Buscar

Prévia do material em texto

Eville Santos Cutalo
Stefany Alves dos Santos
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA
Educação infantil/2021.
 Esta trilha tem por objetivo geral distinguir qual a diferença entre alfabetização e letramento e como tornar esse período mais atraente e interativo. E como objetivos específicos: Apresentar formas lúdicas; despertar a curiosidade; favorecer o engajamento; Aprender como formar as silabas; trabalhar em dupla ou grupo.
Será desenvolvida em duas aulas de 45 minutos.
Para a realização dessa aula é importante que haja uma roda de conversa sobre o alfabeto, onde as crianças poderão ouvir canções propostas pelo professor sobre o alfabeto aprender e cantar juntos.
O professor vai falar sobre a proposta da atividade, identificando qual o nível de conhecimento do aluno sobre o alfabeto, as letras e se reconhece as silabas. 
 Alfabetização; Letramento; Lúdico.
É fundamental que o primeiro contato da criança com a leitura seja com as sílabas simples, que são aquelas sem acentuação e finalizadas com vogais, o famoso e tradicional be-a-ba. Antes da aplicação de atividades com sílabas simples para a educação infantil é importante que as crianças conheçam as letras e saibam identificar cada uma delas. 
O professor deve mostrar na lousa quais sílabas serão trabalhadas, ler em voz alta a atividade proposta e junto com a turma trazer soluções para os exercícios, reforçando a pronuncia das sílabas, a sua escrita e leitura.
Na lousa colocar gravuras de sapo, bola, dado, pato e demais gravuras de sílabas simples que as crianças conheçam, ao lado de cada gravura escrever uma sílaba e auxiliar eles para completarem a que falta, sempre lendo em voz alta e repetindo com eles. Para ficar lúdico sugerir uma canção de uma das palavras da atividade. Exemplo: musica do sapo.
Na fase inicial do aprendizado o ideal é que o professor procure atividades criativas e que chame a atenção do aluno, é necessário que a criança fique interessada na atividade e sinta interesse em fazê-la, assim que ela adquire conhecimento. O alfabeto pontilhado para treinar o contorno das letras é uma atividade que certamente chama a atenção da criança, porque elas adoram colorir. 
O professor deve escolher a letra que irá trabalhar, e preparar uma atividade contendo três exemplos com a letra escolhida.
exemplo: A atividade deve conter um enunciado pedindo para cobrir a letra “C`` e ao lado da letra exemplos de objetos começados com a letra, como: casa, caneta, coco etc.
Ao final o professor poderá da outros exemplos e ler as silabas das palavras para as crianças. 
Quadro branco;
Atividade impressa pontilhada;
Piloto e lápis para colorir.
Será realizada uma avaliação de modo que será possível identificar as dificuldades e os acertos de cada aluno, onde vão ser avaliados individualmente. Através de conversas com as crianças será apontada o que cada um precisa para se desenvolver. É importante registrar o perfil do aluno ao longo do processo de aprendizagem.
A Lei das Diretrizes e Bases da Educação referente a educação infantil, seção 11, artigo 31, estabelece que:
“...a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental’’ 
FREDDI, Nadine. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ORGANIZANDO O TRABALHO PEDAGÓGICO.
BASSEDAS, Eulália et al. Aprender e ensinar na Educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MOLLICA, Maria Cecília. Letramento e inclusão social. São Paulo; Contexto, 2007.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.

Mais conteúdos dessa disciplina