Buscar

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA CURSO DE PEDAGOGIA
 EDNA DE SOUZA BEZERRA 
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR III OBRIGATÓRIO EM PEDAGOGIA GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
 
 CLEMENTINA-SP
 2021
 SUMÀRIO
INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3
LEITURAS OBRIGATÓRIAS................................................................................. 3	
REGIMENTO ESCOLAR........................................................................................ 5	
ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA........................................................................ 7
PLANO DE AÇÃO.................................................................................................. 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................... 9
REFERÊNCIAS......................................................................................................10
INTRODUÇÃO 
O presente trabalho tem por objetivo informar a respeito das experiências, referente a disciplina de Estágio Educacional e Espaços Não Escolares a fim de elucidar a diferença entre a teoria e a prática. O trabalho aborda ainda as análises do papel do pedagogo e seus possíveis campos de atuação, o relatório aborda a educação bem como suas definições e o papel social da pratica pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar. O pedagogo desempenha papel de orientador e supervisor dentro da instituição de ensino. O texto aborda ainda a educação formal, não formal e a informal. A pesquisa realizada teve como proposito cumprir os requisitos do curso de Pedagogia, o campo de atuação da pedagogia é muito vasto, sendo que o mesmo é de fundamental importância em todas as instituições de cunho educativo. Porém o profissional dessa área está extrapolando os muros da escola, a pedagogia tem estendido seu campo de ação para outras instituições sociais.
No entanto, através de atividades com direcionamento teórico crítico foram propostas em substituição às visitas nas Unidades Escolares. Os demais espaços de atuação que concernem ao campo de estágio de espaços não escolares, também serão representados, através da resenha crítica do artigo disponibilizado no Plano de trabalho. O trabalho promove também uma atividade de elaboração de um Plano de Ação, motivando o educando a pesquisar os principais desafios que competem à equipe diretiva da escola, desenvolvendo as melhores propostas que viabilizem a resolução desses problemas. 
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades de atuação do pedagogo, bem como alguns esclarecimentos que se fazem necessários, de modo preliminar sobre a temática da formação do pedagogo. O parecer CNE/CP 5/2005 (Concelho de Nacional de Educação, 2006), dispõe que pela graduação de Licenciatura, o pedagogo poderá assumir papeis que vão desde a educação infantil, cursos de nível médio, educação profissional de serviço e apoio escola e formação docente até áreas não escolares. O curso de pedagogia apresenta diversas possibilidades de atuação do pedagogo, a função do pedagogo escolar é a maior área que apresenta maior campo de estudo e de trabalho ao egresso da Pedagogia. O profissional da área de Pedagogia realiza tarefas educativas na formação e construção humana, sendo assim o pedagogo amplia seu campo de conhecimento em duas vertentes: a escolar e a não escolar. Segundo Pimenta (2011), o campo educativo é amplo e abrange várias modalidades nos mais diversos meios, como nos meios de comunicação, na escola. Atualmente está evidente que para o indivíduo ser inserido no meio social e cultural o processo educativo se faz necessário. Percebe-se então que a pratica pedagógica vai muito além do espaço escolar, ele está presente em qualquer área extraescolar necessita da transmissão e assimilação do conhecimento. Para Líbano (2010, p.31), há três vertentes para a educação: a formal, anão formal e a informal. A primeira é relativa a transmissão de conhecimento cientifico, sistematizado em espaços escolares ou extraescolar. Já a não formal também é sistematizada, mas, de forma menos intencional que são aquelas desenvolvidas em ONGs ou mesmo em hospitais. E a educação informal é a transmissão de conhecimento sem nenhuma conexão com instituições de ensino, pode se dar na mídia, na família ou na própria reflexão de vivenciados. Nesse sentido o pedagogo precisa estar em constante qualificação, partindo da formação inicial e dando continuidade ao aprendizado com a formação continuada. O pedagogo deve agregar sua experiência a de outros profissionais, para que seu desempenho na gestão de pessoas e coordenação de equipes propicie o desenvolvimento e superação. 
O pedagogo, precisa estar em constante aprendizado com os profissionais dos campos não escolares onde atua, já que estes possuem uma rotina dinâmica de trabalho devido ao exercício da função por muitos anos, além da especialidade no conhecimento que possuem sobe a área em questão. O Projeto Político Pedagógico além de ser o eixo de toda e qualquer ação a ser desenvolvida dentro da instituição de ensino, proporciona a busca da identidade da escola, tendo como objetivo o comprometimento na construção de uma sociedade mais humana e democrática, vendo o homem como ser social e sujeito a educação. 
O PPP é fruto de reflexão, investigação e analise dos resultados de avaliações institucionais realizadas junto com a comunidade escolar. Na análise realizada foi possível verificar que as decisões quando ao uso dos recursos financeiros são tomadas em reuniões com a participação da associação de Apoio. Percebeu-se que a instituição busca a integração dos pais e da comunidade, mas, não tem alcançado bons resultados, uma vez que acontece mais no sentido de acompanhar o aproveitamento dos alunos. A escola sente a necessidade de aprimorar a aproximação entre a escola e a comunidade, por meio do desenvolvimento de atividades culturais e desportivas que agreguem interesses comuns como: reuniões para melhorar a comunicação, para que os pais possam acompanhar o trabalho da escola e com ele contribuir; encontros para trocas de experiências ou atividades de lazer entre a escola e a comunidade, dentre outros partindo de uma iniciativa compartilhada para ambas as partes. A escola se preocupa também com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, ou com diferentes ritmos de aprendizagem, verificou-se que para eles, são realizadas adaptações curriculares, atendendo nas salas de recursos, com a utilização de material didático e tecnológico, para favorecera apropriação dos saberes e favorecer o relacionamento interpessoal. Como consta na (Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que a educação é direito de todos e lutar por ela deve ser uma obrigação de todos os cidadãos. A educação se assenta sobre fundamentos, princípios e diretrizes que norteiam a sua pratica pedagógica e administrativas no sentido de dar consistência as ações educacionais promovidas pela escola e comunidade, na promoção da formação e aprendizagem dos alunos. Assim a educação escolar, conforme disposto na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) deve estar vinculada as práticas sociais e ao mundo do trabalho, inspira-se nos ideais de concepções pedagógicas, de igualdade de oportunidade para todos terem sucesso e qualidade de ensino.
REGIMENTO ESCOLAR
O regimento escolar é o documento que normatiza o funcionamento pedagógico e administrativo das instituições de ensino, orientando o desenvolvimento do trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar. Ele é a “lei da escola”, pois regula o funcionamento da instituição de ensino.Dessa forma o regimento escolar disciplina toda a organização e funcionamento da escola, definindo-a como instituição educativa. 
Quais aspectos são contemplados em uns regimentos escolares? O regimento escolar deve conter informações sobre estrutura, organização e funcionamento da escola, funcionando com um dos documentos norteadores (assim como o PPP) para que cada um saiba como proceder, em cada situação no dia a dia escolar. Deve ser considerado aspectos legislativos de acordo com sua aplicação no país, estado e município, levando em consideração os princípios voltados pela Secretaria de Estado da Educação, estes constituem a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelos membros da escola. O regimento escolar deve ser pautado em uma gestão de participação efetiva de professores, pais, alunos e comunidade de forma democrática, que resulte em um ensino de qualidade, valor, fortalecimento e autonomia pedagógica. A existência de projetos especiais, abordando como os mesmos devem ocorrer na instituição, dentre outros aspectos. Devem complementar o PPP, já que traz a organização administrativa da escola, enquanto o primeiro, prioriza a organização pedagógica. a participação da comunidade escolar que está presente através dos órgãos colegiados.
Mas o que, de fato, deve conter o regimento escolar?
Como o documento irá guiar a escola em todas as suas esferas, ele deve ser bastante detalhado. E dentre as diversas informações que deve conter estão: 
As referências sobre quem é a escola e como ela funciona (quais são os seus níveis de ensino, em que turnos opera, qual a carga horária dos períodos, quantos serão os dias letivos, etc.);
Os objetivos da instituição; 
Os direitos e deveres da direção, do corpo docente e dos demais funcionários, também dos alunos e de seus responsáveis; bem como as devidas punições para as eventuais infrações;
Especificações sobre o sistema de avaliação da instituição de ensino; 
A existência de projetos especiais, dentre outros aspectos.
ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
Descreva quais são as principais atribuições do diretor da escola. O papel do diretor da escola não se resume a ser um líder do tipo autoritário que age sozinho. Ele estabelece e promove uma gestão participativa e democrática, sendo assim toda comunidade escolar deve ser convocada, alunos, professores, funcionário, pais, responsáveis e familiares. A gestão escolar precisa desenvolver um bom vínculo com todos que fazem parte da instituição, a fim de que uma gestão democrática e participativa seja vivenciada, ele tem a missão de estabelecer bons relacionamentos e envolver todos os grupos que fazem parte desse ambiente. É fundamental saber orientar, ouvir e motivar os colaboradores, quando for a hora de chamar atenção de alguém é necessário muito cuidado, para que entendam e não levem para o lado pessoal. Uma boa ferramenta de comunicação também ajuda no relacionamento. A gestão escolar deve acompanhar, supervisionar e orientar sua equipe colaboradora, o diretor também é responsável por mostrar que as tecnologias não podem ser dissociadas do processo de ensino. O gestor pode liderar ações na escola para que a tecnologia seja agregada as técnicas de ensino. 2. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e professores: O diretor exerce uma importante função no cotidiano escolar. Entre suas obrigações é possível destacar a rotina administrativa e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, a coordenação do corpo docente e até a integração família-escola. Seu papel corresponde ao deum líder, podendo influenciar a todos de forma positiva ou negativa, ele é de extrema importância no dia a dia de uma instituição de ensino. Ele deve desenvolver suas habilidades constantemente, com o objetivo de favorecer a qualidade da educação oferecida pela escola, assim como estimular as equipes que nela trabalham e a integração entre todos, inclusive gestão administrativa existe para assegurar a manutenção do espaço físico e do patrimônio da escola, a administração dos recursos parque a escola esteja organizada em todos os seus setores. Toda atuação da gestão administrativa e suas estratégias devem estar presentes no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Escolar. O diretor é um administrador que tem uma função administrativa e institucional. Através das ações administrativas, dar condições adequadas para o desenvolvimento das ações pedagógicas. São muitas as atribuições da gestão administrativa escolar, algumas delas são a adoção de estratégias gerenciais que favorecem a prevenção de problemas na unidade escolar, e de todo o funcionamento da escola; acompanhamento e cumprimento da legislação, das normas educacionais; busca pelo padrão de qualidade de ensino; proporcionar um ambiente que permite à escola cumprir sua missão, os seus objetivos e as suas metas, fundamentado nos seus valores, dando suporte de supervisão, garantia de funcionamento e de manutenção dos diversos recursos de infraestrutura.2. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes. O diretor deve buscar atender as exigências de todos os setores que envolvem essa prática, desde funcionários, estrutura física da escola até em relação aos pais e alunos. É imprescindível que ele faça a promoção do envolvimento da comunidade escolar, fazendo uso da liderança e dos meios de comunicação disponíveis, com base na cooperação e compromisso, favorecendo a qualidade das relações interpessoais, e mantém o fluxo de informações atualizado e regular entre a direção, os professores, pais e a comunidade pais e responsáveis.
PLANO DE AÇÃO 
Os alunos desta escola estão apresentando o hábito de jogar comida fora, onde foi percebido pela equipe da cozinha, um aumento considerável no volume de lixo alimentício diário, o que transposto para o mensal, se torna urgente propor estratégias para resolver essa problemática. Proposta de solução afim de diminuir o volume de comida desperdiçado, serão efetivadas atividades pedagógicas listadas a seguir: - Aulas direcionadas à importância da alimentação para todas as turmas; - Criação de uma eleição para que os alunos decidam o cardápio da semana, escolhendo-o dentre opções formuladas pela escola, definindo assim o prato diário; - Reformulação do cardápio atendendo os critérios nutricionais. Objetivos do plano de ação. Reduzir o volume de comida desperdiçado; aprender bons hábitos alimentares; fortalecer a autonomia dos alunos através do direito de escolha. Abordagem teórico-metodológica. A abordagem metodológica inclui a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos. Poderão refletir sobre o problema, pensando em como solucioná-lo, e as teorias consultadas para embasamento, envolvem os estudos de Hipócrates onde afirma que: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O trabalho do pedagogo não se limita ao exercer de atividades isoladas, é um trabalho diversificado que exige competência e comprometimento para sua eficiência em sua execução. Durante o estágio em Gestão foi possível acompanhar o dia a dia da coordenação pedagógica e ainda, desenvolver um trabalho de intervenção por meio da elaboração de um plano de ação voltado para o tema: evasão escolar que impedem o desenvolvimento do aluno em si e o trabalho coletivo. Com esta ação foi possível conhecer uma das ações do pedagogo e pensar estratégias que pudessem contribuir para a permanência do aluno na escola. A disciplina de Estagio Supervisionado na Gestão educacional Espaços não escolares proporcionou uma experiência muito valida, foi possível pensar e repensara pratica pedagógica. Foi clara a contribuição que essa experiência trouxe, pois por meio e através dele foi possível identificar novas estratégias para solucionar problemas que talvez imaginasse não encontrar na área profissional. É pelo estagio que se desenvolve uma maneira maiseficaz o raciocínio, a capacidade e o espirito crítico. Além da autonomia para investigação das atividades desenvolvidas no campo de trabalho, sendo uma oportunidade para a escolha da área de atuação do futuro profissional. O trabalho realizado permitiu concluir que o conhecimento das áreas de atuação do pedagogo deve ser apresentado ao aluno durante seu processo de formação por meio a disciplina de estagio voltado para o campo de atuação do mesmo. Este momento serve também para o estudante se identificar com o curso que escolheu antes de se inserir no mercado de trabalho. Trabalhar como tal o pedagogo precisa ter conhecimento da instituição na qual desenvolverá suas atividades bem como um domínio da teoria estudada. Pensar o pedagogo requer desdobrar-se sobre sua formação e identidade, não basta que outras pessoas lhe digam suas funções se não for capaz de compreender seu papel como um todo e não se reconhecer como um tal. 
O propósito deste estudo não foi questionar se o pedagogo deve ou não atuar em outros espaços que não seja o ambiente escolar, pois esta é uma necessidade do mundo globalizado que clama por profissionais capacitados e polivalentes para enfrentar as mudanças com tamanha rapidez. O objetivo foi refletir sobre as possibilidades e desafios do gestor da educação no espaço não escolar.
O ensino e a pesquisa, nessa linha à docência consiste de uma ação educativa que a configura nos processos de ensino e aprendizagem e na construção de conhecimento.
A disciplina de Estágio supervisionado na Gestão em espaços não escolares rproporcionou uma experiência muito válida, nos permitiu pensar e repensar a prática pedagógica. Parece-nos clara a contribuição que essa experiência de estágio nos proporcionou, pois por meio dele o aluno pode identificar novas estratégias para solucionar problemas que talvez não imaginasse que fosse encontrar na área profissional. É pelo estágio que se desenvolve de uma maneira mais eficaz o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da autonomia para investigação das atividades desenvolvidas no campo de trabalho, sendo uma oportunidade para a escolha da área de atuação dos futuros profissionais. 
REFERÊNCIAS 
https://www.Pdfcoffee.com/relatório-de-estagio-gislene-7-periodo-4-pdf-free
https://www.Passeidireto.com/arquivo/80100932/estagio-gestão-adaptado-covid-u-nopar
https://www.Studou.com/pt-br/document/iniversidade-norte-do-parana/estagio-curricular-obrigatorio-iii-gestão-educacional/relatorio-final/8659134
https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar/o-que-e-e-para-que-serve-o-regimento-escolar
https://www.repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/648/Sales_Rosemeri_de.pdf?sequence=1

Mais conteúdos dessa disciplina