Buscar

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
Analise e desenvolvimento de sistemas - Banco de dados em SQL
Gabriel Sanches Ramos - 293462020
PORTIFÓLIO DE DESAFIOS
DESAFIOS 2, 3, 5 e 6
........................................................................................................................................
Guarulhos
2021
Gabriel Sanches Ramos
PORTIFÓLIO DE DESAFIOS
DESAFIOS 2, 3, 5 e 6
Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Banco de Dados em SQL.
Prof. Cao Ji Kan
Guarulhos
2021 
Respostas
....................................................................................................................
Desafio 2
1) Imagine que você foi contratado por uma corporação e, como trabalho inicial, você foi requisitado a escolher qual banco de dados o sistema novo irá utilizar. A empresa é uma gigante das redes sociais. Exatamente por esse motivo, as transações nos diversos bancos de dados serão constantes e simultâneas. A regra de ouro dos bancos de dados deve ser respeitada na escolha, bem como a de nvelocidade. Em relação ao orçamento, este não é um problema para a empresa. Qual seria a melhor opção de banco de dados? Justifique sua resposta.
Uma boa escolha é utilizar um banco de dados SQL, visto que ele possui quatro características das transações de um banco de dados a ACID. O Oracle, pois, é um SGBDs muito utilizado nas aplicações corporativas. Seguro, confiável e robusto, a qualidade desse banco justifica o investimento feito para poder explorar os seus diversos recursos. A segurança é um ponto alto nos bancos de dados da Oracle, principalmente quando se é bem administrado. Como a segurança dos dados é um dos principais pontos a se analisar no aspecto de um banco de dados o Oracle possui a simpatia de muitas empresas e DBA’s.
Desafio 3
1) Imagine que você é um DBA (Administrador de Banco de Dados) e está analisando e projetando um banco de dados para atender a uma Escola e/ou Universidade, onde existem alunos e estes estão cadastrados em um sistema de gestão (que utiliza banco de dados). 
A cada ano ou semestre estes alunos (Entidade ALUNOS) precisam fazer sua rematrícula para o período seguinte, e esta rematrícula dá-se a partir da oferta (Entidade OFERTAS) de uma relação de disciplinas. Ambas as entidades (ALUNOS e OFERTAS) têm determinadas informações que farão parte (nem todas) do Relacionamento MATRÍCULA (relação entre as entidades Alunos e Ofertas).
Desafio 5
5) A empresa na qual você trabalha atualmente é desenvolvedora de softwares e foi contratada para melhorar o sistema de uma locadora. Este é defasado e não apresenta boa performance para os clientes.
Assim, foi levantada a necessidade de modificar a estrutura do banco de dados, passando a planilha de catálogo de filmes, a seguir, para a primeira forma normal.
As regras de normalização de dados são projetadas para otimizar o modelo de banco de dados, eliminar a duplicação de dados (redundância), melhorar a integridade dos dados e melhorar o desempenho do banco de dados. Quando os dados na tabela do banco de dados têm vários valores (com vários valores) ou atributos repetidos, como as colunas de tipo (mídia) e nome (diretor) na planilha da loja, eles precisam ser convertidos em simples ou atômicos (atributos ). Não é possível Divida) e divida-o em tabelas onde não ocorram valores duplicados.
Desafio 6
6) ​​​​​​​Imagine que você foi contratado para o cargo de data base administrator (DBA). Como você realizaria a alteração da tabela durante a migração para o Banco de Dados NoSQL sem comprometer as transações de migração que estão em andamento? 
Para realizar a alteração da tabela durante a migração para o banco NoSQL, existe uma estratégia que não comprometeria as transações que já estão ocorrendo durante a migração de dados para o banco NoSQL. No banco de dados não relacional (NoSQL), poderá ser usado o comando DDL: CREATE TABLE para criar uma nova tabela e alterá-la no banco de dados relacional utilizando o ALTER TABLE, fazendo com que, durante a migração, seja migrada uma tabela atualizada para o 
banco NoSQL. Após ser realizada a migração da tabela atualizada, podemos excluir a desatualizada no banco NoSQL através do comando DDL: DROP TABLE nomedatabela;