Buscar

Radiologia INtervencionista

Prévia do material em texto

1 *
Dentro do setor de hemodinâmica na Radiologia Intervencionista são realizados diversos procedimentos minimamente invasivos, cite alguns desses procedimentos.
Resposta: Drenagens Percutâneas, Estudo dos Vasos e Implante de Próteses são alguns dos procedimento realizado na hemodinâmica.
2
No setor de hemodinâmica cada profissional tem sua função estabelecida. Qual é a função do profissional das técnicas radiológicas?
Resposta: O profissional das técnicas radiológicas, no setor da hemodinâmica, atua auxiliando no manejo do angiógrafo, realizado o pós processamento e reconstrução de imagens 3D e controla equipamentos tais como IVUS (ultrasson intracoronário) entre outros.
3
Visualmente o angiógrafo e o arco C cirúrgico são muito semelhantes. Sendo assim, o que diferencia o Angiógrafo do Arco Cirúrgico?
Resposta: A maioria dos angiógrafos presentes atualmente no mercado não usa mais a tecnologia dos intensificadores de imagem, mas usa detectores do tipo FLAT-PANEL. A maioria doa angiógrafos são fixados ao teto ou ao solo, impedindo assim que o mesmo saia do laboratório de hemodinâmica.
4
Quando é indicado o Ultrasson Intracoronário?
Resposta: O Ultrasson intracoronário é uma importante ferramenta para guiar e otimizar implante dos stents, pois ele revela o diâmetro correto do vaso a ser tratado, bem como a extensão da doença coronariana, contribuindo consideravelmente para a eficácia do procedimento. É recomendada sua utilização antes e depois da colocação do stent.
5
Radioproteção é importante em todo exame radiológico, no entanto, no setor da hemodinâmica a exposição à radiação é constante. Sendo assim é necessário tomar medidas que protejam tanto o paciente quanto os profissionais da Radiação excessiva. Como isso pode ser feito?
Resposta: Todos os equipamentos de segurança individual devem ser utilizados durante o exame, somente os pontos de interesse devem ser irradiados durante o exame e deve-se evitar realizar imagens desnecessárias, manter uma distância adequada do tubo e fazer um rodízio da equipe durante os procedimentos. Essas são algumas das maneiras de se proteger da radiação em Hemodinâmica. 
6. 
Quais são os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar no setor da hemodinâmica?
Resposta: A equipe multidisciplinar nesse setor é composta por uma equipe médica especializada, equipe de profissionais das técnicas radiológicas especializada no setor e uma equipe de enfermagem especializada.
7. 
Um dos equipamentos que o profissional tecnólogo em radiologia pode atual dentro da hemodinâmica é o FFR. Qual a utilidade desse equipamento.
Resposta: Por definição, FFR é a razão entre o fluxo sanguíneo máximo para o miocárdio na presença de uma estenose e o fluxo arterial na ausência de estenose. Ou seja, o FFR representa a fração do fluxo sanguíneo máximo que poderá ser distribuído para aquela região do miocárdio, apesar da presença da estenose arterial.
8
O que difere o angiógrafo do equipamento de Raios X Convencional?
Resposta: Ao contrário do equipmaneot de Raios X, no angiógrafo o tubo de Raio X é posicionado na parte inferior, e no Raio X Convencional fica posicionado na parte superior. 
9
Como funciona o processo da obtenção de imagem no angiógrafo?
Resposta: A Radiação é ser emitida do tubo (que fica na parte inferior ao paciente), passa pelo paciente e essa interação produz uma imagem em forma de luz que é captada pelo sistema flat, a imagem então é computadorizada e aparece no monitor. 
10.
Qual a importância de manter o Detector Flat na altura correta?
Resposta: Se o detector estiver muito distante da área a ser examinada, a radiação pode se espalhar.