA	3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA	4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO	6
2.1 METODOLOGIA	6
2.2 CRONOGRAMA	7
REFERÊNCIAS	8
APÊNDICES	9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
Área de concentração: Escola Municipal Ezilda Ferreira	Comment by Jessiel: Insira aqui a área de concentração escolhida (de acordo com a Trilha de Aprendizagem e Diretrizes de Estágio)
Programa de Extensão: Digite aqui	Comment by Jessiel: Insira aqui o Programa de Extensão escolhido (de acordo com a Trilha de Aprendizagem e Diretrizes de Estágio)
Projeto de Extensão: Digite aqui	Comment by Jessiel: Insira aqui o Projeto de Extensão, vinculado ao programa de extensão escolhido (de acordo com a Trilha de Aprendizagem e Diretrizes de Estágio)
Produto Virtual: CARTILHA	Comment by Jessiel: Insira aqui o Produto vinculado ao Projeto de Extensão escolhido (Trilha Pedagógica, E-book, Informativo, Cartilha, Videoaula, Podcast ou Folder)
Tema: A ARTE COMO PROMOTORA DA INCLUSÃO	Comment by Jessiel: Escrever o tema escolhido para elaboração dos Planos de Aula e Produto Virtual.
O projeto apresentado, refere-se a respeito do estágio supervisionado: Ensino Fundamental e educação infantil. Para tal, escolhi a arte e seu papel como promotora da inclusão. O estágio não poderá ocorrer na escola devido à pandemia do Covid-19, porém todos os dados coletados através de WhatsApp, diretoras das escolas e professores. Como o tema é arte e seu papel como promotora da inclusão, escolhi a Escola Municipal Professora Ezilda Amaral Ferreira pois é uma escola que trabalha a inclusão.
A inclusão, é muito importante pois através dela a criança tem a chance de aprender, a interagir na sociedade e ter a chance de mostrar suas potencialidades através da Arte vomo mediadora do aprendizado. A arte, sempre ajudou à jovens, adultos e crianças no desenvolvimento, cognitivo, social, senso crítico e criativo.
1.2 OBJETIVOS	Comment by Jessiel: Descrever quais são os objetivos do seu estágio
· Apresentar a arte como um processo que facilite a inclusão;
· Estudar, investigar sobre a importância da arte inclusiva para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos com necessidades especiais.
· Buscar, materiais diversos que possam ajudar nessa interação, como: músicas, poesias, danças, pinturas e artesanatos, promovendo um melhor entendimento.
· Colaborar com os preventivos à propagação do Covid-19
· Apresentar a cartilha para facilitar nesse momento de isolamento social, promovendo o conhecimento.
· Desenvolver a inclusão como consciência.
· Estabelecer relações sobre imagens.
· Proporcionar trabalhos artísticos.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	Comment by Jessiel: Trazer as fundamentações teóricas relacionadas ao tema que foi escolhido. Usar citações de autores que pesquisaram temáticas semelhantes, sempre referenciando adequadamente de acordo com as normas da ABNT.
A diversidade no desenvolvimento do ensino, deve ser vista com importância, na arte e seu papel como promotora da inclusão. Deve ter sua importância, complementando as áreas de aprendizagem, em específico a interdiciplinariedade e interação social. Sendo assim, a arte como promotora da inclusão, desenvolve vários sentidos como: sensibilidade, criatividade, cognitivo, interação social, inclusão e o mais importante, a expressar seus sentimentos através da arte. Desta maneira, concordamos com Vygotsky (1997, p. 14) ao afirmar que “todo defeito cria os estímulos para elaborar uma compensação”, que pode brotar e ser movida pela arte e mobilizada pelo educar e aprender. Para crianças com autismo, a expressão corporal e/ou verbal serve como dispositivo de comunicação e interação social entre as pessoas.
De acordo com a lei LDB, n° 9394/96 ART. 58 da educação nacional, que tem como modalidade escolar, preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com necessidades especiais.
Assim sendo, a artes tem como principal objetivo trabalhar as habilidades intelectual social e físico, através de uma pedagogia, que atenda o processo de educação das crianças especiais. 
Algumas atividades, realizadas na escola como teatro, música, dança artesanato, leituras, são exemplos de inclusão, pois o aluno começa a se socializar com os colegas e professores. Nesse sentido a inclusão vem, para contribuir e ensinar a sociedade a evoluir, mostrando seus potenciais.
A proposta da inclusão abrange, pessoas diferentes em relação à sociedade, muitas dessas diferenças implicam no desenvolvimento social, intelectual e físicos. Nesse sentido, a educação infantil e séries iniciais, tem o papel de proporcionar, estímulos diferenciados, fazendo assim, com que o indivíduo possa se expressar, compreendendo o seu próprio conhecimento de mundo, segundo CUNHA: (…) cada criança tem um ritmo próprio para vivenciar esses períodos, pois devemos adequar nossas interpretações pedagógicas às do grupo, respeitando as fantasias, buscas, descobertas e soluções (2012, p.23).
A arte é tão versátil, quem pode ser aplicada à qualquer ambiente, como ar livre, doméstico, escolar e social, pois abrange várias competências que promovem a interação social dos alunos com deficiência. Nesse sentido, podemos ver a importância da educação especial, trabalhada nas escolas e terapias ocupacionais, com ajuda dos familiares, pois através desse trabalhos, é possível fazer com que o aluno conheça e compreenda o mundo ao redor, utilizando como ferramenta atividades psicomotoras afetivas e social. Como : desenhar, pintar, rabiscar, dançar como forma de se expressar. Para Casarin e Castanho (2016) à linguagem artística pode favorecer o desenvolvimento destes estudantes, já que por meio dela, podem expressar seus conteúdos internos e transmitir suas representações de mundo. Deste modo, a Arte favorece a exteriorização dos sentimentos, o que contribui para a construção de conhecimentos e para o desenvolvimento de interações sociais.
Tudo isto produz na criança efeitos positivos na criança, na auto estima e auto confiança, favorecendo seu desenvolvimento global (SALGADO: SANTOS, 2012).
Os métodos de avaliação e ensino devem ser revistos e modificados respeitando o nível de dificuldade do aluno. Através da história, podemos ver que, por muito tempo a educação especial era excluída, ou seja, os alunos portadores de deficiências eram ignorados e excluídos do meio educacional e social. Segundo o decreto de Salamanca de 1994, reconheceu que essas crianças eram capazes de aprender, mesmo tendo capacidades limitadas.
”(…) reafirmamos o nosso compromisso para com a educação para todos, reconhecendo a necessidade de urgencia e providenciamento de educação para crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino e endossamos a Estruturas de Ação em Educação Especial, em que, pelo o espírito de cujas previsões e recomendações governo e organização sejam guiados (DECRETO DE SALAMANCA 1994 Pg 1)
	A inclusão através da arte é atender, à todos da escolas, sem dissiminação entre alunos, é incorporar a inclusão oferecendo qualidade de ensino para todos. Pois Segundo Carvalho (2011, p. 28) ao referir que “pensar inclusão a partir da perspectiva da educação na diversidade é reconhecer as diferenças individuais; é reconhecer a existência de limitações que criam barreirasque precisam ser removidas, sem considera-las como obstáculos intransponíveis”.
Conclusão, durante o projeto de arte como promotora da inclusão, pode-se concluir que a arte e a inclusão, é um grande desafio para os professores, pois devem estudar e elaborar projetos que englobam todas os alunos, respeitando o aprendizado e desenvolvimento de cada um. Tudo isso é possível, quando às escolas são acolhedoras, e tem equipes pedagógicas dispostas a trabalhar a inclusão dos alunos. Fazer, com que os alunos, aprendam a ignorar o preconceito, recebendo assim da escola um ensino de qualidade e respeito e muitas conquistas “Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a idéia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo” (Kunc e Pereira, 1992, p. 79).
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA	Comment by Jessiel: - Detalhar como as atividades de estágio serão realizadas a partir das definições do projeto de estágio (item I), relatando qual a instituição concedente que foi escolhida, qual será o produto virtual a ser elaborado, de acordo com o Programa e Projeto de Extensão.- Detalhar as informações para elaboração dos anexos do Projeto de Estágio: Plano de Aula (tema do plano (BNCC, Diretrizes, etc.) e turma que seria aplicado)
Para a realização do projeto de artes, será elaborada uma cartilha, com práticas inclusivas, juntamente com o curricular de artes. Com a construção da cartilha, espera-se ajudar os professores, com aulas artísticas, interativas, sociais e inclusivas, elaborando uma linguagem em que possa ser passado aos alunos, instigando a se expressar, criando sua arte, criando o mundo a sua volta desenvolvendo a criatividade e imaginação. O projeto em si, não terá custos, pois a cartilha poderá ser acessada através de computador, notebook, gratuitamente.
2.2 CRONOGRAMA	Comment by Jessiel: Apresentar o cronograma copiando as datas já publicadas no AVA, no campo Notas e Avaliações.
	ETAPA
	AÇÃO A SER REALIZADA
	DATA PARA POSTAGEM (Flex) ou ENTREGA (Semipresencial)
	Etapa 1
	Escrita do Projeto de Estágio.
Postar/Entregar o Projeto de Estágio.
	Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Postagem/Entrega da Etapa 1.
	Etapa 2
	Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação
(O modelo está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina de Estágio). 
Postar/Entregar o Roteiro de Observação Virtual.
	Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Postagem/Entrega da Etapa 2.
	Etapa 3
	Escrita do Paper de Estágio e elaboração do projeto de extensão de acordo com o Programa de Extensão escolhido.
Postagem do produto virtual.
	Verificar cronograma da disciplina no AVA em Notas e Avaliações – Postagem/Entrega da versão completa do paper.
	Etapa 4
	Realização da Socialização de Estágio.
	Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Socialização do paper.
REFERÊNCIAS	Comment by Jessiel: Apresentar as referências de acordo com as normas da ABNT.
Livro autismo e inclusão (Eugenio, Cunha, 2012);
Artigo Casarim, SONIA CASTANHO, 2016, Sindrome de Down e Arte;
Contribuições de Vigotksy, Declaração de Salamanca-Educa Brasil, 1994;
Inclusão e educação – Atena Editora;
Cartilha da Inclusão escolar – Associação nacional de dislexia.mec
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CARVALHO, Silvia Pereira. Os primeiros anos são para sempre. Mestre em psicologia da educação pela PUC-SP, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores, 2011.
PEREIRA, Marilú M. Inclusão Escolar: Um Desafio Entre o Ideal e o Real. Disponível em:. Acesso em 16 de Abril de 2014.
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola municipal Ezilda Amaral Ferreira
	Diretor(a)
	Marilza Silva
	Turma
	1º Ano
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamentos e imaginação.
	
	Tema
	Cordel
	
	Objetivos/Habilidades
	- Aproxima a criança dos valores da cultura nacional
- Incentiva a leitura
- desenvolve ritmo e humor 
- incentiva apreciação da arte nordestina.
	
	Recursos/Materiais
	Uma folha de isopor, 2 folhas A4, aparelhos de som, tinta guache, palito e canetinha preta.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
· Primeiramente montarei uma cartilha com gravuras de Cordel, brincadeira populares, poesias e desenho será apresentado com imagens baseado nos livros de Cordel.
· Em diante a cartilha pedirá com ajuda dos familiares a leitura de um conto de Cordel (A Cigarra Cantora)
· Em seguida será pedido como atividade, para que desenhe o que entendeu da história utilizando canetinha preta fazendo somente o contorno do desenho.
· Será pedido para que vejam e escutem o vídeo de pessoas dançando a música Asa Branca e que aproveitem com seus familiares a dançar igual o povoado nordestino dança.
· Logo após será mandado juntamente com a cartilha um isopor do tamanho da folha A4, onde o alunos terão que desenhar com um palito alguma imagem da música, logo, passarão a tinta guache preta em todo desenho e e coloca o sulfite sobre o desenho pintado de preto. Apertarão bem com as mãos retirarão folha formando uma xilogravura.
	Avaliação
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Descrever aqui como a proposta desenvolvida será avaliada.
	Referências
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir nomes de livros e jornais, CDs, DVDs, e outros tipos de materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.
Anexos	Comment by Jessiel: Inserir de exercícios, textos, entre outros utilizados na aula (caso houver)
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Ezilda Amaral Ferreira 
	Diretor(a)
	Marília Silva
	Turma
	1° ano
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Traços, sons Cores e formas
	
	Tema
	Boi Bumba 
	
	Objetivos/Habilidades
	- Conhecer os valores e as tradições culturais;
- Desenvolver atitudes de respeito e solidariedade nessa rias a preservação e continuidade do folclore
-Promover a Criatividade através de música, dança, desenho e confecção de fantasias e fantoche.
	
	Recursos/Materiais
	Aparelho de Som, História, lantejoulas, folha A4, fitas, lápis de cor, cola, papel crepom.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
· Na Cartilha seguinte com ajuda dos familiares será contado a história folclórica popular brasileira do Boi Bumba, juntamente com a música cantiga popular boi da cara Preta.
· Logo como atividade será confeccionado com os alunos um fantoche com pacotinho de pipoca, um palito e a cara do Boi Bumba impressa na folha para que pintem e enfeite com lantejoulas, fitas, papel crepom e lápis de cor .
· Em seguida com o fantoche pronto os alunos poderão atuar cantando a música boi boi da cara Preta.
	Avaliação
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Descrever aqui como a proposta desenvolvida será avaliada.
	Referências
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir nomes de livros e jornais, CDs, DVDs, e outros tipos de materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.
Anexos	Comment by Jessiel: Inserir de exercícios, textos, entre outros utilizados na aula (caso houver)
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola municipal Ezilda Amaral Ferreira
	Diretor(a)
	MARILZA SILVA
	Turma
	1° ano
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Traços sons cores e formas
	
	Tema
	Artesatividades artísticas tridimensional e bidimensional 
	
	Objetivos/Habilidades
	- Experimentar diferentes formas de expressão artísticas músicas e cantigas populares
-conhecer canções, brincadeiras típicas de alguma outra cultura.
- instigar a motricidade e agilidade manual.
	
	Recursos/Materiais
	Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir os materiais/recursos necessários que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet,etc.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Primeiramente será mandado no material papel color set, colorido e palito de picolé, para a dobradura de um peixe, que com ajuda dos pais, farão a dobradura passo a passo conforme a orientação mandada por escrito na atividade, colar o palito na dobradura do peixe, pegar um copinho descartável, furar e fazer um fantoche de peixe. Depois , será mandado um texto da parte da peixe vivo para que com a ajuda dos familiares cantarem a música utilizando o fantoche, gravar e mandar para a professora. (Na próxima a timidamente será apresentado figuras do artista Romero Britto, impressas para observação, é uma breve apresentação de quem foi esse artista.) Sera mandado uma folha A4 impressa da obra, “o peixe" do artista Romero Britto onde os alunos deverão pintar bem colorido utilizando a tinta guache , deixar secar e fazer os contornos com tom cola colorida preta.
	Avaliação
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Descrever aqui como a proposta desenvolvida será avaliada.
	Referências
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir nomes de livros e jornais, CDs, DVDs, e outros tipos de materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.
Anexos	Comment by Jessiel: Inserir de exercícios, textos, entre outros utilizados na aula (caso houver)
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Ezilda Amaral Ferreira 
	Diretor(a)
	Marília Silva 
	Turma
	1° ANO
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Corpo gesto e movimento
Traços sons cores e formas
	
	Tema
	Sons e música 
	
	Objetivos/Habilidades
	- Criar histórias enredo, personagens e cenários
- instigar a motricidade manual noção espacial
- expressar-se utilizando variedades de materiais e recursos artísticos.
	
	Recursos/Materiais
	Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir os materiais/recursos necessários que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet, etc.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Será pedido para que os familiares ouçam juntamente com o aluno, a musica de toquinho"Aqyarela" será mandado uma folha impressa com a Letra da música na sequência o aluno deverá desenhar o que entendeu da obra musical colorindo com lápis de cor.
Na próxima atividade sera mandado uma lixa preta e giz de quadro para que os alunos escolham uma figura da música e desenhem na lixa. 
Logo na folha A 4 pintaram com tinta guache azul a folha toda e farão a dobradura de uma gaivota condizendo com a música e colar na folha completando a cena.
	Avaliação
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Descrever aqui como a proposta desenvolvida será avaliada.
	Referências
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir nomes de livros e jornais, CDs, DVDs, e outros tipos de materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.
Anexos	Comment by Jessiel: Inserir de exercícios, textos, entre outros utilizados na aula (caso houver)
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola municipal Ezilda Amaral Ferreira
	Diretor(a)
	MARILZA SILVA
	Turma
	1° ano
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Traços sons cores e formas
	
	Tema
	Arte e Brincadeiras de Cândido Portinari 
	
	Objetivos/Habilidades
	- Descobrir artistas brasileiros 
- resgatar brincadeiras antigas 
- Trabalhar ludicidade e musicalidade
-desenvolver cores, texturas e expressões artísticas 
-incentiva a auto estima 
- experimenta novas técnicas artisticas
	
	Recursos/Materiais
	Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir os materiais/recursos necessários que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet, etc.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Para começarmos no primeiro momento, na Cartilha será apresentado um breve resumo das de Portinari, mostrando livros com suas obras, imagens, vídeos entre outros
Na primeira atividade na Cartilha terá uma ilustração do quadro “Brincando de roda” será pedido com a ajudas dos familiares para que desafiem as crianças a adivinharem qual é a brincadeira pintada, logo será pedido que juntamente com seus familiares brinquem de roda. No segundo momento em uma folha será solicitado que retratem cada um dos participantes que brincaram de roda (pai, mãe, irmão, tio, tia, avó...) depois será recortados os desenhos e colado em um cartaz formando uma roda de crianças brincando. Sendo assim as crianças poderão estar participando de uma rejeitará, com a coletividade dos familiares.
Seguidamente na Cartilha estará ilustrada a obra de cândido Portinari “Meninos e Pipas” será pedido no primeiro momento para que observem a pintura e questionem com seus familiares se já conhecem essa brincadeira.
Será mandado no material dois quadrados coloridos para serem as Pipas na folha A4 sera pedido para que colem onde amarem melhor. Em diante será pedido a completarem a pintura com um desenho fazendo os dois meninos utilizando como base a pintura no exemplo na Cartilha.
	Avaliação
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Descrever aqui como a proposta desenvolvida será avaliada.
	Referências
	
Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir nomes de livros e jornais, CDs, DVDs, e outros tipos de materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.

Mais conteúdos dessa disciplina