Buscar

Prévia do material em texto

SENAC EAD
SABRINA MONIQUE DE BRITO
Auxiliar a implantação e implementação dos programas de saúde e segurança do trabalho
ATIVIDADE II
São Paulo
2020
 Atividade 2
1. Quais são as variáveis necessárias para dimensionar o SESMT e quais são as atribuições dos profissionais que o compõem no âmbito da saúde e da segurança do trabalho?
OSESMT é composto por profissionais de nível técnico e superior, especializados em saúde e segurança do trabalho, exercendo as funções de Técnico de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro e Engenheiro de Segurança do trabalho.
O dimensionamento do SESMT é importante para identificar possíveis problemas com os funcionários e aplicar soluções práticas e rápidas para evitar problemas maiores. Além disso, a lei trabalhista é específica sobre a presença de técnicos de medicina no trabalho dentro das empresas e, para o empresário que desrespeitar o número mínimo de técnicos do SESMT, haverá multas pesadas.
A NR 4, dentro da CLT indica como deve ser feito o dimensionamento do SESMT dentro de cada empresa.
Primeiro é necessário identificar o ramo de atuação da empresa e para isso, é preciso acessar o quadro de ramo de atuação e verificar o grau de risco de com o tipo de atividade comercial da empresa. É com base no grau de risco e no número de funcionários que a empresa possui que será determinado o número de técnicos do SESMT que deverão atuar dentro da empresa.
Assim é preciso consultador o quadro que consta no anexo I da NR 4, que cruzara os riscos das empresas com a quantidade de funcionários que a empresa possui.
2. Como é determinada a quantidade de componentes da CIPA e quais são as atribuições do presidente da comissão?
Conforme estabelece a NR-5 o número de componentes, titulares e suplentes, que irão compor a CIPA está previsto no quadro do anexo I, desta mesma norma. Para poder determinar o dimensionamento devemos seguir os seguintes passos:
Conferir a quantidade de funcionários;
Saber qual o ramo de atuação, essa informação pode ser encontrada pelo CNAE;
Analisar as informações com o quadro I, II e III da NR-5;
No quadro III será especificado em qual grupo o CNAE pertence. 
Sabendo a que grupo pertence, deve ser consultado o quadro I para descobrir o dimensionamento lembrando que você deve cruzar as informações de número de funcionários e grupo a qual sua empresa pertence. 
Conforme a NR-5, a CIPA deve ser composta pelo mesmo número de representantes para o empregador e empregado, portanto com a soma de efetivos e suplentes, por exemplo se forem 10, a CIPA será composta por 10*2 = 20 membros, sendo 10 por parte dos empregados e o restante pelo empregador.
Cabe ao presidente da CIPA coordenar todas as atribuições; convocar membros para as reuniões da CIPA; coordenar reuniões; manter os empregados informados das decisões da comissão; coordenar e supervisionar as atividades da secretaria; garantir que a CIPA desponha de condições necessárias para o desenvolvimento de seus trabalhadores.
3. Quais são os procedimentos que envolvem o processo de renovação e reavaliação do PPRA e como eles funcionam?
Conforme o que estabelece a NR9, o PPRA deverá ser reavaliado e renovado sempre quando houver um novo risco de alguma atividade ou operação que não esteja contemplado no PPRA, este deve ser atualizado instantaneamente para que as medidas de segurança já comecem a ser tomadas, visando resguardar a empresa e o próprio empregado. Caso não ocorra nenhuma mudança, a renovação do PPRA devera ser realizada pelo menos uma vez por ano. 
Essa reavaliação tem como finalidade:
Avaliar o desenvolvimento do programa, o profissional do SESMT, deverá fazer uma leitura detalhada do documento principal do PPRA, analisar o cronograma de ação, pois é nele que são definidas as ações de monitoramento, controle e estabelece as prioridades de todos os riscos já avaliados dos riscos ambientais. Assim, pode monitorar se o controle e estabelecimentos de metas e prioridades, foram cumpridas.
Realizar ajustes necessários, se o profissional que analisar o PPRA encontrar alguma não conformidade ou verificar que alguma atividade programada não foi realizada, deverá ser tomada medidas para que essas pendencias sejam sanadas e efetuar a correção das falhas, assim estabelecer novos planos e metas.
Estabelecer novas metas e prioridades, de acordo com as observações realizadas na analise documento principal. Caso algum risco não tenha sido verificado ou ocorrer qualquer descumprimento de alguma das obrigações estabelecidas no cronograma de ação, o profissional capacitado, deverá elaborar um novo documento com as devidas ações a serem tomadas.

Mais conteúdos dessa disciplina