Buscar

Sistema Digestório e Nutrição Funcional Principais Patologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO
Como Nutricionista, você atende no posto de saúde (PS) de uma cidade do interior de Santa Catarina e a equipe médica encaminha uma paciente que relata constipação intestinal com frequência de evacuação a cada 4 dias e, algumas vezes, episódios de diarréia. Ela diz ter flatulência, desconforto gástrico, gripes recorrentes e também apresenta sobrepeso. A paciente tem hábitos alimentares desregrados em questão de horários, alimenta-se frequentemente na rua, ingere frituras 5 vezes na semana, alimentos ricos em gorduras, quantidades significativas de carboidratos refinados, doces e também ultra processados. Ela comenta: “sempre me orientam que devo consumir fibras, beber àgua e mudar meus hábitos, mas eu não gosto dessas comidas e não entendo o motivo de ter que consumi-las”.
Sensibilize a paciente para que ela adote melhores hábitos alimentares e explique quais as mudanças necessárias e quais os benefícios que a ingestão dos alimentos funcionais trará para a sua saúde.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
​
Muitos distúrbios relacionados ao sistema imune vulnerável, problemas intestinais e desconfortos gástricos se originam devido à forma como nos alimentamos e a qualidade desses alimentos que ingerimos.
É necessário mastigar bem e lentamente para que as moléculas grandes cheguem degradadas adequadamente ao intestino, caso contrário, elas podem causar alergias, diarréias e disfunções no nosso organismo.
As fibras promovem o movimento do intestino, aliviam a constipação e auxiliam na proteção para as bactérias que nos defendem na flora intestinal. Elas também auxiliam no estímulo de saciedade, pois no nosso sistema digestório existem hormônios ligados ao sistema nervoso que, quando atingidos, mandam sinais de saciedade.
Os alimentos ricos em açúcares são fermentados no intestino e geram flatulência, processos de inflamação e permitem que bactérias ruins acessem nossa corrente sanguínea.

Mais conteúdos dessa disciplina